O Sentido Empresarial do Desenvolvimento Sustentável.

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Transcrição da apresentação:

O Sentido Empresarial do Desenvolvimento Sustentável

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 2 O Exemplo Empresarial para Desenvolvimento Sustentável Expectativas das Partes Interessadas 1 2 Como as Empresas estão Respondendo?3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 3 “Para atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atenderes às próprias necessidades” Definição da Comissão Bruntland Cada vez mais, as empresas acreditam que o Desenvolvimento Sustentável oferece maiores oportunidades de negócios. O Crescimento Sustentável (CS) representa o conjunto menos apreciado e potencialmente mais significativo de oportunidades empresariais maiores voltadas para a indústria nas próximas décadas. + Crescimento econômico Qualidade Ambiental Responsabili- dade Social + A Base Tríplice O Exemplo Empresarial para DS 1

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 4 “Crescimento Sustentável” Revolução Industrial Nós estamos à beira de uma transformação maior. Tempo Revolução Agrícola “Qualidade de Vida” 1 O Exemplo Empresarial para DS 2001 Transformações

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 5 A Shell chama a isto de “A Transição Confusa.” 1 O Exemplo Empresarial para DS Fonte; “The Shell Report”, 1999

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 6 Nós vemos uma mudança radical na forma através da qual os executivos vêem as questões ambientais e sociais emergentes. Criação de Valor Inovação de Incentivos Licenças de Crescimento Vantagens Competitivas Insert Picture Custos Conformidade Licenças de Operação Prevenção de Riscos O Exemplo Empresarial para DS

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 7 O Exemplo Empresarial para Desenvolvimento Sustentável Expectativas das Partes Interessadas 1 2 Como as Empresas estão Respondendo?3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 8 Os presidentes reconhecem o meio ambiente como um condutos estratégico chave e a sustentabildade como uma questão estratégica chave. O número de participantes no CEMDS cresce em 60% Meio Ambiente = Questão empresarial #1!! (Fórum Econômico Mundial, Fev. 2000) 50 corporações assinaram o “Global Compact” da ONU Expectativas das Partes Interessadas Participação no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável Participações no CEMDS % 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 9 “Nenhuma empresa pode ser realmente bem sucedida a menos que seja sustentável... A verdadeira sustentabilidade está para ser simultânea à lucratividade, respondendo à realidade e às preocupações do mundo no qual você opera.” John Browne, Executivo Chefe de Grupo, British Petroleum “Nenhuma empresa pode ser realmente bem sucedida a menos que seja sustentável... A verdadeira sustentabilidade está para ser simultânea à lucratividade, respondendo à realidade e às preocupações do mundo no qual você opera.” John Browne, Executivo Chefe de Grupo, British Petroleum Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 10 “Durante toda a minha vida, a população mundial dobrou. É por esta razão que eu acredito que a sustentabilidade deva ser lavada a sério. Devemos fazer o que pudermos os padrões múltiplos e simultaneamente crescentes para a pobreza mundial. Se fizermos isso corretamente, nossos negócios irão crescer também.” Chad Holliday, Presidente & CEO, DuPont “Durante toda a minha vida, a população mundial dobrou. É por esta razão que eu acredito que a sustentabilidade deva ser lavada a sério. Devemos fazer o que pudermos os padrões múltiplos e simultaneamente crescentes para a pobreza mundial. Se fizermos isso corretamente, nossos negócios irão crescer também.” Chad Holliday, Presidente & CEO, DuPont Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 11 Parcerias ambientais entre Corporações e Organizações Não Governamentais (ONGs) têm se tornado uma tendência prevalecente. Pew Center para as Mudanças Climáticas Globais: as participações cresceram em mais de 200% Participantes WRI com empreendimentos para catalisar a força verde Sete empresas participantes maiores com Defesas Ambientais para reduzir emissões de gases do efeito estufa Fonte: Pew Center for Global Climate Change Participação no Conselho de Liderança Empresarial do Pew Center para as Mudanças Climáticas Globais Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 12 Ser uma grande empresa a trabalhar tornou-se uma aspecto competitivo. Ford - Computadores em casa para todos os funcionários IKEA - Todos os funcionários dividem os lucros brutos Sears - A postura dos funcionários direciona a satisfação dos clientes e rendimentos Microsoft - Empregos temporários limitados a 12 meses contínuos “Empresas... Ouçam os funcionários, ajustem-se às programações familiares,… e tenham programas mantenham programas de benefício anteriormente reservados para a elite de gerenciamento.” “Empresas... Ouçam os funcionários, ajustem-se às programações familiares,… e tenham programas mantenham programas de benefício anteriormente reservados para a elite de gerenciamento.” Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 13 Os direitos humanos (diversidade nos EUA; direitos dos trabalhadores nos países em desenvolvimento) tornaram-se uma questão maior. A Nike lança a Transparency 101 em resposta a protestos sobre direitos humanos A Coca-Cola destina 1 bilhão de dólares ao aumento de negócios com vendedores minoritários Protestos estudantis- A mais alta percentagem de estudantes desde os anos 60 Empresas cervejeiras levam marketing minoritários a consumidores principais Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 14 A mídia encontra-se repleta de estórias relativas a questões de responsabilidade social. Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 15 A mídia encontra-se repleta de estórias relativas a questões ambientais. Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 16 Fonte: Innovest *A plataforma EcoValue '21™ busca explorar a mitigação de riscos e oportunidades de investimento em desempenho inerentes nos diferenciais substanciais mas não reconhecidos da “eco-eficiência” de corporações industriais de porte. As estatísticas da Indústria Petrolífera compreendem 13 S&P 500 empresas classificadas como Domésticas, Internacionais (Petróleo) e Refino & Marketing de Petróleo e Gás O interesse da comunidade financeira têm aumentado em função das recentes evidências quanto à ligação entre o desenvolvimento sustentável e o desempenho acionário Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt O desafio com que nos deparamos é simples e inevitável; nós estamos em curso de colisão. Declínio nos Sistemas Vivos Pressão Social Planejamento “Normal” de negócios ?? Ar: Mudanças Climáticas Água: Escassez de Água Doce Água: Sobre-pesca Terra: Desmatamento Terra: Agricultura e Suprimento de Alimentos Nota: Este conceito é adaptado de The Natural Step Expectativas das Partes Interessadas 2 Crescimento Populacional Demandas por Sistemas Vivos

