Reforma Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM
PROCESSO Troca de informações sobre programas e direcionamento das disciplinas (ajuste de conteúdos para o primeiro semestre de 2011) Diagnóstico sobre a atual situação da área no curso. Habilidades necessárias na área de representação e modelagem para o Arquiteto e Urbanista Estudo da organização da área de representação e modelagem nos principais currículos nacionais e internacionais Definição das diretrizes para a área no novo currículo Definição da estrutura da grade curricular
DIRETRIZES Quanto aos arquitetos que serão formados Arquitetos generalistas capazes de articular diferentes formas de representação e modelagem podendo optar pelo aprofundamento em determinados aspectos deste campo do conhecimento.
DIRETRIZES Quanto ao peso das disciplinas na grade Redução do peso atual na grade do curso
DIRETRIZES Quanto à quantidade de disciplinas na grade Redução do número atual de disciplinas obrigatórias
DIRETRIZES Quanto distribuição dos conteúdos nas disciplinas extremo 01 ..... Conteúdos concentrados em poucas disciplinas com muita carga horária (UFMG e UFSM) extremo 02..... Conteúdos dispersos em um grande número de disciplinas (UFJF) Neste caso caminhamos para uma junção de disciplinas que não signifique uma redução tão radical quanto à UFMG.
DIRETRIZES Quanto o obrigatoriedade de disciplinas extremo 01 ..... Currículo com o mínimo de disciplinas obrigatórias e um leque maior com eletivas - UnB extremo 02..... Currículo com todas as disciplinas do campo da representação obrigatórias (UFJF). Currículo obrigatório reduzido (mas não tão mínimo).
DIRETRIZES Quanto a distribuição dos conteúdos ao longo do curso caminho 01..... Distribuição ao longo de quase todo o curso (proposta de reforma curricular 2009 da UFJF) caminho 02..... Concentração dos conteúdos nos primeiros semestres (UFSM / UFRGS: até o quarto período - UFMG: até o segundo período) caminho 03 ..... Concentração nos primeiros períodos e com algumas disciplinas em períodos avançados (UFJF / UFRJ / PUC | RJ: até o quarto e no nono) Concentração até o terceiro período – eletivas nos períodos posteriores
DIRETRIZES Quanto a ordem do ensino analógico e digital caminho 01..... Início com ensino analógico e ensino digital posterior caminho 01..... Analógico e digital conjuntos Analógico e digital conjuntos em disciplinas separadas no início e juntas posteriormente
efeitos das DIRETRIZES Algumas disciplinas constituíam-se um fim em si mesmas passam a ser entendidas como um meio como é o caso dos conteúdos de PERSPECTIVA e GEOMETRIA DESCRITIVA. O ensino analógico não deve ser um preparativo para o digital (o que passa a idéia de um conteúdo descartável), entendemos que os dois configuram linguagens distintas que precisam ser trabalhadas de forma integrada.
efeitos das DIRETRIZES Cursos estritos para o ensino de softwares específicos (AutoCad / Photoshop / 3DStudio....) deverão ser eletivos ou de curta duração. Quando necessário, para a compreensão de um conteúdo do curso, serão abordados aspectos dos softwares em um contexto especial. Por exemplo: Ensino de Representação normativa de projeto será feita através de softwares específicos
efeitos das DIRETRIZES A redução das disciplinas obrigatórias permitirá o oferecimento de disciplinas eletivas que atendam melhor a diversidade dos interesses dos alunos
PROPOSTA Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM
disciplinas obrigatórias propostas PROPOSTA CURRICULAR disciplinas obrigatórias propostas créditos propostos período proposto conteúdo/período atual atuais depart. Estudo e Percepção da Forma 3 1o. . Plástica (1o) . Maquete (1o) . GD (2o) 6 Artes Representação e Expressão de AU ANALÓGICA 01 . Desenho Obs. (1o) . TRG (2o) . Perspectiva (3o) 4 Representação e Expressão de AU DIGITAL 01 . Des. Téc. I (2o) . TRIAU I (3o) . TRIAU II (4o) 5 AUR Representação e Expressão de AU ANALÓGICA 02 2o. . Des. Téc. II (4o) Representação e Expressão de AU DIGITAL 02 Multimídia aplicada à AU 3o. . Multimídia (6o)
efeitos da PROPOSTA CURRICULAR DEPARTAMENTO DE ARTES CREDITAÇÃO e HORAS DE TRABALHO Creditação obrigatória dedicadas ao CAU ATUAL 21 créditos* DEMANDA 12 créditos Horas obrigatórias dedicadas ao curso de Arquitetura ATUAL 24 horas* DEMANDA 24 horas * várias disciplinas atuais, embora sejam práticas, possuem apenas uma turma
efeitos da PROPOSTA CURRICULAR DEPARTAMENTO AUR CREDITAÇÃO e HORAS DE TRABALHO Creditação obrigatória dedicadas ao CAU ATUAL 27 + 7*=34 créditos DEMANDA 18 + 7*=25 créditos Horas obrigatórias dedicadas ao CAU ATUAL 51 +14**=65 horas DEMANDA 36 +14**=50 horas * Créditos para as disciplinas na engenharia ** Horas para as disciplinas na engenharia
efeitos da PROPOSTA CURRICULAR DEPARTAMENTO AUR CREDITAÇÃO e HORAS DE TRABALHO Horas restantes para complementar as 65 horas atuais: 15 horas OPÇÃO 01: criação de 5 disciplinas eletivas de 3 créditos OPÇÃO 02: criação de disciplinas para acompanhamento dos semestres (4o. ao 9o.)+ 3 disciplinas eletivas OPÇÃO 03: distribuição dos créditos para outros núcleos
efeitos da PROPOSTA CURRICULAR HORÁRIOS as disciplinas de representação terão módulos de 3 horas e sugerimos a organização em horários concomitantes para as eletivas, sugerimos que a grade preveja uma tarde livre para este conjunto de disciplinas de todas as áreas.
PRÓXIMOS PASSOS Colegiado: definição sobre a relação das disciplinas com o eixo de projeto Negociação com o Departamento de Artes para a ampliação das disciplinas Eletivas Negociação com o Curso de Engenharia Civil sobre o dimensionamento das disciplinas do DAUR no curso
Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM AUR JORGE ARBACH (40 DE) Frederico Braida (40 DE) Klaus Chaves Alberto (40 DE) SUELI BRAGA (40 DE) ELVIRA (40 DE - ACOMPANHANDo) Ramon FONTES (40 sub) ALINE CALAZANS (40 sub) CAMILA (bolsista) IAD Juliane Figueiredo (20h) vinícius RESENDE (20h) Daniela britto (40 sub) Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM