EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
Advertisements

Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
AS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CIA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 09/06/10.
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
Gerenciamento da Integração
BARRACÃO INDUSTRIAL.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
2009.
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
Estrutura de um Processo de Licenciamento
M M A Licenciamento Ambiental Federal M M A. Investimentos no reforço institucional do IBAMA : Concurso Público: nomeação de 150 analistas ambientais.
\.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Consultor do Empreender ...
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
COORDENAÇÃO DE ANÁLISE DO RELATÓRIO DE CUMPRIMENTO DO
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
Licenciamentos com AIA na RMBS
a advocacia no século XXI: o caso do direito ambiental
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
18ª Reunião Ordinária Comitê Temático Tecnologia e Inovação 09 de Abril de 2013.
Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Licenciamento Ambiental Rodovia BR-101/SC IBAMA. PROCESSO NO IBAMA Histórico do licenciamento BR 101/SC -O projeto de duplicação da BR 101/Sul, segmento.
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Procedimentos para análise de processos referentes a Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS/Plano Operacional Anual – POA/SEMA/MT 1. Objetivo Orientar.
Visão Integrada do Cadastro de Fornecedores Carlos Magno, Guilherme Santana e Diego Rhennier DECF – Divisão de Cadastro de Fornecedores.
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
Professor Eduardo Lucena C. de Amorim DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE AIA Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
Montagem de Processo e Petição
Política Nacional do Meio Ambiente
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
SEGURANÇA DO TRABALHO MÓDULO III SEGURANÇA AMBIENTAL PROF. PATRICIA BIANCA CAP. 3 – IMPACTO AMBIENTAL.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
SOLUÇÃO PRONIM eSOCIAL. SOLUÇÃO eSOCIAL  Obrigação Legal  Calendário Legal  Solução PRONIM eSocial  Material de Apoio Comercial PAUTA.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
ANEXO 1 – MODELO DA CARTA-COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Moara.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
Transcrição da apresentação:

EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO 26 DE MARÇO DE 2011

SISTEMA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE SISTEMA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE INSTRUMENTOS DA PNMA CONTROLE AMBIENTAL ORGÃOS AMBIENTAIS LICENCIAMENTO MONITORAMENTO FISCALIZAÇÃO ORGÃO ESTADUAL CPRH EIA/RIMA SIGNIFICATIVO IMPACTO AMBIENTAL

NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL – NAIA Procedimentos do processo de AIA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL – NAIA Finalidade: coordenar, acompanhar, assessorar e executar as atividades referentes à Avaliação de Impacto Ambiental com EIA/RIMA para fins de licenciamento. Atribuições / Competências Coordenar, analisar e emitir pareceres sobre os estudos; Elaborar Termos de Referência (TR); Participar de audiências públicas sobre EIA/RIMA; Elaborar pareceres técnicos e documentos informativos; Fornecer orientações aos empreendedores, consultores, acadêmicos, órgãos públicos, em assuntos relacionados a AIA.

PASSOS DO LICENCIAMENTO NO NAIA SOLICITAÇÃO DE LICENÇA PRÉVIA – LP 1- Análise e avaliação da necessidade ou não de elaboração de EIA/RIMA Análise inicial quando da entrada do processo no NAIA (Caso não seja necessário, o processo é encaminhado ao setor competente). 2- Elaboração / expedição de Termo de Referência – TR TR é o referencial para orientar a equipe multi e interdisciplinar quanto aos procedimentos a serem seguidos na elaboração dos estudos, quando necessários. 3- Análise / Revisão do EIA/RIMA PARECER CONCLUSIVO PARA INSTRUIR A LICENÇA PRÉVIA

1- Análise da documentação apresentada; PASSO 1 - Análise e avaliação da necessidade ou não de elaboração de EIA/RIMA PROCEDIMENTO 1- Análise da documentação apresentada; 2- Enquadramento legal – tipologia / porte; 3- Consulta a outros setores (caso necessário); 4- Vistoria à área; 5- Emissão de relatório técnico conclusivo (necessidade ou não de elaboração do EIA/RIMA).

PASSO 2 - Elaboração / expedição de Termo de Referência – TR PROCEDIMENTO 1- Envio de carta/ofício para o interessado, comunicando da necessidade do EIA/RIMA e da breve emissão do TR ; 2- elaboração do TR, com base em modelo (conteúdo mínimo), observando as especificidades do empreendimento em pauta; 3- Encaminhamento do TR ao interessado;

PASSO 3 - Análise / Revisão do EIA/RIMA 3.1- VERSÃO PRELIMINAR Análise inicial observando se a estrutura do estudo e seu conteúdo atende às referências expostas no TR – aceite do estudo PROCEDIMENTO 1- Análise expedita da versão preliminar do EIA/RIMA; 2- Envio de carta/ofício informando do aceite da versão preliminar (com ou sem ajustes) para que o interessado envie a versão definitiva;

PASSO 3 - Análise / Revisão do EIA/RIMA 3.2- VERSÃO DEFINITIVA Procedimento que inclui análise técnica e publicização do conteúdo do estudo para contribuições, após ajustes efetivados na fase anterior – parecer conclusivo para subsidiar a emissão da LP. PROCEDIMENTOS 1- Envio de carta/ofício informando da entrada em pauta e solicitando a publicação de divulgação para contribuição; 2- Montagem do Grupo de trabalho – portaria; 3- Distribuição de cópias dos estudos nos órgãos; 4- Realização de vistoria; 5- Elaboração de pareceres setoriais; 6- Realização de audiência pública (caso solicitada); 7- Elaboração de parecer conclusivo.

FLUXOGRAMA LP 1 2 3 PEDIDO LICENÇA AVALIAÇÃO INICIAL DISPENSA DE EIA NECESSIDADE LICENCIAMENTO LP ELABORAÇÃO TR APRESENTAÇÃO DO EIA PUBLICIDADE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA REPROVAÇÃO ANÁLISE / REVISÃO DECISÃO APROVAÇÃO 1 3 2 ARQUIVO

Paulo Henrique Camaroti OBRIGADO!!!! Paulo Henrique Camaroti Analista Ambiental - Arquiteto Coordenador do Núcleo de Avaliação de Impactos Ambientais – NAIA Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH Fone – 3182 8800 / 9001 E-mail – paulo.camaroti@cprh.pe.gov.br