AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.

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Transcrição da apresentação:

AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO DE LONDRINA

Em cumprimento ao § 4º do art. 9º da LC 101/2000, o Município de Londrina por meio de seu Controlador Geral do Município, procede a Audiência Pública referente ao 1º Quadrimestre de 2010 às 08:00h do dia 27/05/10 na Câmara Municipal de Londrina, apresentando os demonstrativos a seguir que demonstraram o preconizado no artigo citado. PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2010

BASE LEGAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEI COMPLEMENTAR Nº 101/00 (LRF) PORTARIA STN Nº 462/09 LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO LEI MUNICIPAL Nº /09 (PPA) LEI MUNICIPAL Nº /09 (LDO) LEI MUNICIPAL Nº /09 (LOA) AUDIÊNCIA PÚBLICA CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2010

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 1º QUADRIMESTRE 2010

RECEITAS

PRINCIPAIS RECEITAS PRÓPRIAS

TRANSFERIDAS

DESPESAS CORRENTES E DE CAPITAL

DESPESAS POR FUNÇÕES

DESPESAS POR FUNÇÕES DESPESAS POR FUNÇÕES

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA RESULTADO CONSOLIDADO

QUADRO COMPARATIVO 1º QUADRIMESTRE RECEITAS

QUADRO COMPARATIVO 1º QUADRIMESTRE DESPESAS

QUADRO COMPARATIVO DOS QUADRIMESTRES RESULTADO

PRINCIPAIS RECEITAS PRÓPRIAS COMPARATIVO 2009 x 2010

EFETIVIDADE NA COBRANÇA DE TRIBUTOS EM ATRASO

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA - LC nº 101/2000 Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como: IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9o do art. 201 da Constituição.

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA § 1o Serão computados no cálculo da receita corrente líquida os valores pagos e recebidos em decorrência da Lei Complementar no 87, de 13 de setembro de 1996, e do fundo previsto pelo art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA PERÍODO 05/2009 A 04/2010

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA Outras Exclusões Total ,46 Repasses do SUS Repasses de Convênios, Fundo a Fundo, Remuneração Financeira ,57 Repasses do FNAS ,74 Repasses do FNDE , ,73

LIMITES

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAS

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

DESPESAS COM PESSOAL PERÍODO DE 05/2009 A 04/2010 ÍNDICE PERCENTUAL

EM 30/04/2008 EM 31/12/2008 EM 30/04/2009 EM 31/12/2009 EM 30/04/ ,11 % 47,99 % 49,08 % 47,77 % 46,67 % COMPARAÇÃO DOS ÍNDICES

CAPACIDADE DE ENDIVIDAMENTO

Resolução nº 40/2001 Senado Federal Art. 3º A dívida consolidada líquida dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ao final do décimo quinto exercício financeiro contado a partir do encerramento do ano de publicação desta Resolução, não poderá exceder, respectivamente, a: II - no caso dos Municípios: a 1,2 (um inteiro e dois décimos) vezes a receita corrente líquida, definida na forma do art. 2.

LIMITES DE ENDIVIDAMENTO

DÍVIDAS DO MUNICÍPIO E LIMITES

Resolução nº 43/2001 Senado Federal Art. 7º As operações de crédito interno e externo dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios observarão, ainda, os seguintes limites: I - o montante global das operações realizadas em um exercício financeiro não poderá ser superior a 16% (dezesseis por cento) da receita corrente líquida, definida no § 4, do art. 3º.

Operação de Crédito Interna e Externa Limite em 30/04/2010 § 4º A análise das propostas de operações de crédito será realizada tomando-se por base a receita corrente líquida de até 2 (dois) meses anteriores ao mês de apresentação do pleito ou da documentação completa, conforme o caso.

Resolução nº 43/2001 Senado Federal II - o comprometimento anual com amortizações, juros e demais encargos da dívida consolidada, inclusive relativos a valores a desembolsar de operações de crédito já contratadas e a contratar, não poderá exceder a 11,5% (onze inteiros e cinco décimos por cento) da receita corrente líquida;

PAGAMENTO DE JUROS E AMORTIZAÇÕES EM 2010

Resolução nº 43/2001 Senado Federal Art. 9º O saldo global das garantias concedidas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios não poderá exceder a 22% (vinte e dois por cento) da receita corrente líquida, calculada na forma do § 4º, do art. 3º. Parágrafo único. O limite de que trata o caput poderá ser elevado para 32% (trinta e dois por cento) da receita corrente líquida, desde que, cumulativamente, quando aplicável, o garantidor:

Resolução nº 43/2001 Senado Federal não tenha sido chamado a honrar, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, a contar do mês da análise, quaisquer garantias anteriormente prestadas; não tenha sido chamado a honrar, nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, a contar do mês da análise, quaisquer garantias anteriormente prestadas; esteja cumprindo o limite da dívida consolidada líquida, definido na Resolução nº 40, de 2001, do Senado Federal; esteja cumprindo o limite da dívida consolidada líquida, definido na Resolução nº 40, de 2001, do Senado Federal; esteja cumprindo os limites de despesa com pessoal previstos na Lei Complementar nº 101, de 2000; esteja cumprindo os limites de despesa com pessoal previstos na Lei Complementar nº 101, de 2000; esteja cumprindo o Programa de Ajuste Fiscal acordado com a União, nos termos da Lei nº 9.496, de (NR) esteja cumprindo o Programa de Ajuste Fiscal acordado com a União, nos termos da Lei nº 9.496, de (NR)

LIMITES COM GARANTIAS E CONTRAGARANTIAS DE VALORES

PERFIL DA DÍVIDA DO MUNICÍPIO

TAXA DE JUROS, CORREÇÃO E FINAL DO FINANCIAMENTO

DÍVIDA FUNDADA INTERNA

POSIÇÃO DA DÍVIDA EM 31/12/2009 e 30/04/2010

LIMITES CONSTITUCIONAIS

EDUCAÇÃO

SAÚDE

AVALIAÇÃO METAS FISCAIS RESULTADO PRIMÁRIO

A finalidade do Resultado Primário é indicar se os níveis de gastos orçamentários dos entes federativos são compatíveis com sua arrecadação, ou seja, se as Receitas Primárias são capazes de suportar as Despesas Primárias. Finalidade do Resultado Primário

Procura medir o comportamento fiscal do Governo no período, em síntese, avalia se o Governo está ou não vivendo dentro de seus limites orçamentários, ou seja, contribuindo para a redução ou elevação do endividamento do setor público. Análise do Resultado Primário

METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO DE 2010

AVALIAÇÃO METAS FISCAIS RESULTADO NOMINAL

Medir a evolução da dívida fiscal líquida, entre períodos. Análise do Resultado Nominal

Total da Dívida Consolidada (-) Ativo Disponível (-) Haveres Financeiros (+) Restos a Pagar (=) Dívida Consolidada Líquida (+) Passivos Reconhecidos (Dívida CAAPSML E INSS) (=) Dívida Fiscal Líquida RESULTADO NOMINAL

METAS FISCAIS DO EXERCÍCIO DE 2010

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