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 18 O crescimento populacional se acelera; a Hewlett Packard responde. Crescimento Populacional Iniciativa de E-Inclusão Mundial: Venda de produtos para os pobres Enfoque no acesso a : – Atendimento médico – Educação – Oportunidades de rendas Metas do 1° ano: Conseguir 1 milhão de participantes; meta de 1 bilhão de USD em rendas 2 Expectativas das Partes Interessadas Fonte: World Resources Institute

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 19 Conscientizando-se dos aumentos globais de CO2, alguns empreendimentos vêem oportunidades. De Shell: Expectativas das Partes Interessadas Hoje Projeção Últimos anos Temperatura 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 20 Fonte: World Resources Institute As temperaturas superficiais têm aumentado no último século. Expectativas das Partes Interessadas Prius Eficiência de combustível: -52 mpg na cidade -45 mpg em rodovias -48 mpg combinados Últimos 100 anos Alterações Climáticas Temperatura Hoje 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 21 Cada vez mais, ficamos vulneráveis à escassez de água. Expectativas das Partes Interessadas Escassez de Água Doce /1/921/1/931/1/941/1/951/1/961/1/971/1/981/1/991/1/00 Valor de $100 Investidos Média de materiais básicos por atacado Premium Mercado global de água de $400 bilhões de dólares Prover cada cidadão do mundo com um suprimento eficiente e sustentável de água Impulsionar capacitações no gerenciamento de bens Fonte: World Resources Institute 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 22 Alguns estoques de peixes têm caído vertiginosamente em função da pesca irrefreada; a Unilever responde. 2 Expectativas das Partes Interessadas Pesca descontrolada Parcerias para estabelecer um Conselho de Administração Marítima Auxiliou a desenvolver padrões para pesca bem-gerenciada Metas de compra de peixes e produtos pesqueiros apenas de fontes sustentáveis por volta de 2005 Fonte: World Resources Institute

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 23 Muitas das florestas terrestres têm sido desmatadas ou degradadas; oportunidade de negócios? 2 Desmatamento e Biodiversidade Fim da venda de madeira de “florestas originais do mundo" Plano para identificar florestas “ameaçadas” Preferência por produtos florestais ambientalmente idôneos Fonte: World Resources Institute Expectativas das Partes Interessadas

