RECOMPENSAR PESSOAS: -Constituem-se nos elementos fundamentais para o incentivo (e a conseqüente motivação) dos funcionários de uma organização. -Atendem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Remuneração O Salário: Pagamento de um trabalho
Advertisements

Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Cargos & Salários Profª.: Maria Regina
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Motivando empregados e projetando cargos
Cargos e salários (C&S)
Cargos e salários (C&S)
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários
“Administração de Recursos Humanos II”
Profª Patrícia Krauss Serrano Paris
Benefícios São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações.
O mais importante é a remuneração
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
Empresa Privada – Grandes empresas
Professor : Fábio Pizzato
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Aspectos Trabalhistas nos Programas de Stock Option
Prof.Rudy de Barros Ahrens
PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS
Remuneração O Salário: Pagamento de um trabalho
A escolha do plano de benefícios
POLÍTICA SALARIAL.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
O SUBSISTEMA DE MANUTENÇÃO
Administração Geral - Aula 04
O sistema de administração de recursos humanos
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Gestão de pessoas - profª Janete Capel
Ênfase em Indicadores Março / 2009
REMUNERAÇÃO É o processo que envolve todas as formas de pagamentos ou recompensas dadas aos funcionários decorrentes do seu emprego. Inclui três componentes:
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Administração de Recursos Humanos II
Capítulo 11 Benefícios e Serviços Conceito de Benefícios Sociais.
O mais importante é a remuneração
PLANOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Administração De Salários.
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
REMUNERAÇÃO.
Tipos de desligamentos.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
DIREITO DO TRABALHO aula 8
Cargos e Salários Material para avaliação
MICRO CERVEJARIA HAND BEER LTDA
PLANO DE REMUNERAÇÃO.
BENEFíCIOS SOCIAIS Prof. Anelise Resende
Administração de Recursos Humanos II 6ª. Série Prof. Márcio Zaratin
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E RELAÇÕES TRABALHISTAS
GESTÃO DE REMUNERAÇÕES
CURSO SEQUENCIAL DE GESTÃO DE PESSOAS AULA DIA 04/02/2012
Administração de Recursos Humanos
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 05_2012
Dos Conceitos às Aplicações
GESTÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
Gestão de Pessoas II Unidade V _ Remuneração e Avaliação de Desempenho
REMUNERAÇÃO.
Sistemas de Planejamento de Produção
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
62º FONAC Salvador - BA. Situação Passada Descontrole Situação Passada Descontrole Falta de diálogo Descumprimento de acordos Greves constantes Resultados.
Prof Fabio Uchôas de Lima Gestão do Fator Humano MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS.
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
Transcrição da apresentação:

RECOMPENSAR PESSOAS: -Constituem-se nos elementos fundamentais para o incentivo (e a conseqüente motivação) dos funcionários de uma organização. -Atendem aos objetivos pessoais dos funcion. -Recompensa significa: retribuição, prêmio, ou reconhecimento dos serviços de alguém ou pelo seu desempenho. -As recompensas são variáveis de organização para outra. Algumas usam tipos fixos, genéricos, tradicionais, padronizados e ultrapassados. Outras mais modernas usam processos mais flexíveis, avançados e sofisticados.

Na abordagem tradicional: -Predomina o homem econômico.(motivados apenas pelo incentivo financeiro e material) -A remuneração obedece a padrões rígidos e imutáveis, numa política de generalização que se aplica a todos os funcionários e sem levar em conta o desempenho individual. -A remuneração é baseada no tempo de trabalho e não no desempenho, com ênfase no passado e em valores fixos e estáticos.

Na abordagem Moderna: - Predomina o modelo do homem complexo: as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos, tais como salários, objetivos, desafios e metas a atingir, satisfação o cargo e na organização, necessidade de auto-realização, elogios, etc.. -A remuneração obedece a critérios flexíveis e personalizados, numa política de adequação às diferenças individuais e dos desempenhos das pessoas, de forma variável e flexível. -É baseada nas metas e resultados alcançados pelas pessoas, com ênfase na expectativa do futuro.

RESUMO DAS ABORDAGENS Abordagem tradicional Abordagem Moderna Homem econômico Homem complexo Esquemas rígidos Flexíveis Padronizados Individualizados Generalizados Adequados Baseado no tempo Baseado nas metas Ênfase no passado Ênfase no futuro Valores fixos e estáveis Valores variáveis e flexíveis

RECOMPENSAS FINANCEIRAS E NÃO-FINANCEIRAS: - Financeiras: tudo que for referente a valores (salários, bônus, prêmios, gratificações, indenizações, comissões). - Salário pode ser direto e indireto. -Salário direto = contraprestação do serviço prestado no cargo ocupado, num tempo determinado. -Salário indireto = decorrente de: 1- cláusulas da convenção coletiva : (férias, gorjetas, gratificações, adicionais (noturnos, tempo de serviço, insalubridade, periculosidade, etc), horas extras, etc

2- benefícios sociais : (alimentação, transporte, seguro de vida em grupo, plano de saúde, etc) Salário Indireto + salário direto = Remuneração (espécie) (espécie) (gênero) Salário Nominal = volume de dinheiro fixado para o cargo ocupado. Salário Real = quantidade de bens que o salário nominal pode adquirir com o volume de dinheiro. (poder aquisitivo)

Numa economia inflacionária, se o salário nominal não for corrigido periodicamente, sofre perda de poder aquisitivo (compra menos bens). A mera reposição do valor real do salário, não significa aumento salarial. Apenas repõe o poder aquisitivo anterior. Reajustamento de salário = recomposição simples do salário real anterior. Aumento do salário = aumento do poder aquisitivo em relação ao salário real anterior.

