A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Avaliação Mediadora.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Sala de Aula Virtual para Professores
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
ALEXANDRA ALINE VERA.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
Planejamento PNAIC 2014.
Santarém Março a Julho de 2007
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Atividades.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Taís Rabetti Giannella, Miriam Struchiner
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi

O curso: “Informática e jogos: a tecnologia lúdica aplicada à educação”  O curso teve um cronograma com idéias norteadoras baseadas no Construcionismo, que segundo Maltempi (2004, p. 265): É tanto uma teoria de aprendizado quanto uma estratégia para educação, que compartilha a idéia construtivista de que o desenvolvimento cognitivo é um processo ativo de construção e reconstrução das estruturas mentais, no qual o conhecimento não pode ser simplesmente transmitido do professor para o aluno. O aprendizado deve ser um processo ativo, em que os aprendizes “colocam a mão na massa” (hands-on) no desenvolvimento de projetos, em vez de ficarem sentados atentos à fala do professor.  O Construcionismo é uma teoria de aprendizagem desenvolvida pelo matemático Seymour Papert, que se baseia, principalmente, na teoria de Jean Piaget, a qual procura explicar o que é conhecimento e como ele é desenvolvido pelas pessoas em diferentes momentos de suas vidas” (MALTEMPI, 2005, p. 2).

 Entre as atividades que compuseram o curso estão: a pesquisa de materiais, leituras, apresentação e discussão de textos, redação de resenhas e o desenvolvimento de um projeto que compreendeu a elaboração de um jogo eletrônico do tipo RPG, para fins educativos. Atividades

Recursos utilizados  Foram solicitados relatórios sobre os encontros síncronos e pré-projetos que eram desenvolvidos no decorrer do curso.  O chat foi utilizado como recurso para debate dos textos pré-selecionados e houve a prévia definição dos alunos responsáveis por conduzi-lo, com questões geradoras de discussões, a partir da leitura desses textos.  O fórum foi utilizado também para discutir os projetos e questões provenientes dos debates ocorridos na ferramenta “bate-papo”. O serviu para troca de mensagens entre professor/aluno e aluno/aluno, a fim de elucidar dúvidas, aprofundar temas e dinamizar o trabalho em grupo.

EAD e TIC  As TIC possibilitam diferentes formas de pensar, em relação à linearidade de raciocínio defendida no ensino tradicional (MIZUKAMI, 1986).  Segundo Borba e Penteado (2001, p. 46), [...] devemos entender a informática. Ela é uma nova extensão de memória, com diferenças qualitativas em relação às outras tecnologias da inteligência e permite que a linearidade de raciocínios seja desafiada por modos de pensar, baseados na simulação, na experimentação, e em uma “nova linguagem” que envolve escrita, oralidade, imagens e comunicação instantânea.

A avaliação dos alunos  Procedeu-se a concepção de avaliação formativa a partir das interações realizadas nos ambientes síncronos e assíncronos, a qual foca muito mais o processo do que o produto, visando muito mais a aperfeiçoar do que julgar (ou medir) o que está sendo aprendido (PERRENOUD, 1999).  Houve atenção na qualidade da participação dos alunos, nas intervenções feitas por eles via “bate-papo” e “fórum”, ao longo das discussões motivadas pelos textos e pelo desenvolvimento de seus projetos.  Tal processo de avaliação é complexo e despende bastante tempo, caracterizando-se por um grande volume de texto a ser lido pelos professores.  Queremos chamar a atenção sobre os novos desafios que se apresentarão àqueles que buscam fazer uma avaliação formativa num ambiente de EaD.

As manifestações do aprender  Entendemos que ao se inserir nesse processo de grande movimento de idéias, no qual há um grande número de interações entre aluno/aluno, aluno/professor e aluno/mídias, o participante torna-se agente de construção do seu próprio conhecimento e, dessa forma, não é o conhecimento que devemos avaliar, mas a qualidade de suas manifestações.

Investigação  As ações foram vistas, segundo Rosa (2004), em consonância com uma estrutura denominada Turbilhão de Aprendizagem. Os processos de descrição/expressão, execução compartilhada, reflexão/discussão e depuração compartilhada, encontrados no Turbilhão, possibilitam a convergência de idéias apresentadas sobre a questão da avaliação formativa.  Nessa dimensão, avaliar é dinamizar oportunidades de ação/reflexão, num acompanhamento permanente do professor, que incitará o aluno a novas questões a partir de respostas formuladas” (HOFFMANN, 1996, p. 20).

Conclusão  A avaliação formativa sob um aspecto construcionista revela-se como uma das facetas dessa modalidade de ensino e aprendizagem.  Na avaliação formativa há a valorização do processo em relação ao produto e sua concepção desvincula-se do quantificar saberes e relaciona-se ao formar sujeitos.  A EaD possui aspectos que podem favorecer a prática educativa e, assim, potencializar os fatores que corroboram a defesa da construção do conhecimento em práticas pedagógicas.