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 24 A população mundial se eleva; as terras agriculturáveis são fixas; a qualidade da terra está declinando: oportunidade de negócios? Terras Agriculturáveis & Suprimento de Alimentos Expectativas das Partes Interessadas Visão arrojada Vende informações e não materiais Maior transformação da empresa sobre ciências da vida e alimentos geneticamente modificados Execução fatalmente imperfeita Fonte: World Resources Institute 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 25 Estas tendências se unem a uma aceleração global quanto a transparência, responsabilidade e comunicações. Acredite-me Diga-me Mostre-me Expectativas das Partes Interessadas 2

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 26 O Exemplo Empresarial para Desenvolvimento Sustentável Expectativas das Partes Interessadas 1 2 Como as Empresas estão Respondendo?3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 27 F Enfoque em conformidade F Sem menção ao DS Incrédulos F Programas ambientais potentes F Além da conformidade F Empregam o termo DS, mas com poucas mudanças reais Blefadores F DS será um aspecto chave F Fazem pequenos investimentos F “Agregam” DS a Iniciativas em Andamento Agregados F DS é uma meta corporativa clara F Vêem o DS como um diferenciador F Fazem investimentos de porte Produtores F Vêem o DS como uma fonte significativa de oportunidades empresariais F Nós nos tornaremos uma corporação sustentável transformadores De modo geral, as empresas estão respondendo ao desafio da sustentabilidade de cinco formas… com relativamente poucos líderes arrojados. Como as Empresas Estão Respondendo? 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 28 Um número crescente de indústrias líderes estão levando a sustentabilidade à sério. Agregam DS (Maioria das Indústrias Líderes em EHS) 3 Produzem DS (Maioria das Indústrias Líderes DS) 4 Transformam - - Introduzem DS (Líderes arrojados em DS)) 5 Como as Empresas Estão Respondendo? 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 29 IncrédulosBlefadores Agregados Produtores Transformadores As empresas líderes em DS estão gerenciando ativamente a tensão entre a visão de CEO e a realidade presente “nas trincheiras.” CMD**CMD** PresidentePresidente GerentesGerentes TécnicosTécnicos OperadorOperador Exemplo Shell 1996 * Ex. Co. = Comitê Executivo ** CMD = Comitê de Diretores Gerenciais F Enfoque em conformidade F Sem menção ao DS F Programas ambientais potentes F Além da conformidade F DS será um aspecto chave F Fazem pequenos investimentos F DS é uma meta corporativa clara F Vêem o DS como um diferenciador F Fazem investimentos de porte F Nós nos tornaremos uma corporação sustentável Como as Empresas Estão Respondendo? 3 Apenas Ilustrativo

30 CAM GSH/MAI May 2001.pptt 30 Alavancar Custos Alavancar Custos + Reduzir Riscos Criar Opções Desenvolver a Preferência do Cliente Desenvolver a Preferência do Cliente + + Licença para Crescer Vantagens Competitivas Reputação As Empresas vêem valor em procurar por sustentabilidade. Como as Empresas estão Respondendo? 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 31 Reduzir Custos Exemplos Como as Empresas estão Respondendo? 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 32 A Dow reduziu custos através da formação de uma parceria inovativa com o National Resources Defense Council. Dow/NRDC Trabalharam lado a lado Propuseram novos métodos de produção Reduziram os resíduos em 37%, anualmente Reduziram as emissões em cerca de 43% anualmente Economizaram 5,4 milhões de USD a cada ano Como as Empresas estão Respondendo? 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 33 Reduzir Riscos Valor Acionário Adicionado AltoBaixo Boa Má Sustentabilidade Exemplos Como as Empresas estão Respondendo? 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 34 Criar Opções Exemplos Como as Empresas estão Respondendo? 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 35 Ganhar a Preferência dos Consumidores Corporações BP “além do petróleo” Produtos Ford - aumentará a eficiência de Utilitários Esportes (SUV) para 25% em M interrompeu a fabricação de produtos Scotchguard products - Re: Meio Ambiente Starbucks Coffee apresenta o Shade Green Coffee Produtos Corporações Além do Petróleo SUV  Verde Produtos Banidos Café “Verde” Como as Empresas estão Respondendo 3

CAM GSH/MAI May 2001.pptt 36 A Petrobras precisa decidir como as tendências e direcionadores relativos à sustentabildade afetam seus negócios. Tempo Magnitude do Impacto Mais recente “Questão” do Mês 1 Mais do Mesmo 2 Necessidade de uma Transformação Radical 3 Decision 2001 !!! Conclusões 1 Decisão 2001!