Salário possui os seguintes aspectos: - É o pagamento do trabalho. - Constitui medida de valor de um indivíduo na organização. - Coloca a pessoa em uma hierarquia de status dentro da organização. Existem três tipos de salários: 1- Salário por unidade de tempo: pago de acordo com o tempo em que a pessoa fica disponível (por hora, semana, quinzena ou mês). 2- Salário por resultado : por quantidade de peças ou obras produzidas (comissões, por percentagens, por produtividade, etc)

3- Salário por tarefa: fusão dos dois tipos anteriores (pessoa sujeita a jornada de trabalho e também recebe pelos resultados do trabalho)

Composição dos salários: -Os salários dependem de fatores internos (da organização) e fatores externos (ambientais), atuando de forma inter-relacionada, porém, exercendo efeitos de forma diferenciada. Fatores internos: -tipos dos cargos, -política de RH, -política salarial, -desempenho e capacidade financeira da organização, -competitividade da organização.

Fatores externos: - situação do mercado de trabalho; -conjuntura econômica (inflação,recessão, custo de vida, etc) -sindicatos e negociações coletivas -legislação trabalhista -situação de mercado de clientes, -concorrência no mercado

Objetivos da administração dos salários: -Atrair e reter talentos na organização. -motivação e comprometimento do pessoal. -Aumento da produtividade e qualidade do trabalho. -Controle de custos do trabalho. - tratamento justo e eqüitativo das pessoas. -Cumprimento da legislação trabalhista e geral.

Avaliação e classificação dos cargos: -ambas visam assegurar o equilíbrio interno dos salários. -fazem a comparação dos cargos e a devida valoração dos salários. -estabelecem uma hierarquia dos cargos em níveis dos salários. - A Avaliação dos cargos busca fixar o valor relativo de cada cargo dentro da organização. -A Classificação dos cargos arruma os salários em uma estrutura coesa e integrada, com faixas salariais em ordem gradativa de valores.

OUTRAS RECOMPENSAS E PUNIÇÕES: - As organizações dispõem de sistemas de recompensas(incentivos e estímulos) para reforçar comportamentos desejados e punições (castigos e penalidades) para coibir certos tipos indesejáveis de comportamento. - recompensas não são apenas salários. - podem ser as recompensas menos visíveis (garantia do emprego, promoções laterais e verticais, desenvolvimento pessoal, reconhecimento pelo desenvolvimento, etc) -punições são medidas disciplinares diversas para orientar o comportamento das pessoas.

-visam evitar repetições(advertências verbais ou escritas) ou em casos mais graves castigar a reincidência (suspensão do trabalho e desconto) e em casos extremos afastar o autor da falta do convívio com os demais (desligamento da org.) - As recompensas produzem os seguintes efeitos: - Aumentam a consciência e a responsabilidade das pessoas. -ampliam a interdependência do indivíduo para com a equipe e para toda a organização. -ajudam a enfatizar a constante criação de valor dentro da organização.

MOTIVAÇÃO POSITIVA OU NEGATIVA: -Infelizmente as organizações usam mais punições que recompensas visando melhorar o desempenho das pessoas. -Usam mais as ações negativas (punir) que as positivas (incentivar) para obter motivação. - Para pior mais ainda, usam mais a ação corretiva (tentar corrigir posteriormente) do que a ação preventiva ( evitar antecipadamente os erros).

BENEFÍCIOS SOCIAIS: - São regalias e vantagens adicionais concedidos pelas organizações, a título de pagamento adicional aos salários. - fazem parte da remuneração. - Ex: assistência médico-hospitalar, seguro de vida, alimentação e transporte subsidiados, pagamento de tempo não trabalhado, plano de pensão e aposentadoria, etc. - atualmente os funcionários nos níveis de alta cúpula de organizações chegam a receber, veículos, casa, escola para filhos, clube para a família, passagens e estadias em férias, cartões corporativos.

-Os benefícios concedidos além do aspecto financeiro, servem também para livrar os funcionários de uma série de transtornos e perda de tempo, aproveitando melhor o seu tempo a serviço da própria organização.

Objetivos dos benefícios: - Obj. individuais= atendem às necessidades individuais dos funcionários e da sua família. visam despreocupar os funcionários e usar bem o seu tempo no trabalho. -Obj. econômicos = visam funcionar como atração e retenção dos funcionários (reduzir fadiga mental, reduzir rotatividade e absenteísmo,etc) -Obj. sociais = visam preencher lacunas da previdência social oficial, do sistema educacional e demais serviços públicos prestados.

Os benefícios visam ajudar os funcionários nas seguintes áreas da sua vida: - No cargo: Envolvendo gratificações, prêmios, seguro , etc. -Fora do cargo, mas dentro da organização: Refeitório, cantina, lazer, transporte, etc.. -Fora da organização, na comunidade: recreação, atividades esportivas e comunitárias, etc... Enquanto o salário está relacionado com o cargo, os benefícios são relacionados com o fato da pessoa ser funcionário da organização.