As diversas aplicações das TIC’s no ensino à distância Bruna Mayer de Albuquerque LTC – Nutes/UFRJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Pontifícia Universidade Católica
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Contexto de Educação a Distância
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Introdução ao Serviço Social
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

As diversas aplicações das TIC’s no ensino à distância Bruna Mayer de Albuquerque LTC – Nutes/UFRJ

Justificativa Na busca por um assunto adequado para este trabalho, me deparei com diversos artigos que tratavam o ensino a distância voltado para o curso superior ou mesmo para a formação de professores, comecei a me questionar como as TIC’s poderiam contribuir para uma educação completa e fui em busca das diferentes formas de utilização delas como instrumento de ensino. Pude observar que existe não somente o campo da graduação, pós graduação e formação de professores, mas um ambiente amplo que se apresenta, cada um, com suas especificações e seus desafios.

Introdução O ensino a distância, apoiado nas TIC’s, representam um material complexo capaz de exercer funções distintas em diferentes áreas de ensino, podendo não somente ser instrumento de interação, assim como instrumento de formação básica, técnica, de graduação, de especialização, de auxilio na reorganização de competências e habilidades dos educadores, na formação de profissionais, na interação multidisciplinar, além de contribuir para transformar as relações entre seus usuários. Neste trabalho visualizaremos 5 formas de atuação das TIC’s no ensino/aprendizagem, em diferentes níveis da educação. Educadores e profissionais envolvidos nesta criação confirmam a influencia positiva das TIC’s sobre o modo de comunicar, trabalhar e aprender, durante o processo educativo. (Freitas)

TIC’s no ensino básico de Jovens e Adultos - Objetivo: Proporcionar aos jovens, acima de 15 anos, uma educação básica, esteja ele no meio rural ou urbano. - Metodologia: Aulas ministradas através de plataforma virtual, CD, aulas televisionadas e apostilas. - Desafios: Dificuldade na utilização de computadores e internet. - Conclusão: Verifica-se que a utilização da TIC tem um impacto significativo sobre o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos, fortalecendo suas habilidades de vida e trabalhando para incentivar a sua integração na sociedade do conhecimento

TIC’s como auxílio para o ensino técnico  Objetivo: Formação de profissionais em nível técnico a fim de atingir principalmente cidades onde existe deficiência dos mesmos.  Metodologia: Ambientes virtuais de aprendizagem.  Desafios: Necessidade de um modêlo didático presencial para as atividades práticas e estágio supervisionado.  Conclusão:Podendo também transpor a barreira educacional técnica, suprindo necessidades de cidades do interior, a EaD interativa possibilita a formação de sujeitos críticos, reflexivos das práticas, autônomos na busca do conhecimento, solidários, comunicativos, participativos, éticos e cidadãos. Pode também potencializar o consenso de idéias e ações no campo de atuação, modificando gradativamente o contexto, reorganizando o trabalho e quem sabe transformando as práticas profissionais.

TIC’s na formação de docentes  Objetivo: Preparação de docentes do curso de pós graduação.  Metodologia: Aplicativos usados para pesquisa, educação e prática profissional, tendo como trabalho final a elaboração de uma aula virtual.  Desafios: Trabalhar com profissionais de diferentes áreas.  Conclusão: As TIC’s contribuem para a elaboração de métodos de ensino mais dinâmicos incentivando a aprendizagem

TIC’s na prática Integral em saúde  Objetivo: Visa promover a interação para a construção de uma prática e aprendizado integral da saúde.  Metodologia: Análise de casos clínicos por uma equipe multidisciplinar, através de fóruns de discussão on line.  Desafios: Alguns profissionais se mantiveram expondo opiniões e não promovendo discussões (monólogos).  Conclusão: Um profissional isolado não poderia proporcionar a riqueza dos assuntos tratados no ambiente, pois a interação entre diversas áreas traz à tona conceitos diferenciados.

TIC’s no intercâmbio de informações e experiências  Objetivos: tem como função a troca de conhecimentos e experiências em uma determinada área, estimulando a interação entre atores relevantes dos principais programas; criando espaço de discussão sobre mecanismos para gestão de qualidade dos programas, promovendo questionamentos e reflexões criticas sobre suas atividades e troca de experiências, de modo a contribuir para enriquecer e aprimorar as parcerias em uma determinada área de atuação.  Metodologia: Fóruns entre profissionais de pós graduação espalhados por todo o mundo, sem preocupação com hierarquia ou coações.  Desafios: Unir profissionais do mundo inteiro.  Conclusões: O instrumento virtual on line possibilita a utilização por componentes e estudiosos espalhados por todo mundo, mantendo a interação entre diversos países, permitindo a troca de informações e agregando para cada um dos profissionais novas visões sobre o mesmo assunto.

No mundo da educação on-line professores e estudantes vêm sendo desafiados por novos papéis, funções e tarefas que exigem não só relativa instrumentação tecnológica, mas também, e principalmente, disposição para, “usando a tecnologia disponível, criar novos ambientes educacionais” (Berger & Collins, 1995) A utilização das TIC’s na esfera educativa vem, insistentemente, tanto nos convidar a refletir sobre nossas práticas quanto abrir portas para uma renovação pedagógica, mostrando a cada dia que sua utilização abrange diferentes formas e deixando aberta novas possibilidades de ensino/aprendizagem.

Bibliografia  Romero Pavía, Edit; Domínguez Castillo, J. Gabriel; Guillermo y Guillermo, Cecilia. El uso de las Tic's en la educación básica de jóvenes y adultos de comunidades rurales y urbanas del sureste de México. RED. Revista de Educación a Distancia, vol. X, núm. 22, mayo, 2010, pp Universidad de Murcia –España  Nunes, Tatiana; Franco, Sergio; Silva, Vinícius. Como a Educação a Distância pode Contribuir para uma Prática Integral na Saúde?. Artigo baseado na dissertação de mestrado da primeira autora sob o título Educação a distância como promotora de aprendizagem cooperativa na direção da construção de uma prática integral em Saúde. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 34(4): ,  Abensur, Silvia; Tamosauskas, Marcia. Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação Docente em Saúde: Relato de Experiência. Revista Brasileira de Educação Médica 35(1): –  Placido dos Santos, G.C.N. Ensino à distancia para educação profissional técnica de nível médio: uma alternativa para formação de novos sujeitos do SUS? / Geisa Cristina Placido dos Santos – Salvador: ISC/UFBA,  Monteiro, Dilva; Brant Ribeiro, Victoria; Struchiner, Miriam. As tecnologias da Informação e da Comunicação nas Práticas Educativas: Espaços de Interação? Estudo de um Fórum Virtual. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p , set./dez