AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Encontro com professores
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Avaliação Institucional
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Wagner Bandeira Andriola
SÉCULO XX.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA –
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Política Educacional Brasileira
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS LUCIA IZABEL CZERWONKA SERMANN

PUCPR IES Particular Católica Comunitária Marista “Desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente de cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e o progresso da sociedade.”

PUCPR OPÇÕES ESTRATÉGICAS: Qualidade, Sintonia social, Crescimento.

PUCPR OBJETIVOS: Desenvolver a qualidade do ensino na graduação Consolidar pós-graduação e pesquisa Intensificar a atuação comunitária Desenvolver a educação à distância Gestão com eficácia e eficiência operacional Aprimorar a comunicação institucional Consolidar um quadro de docentes titulados

AVALIAÇÃO COMO POLÍTICA toda política pública é uma forma de intervenção na realidade social envolve diferentes sujeitos e organizações é orientada por interesses, expectativas, intencionalidades econômicas, sociais, políticas, institucionais, etc.

AVALIAÇÃO COMO POLÍTICA INSTITUCIONAL COMPLEXIDADE organizacional Prática Reflexiva Execução das ações necessárias para cumprir os objetivos e metas estabelecidos. Identidade institucional Consciência social Dimensão humana

AVALIAÇÃO COMO FORÇA REGULADORA Mecanismo de aperfeiçoamento de gestão Orientação para a excelência e melhoria contínua dos processos Análise e conhecimento da Universidade Assegurar a efetividade institucional Facilitar a prestação de contas (accountability)

AVALIAÇÃO COMO PROGRAMA INSTITUCIONAL Processo que envolve: diagnóstico, planejamento, mobilização e alocação de recursos, divisão de trabalho, uso de controles, interação entre sujeitos, interesses diversos, adaptações, riscos ...

Campi da PUCPR 2000-2004

Cursos de graduação 2000-2004

Matriculados nos cursos de graduação 2000-2004

Número de docentes da PUCPR 2000-2004

Percentual de docentes segundo a qualificação 2000-2004

Formação continuada

Cursos de especialização 2000-2004

Número de funcionários 2000-2004

Perspectiva Institucional Perspectiva Acadêmica PERSPECTIVAS Perspectiva Institucional Perspectiva Acadêmica Perspectiva Administrativa AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PERSPECTIVA INSTITUCIONAL Percentual de alunos atendidos com bolsas de estudo Devolução de bolsas em projetos sociais Percentual de alunos envolvidos em projetos sociais (exceto Projeto Comunitário) no de horas de participação dos docentes no Projeto Identidade no de docentes participantes do Projeto Identidade no de eventos / atendimentos da Pastoral no de procedimentos / pacientes atendidos nas clínicas e institutos no de atendimentos à comunidade nos Programas do ProAção no de crescimento da procura pelo ProAção no de ações desenvolvidas no Projeto Comunitário no de participantes das ações do Programa de Aleitamento Materno – Palma no de clientes do entorno social etc

PERSPECTIVA ACADÊMICA no de cursos de graduação no de matriculados nos cursos de graduação Auto-Avaliação dos cursos de graduação Desempenho do ENADE (% dos cursos) Avaliação-externa dos cursos de graduação no de alunos matriculados na pós-graduação no de programas oferecidos lato e stricto sensu oferecidos no de grupos de pesquisa cadastrado no de ações de atenção aos alunos portadores de necessidades especiais no de eventos de extensão realizadas por centro universitário no de procedimentos acadêmicos na modalidade de EAD no de docentes capacitados para a modalidade de EAD no de professores em oficinas formação continuada etc

PERSPECTIVA ADMINISTRATIVA Avaliação docente Índice de professores titulados / investimento da instituição Índice de professores com 40 horas semanais de trabalho Taxa de evasão dos alunos Escolaridade dos funcionários alcançada com recursos ou programas da instituição Relação candidato vaga no de alunos em relação ao no de funcionários no de laboratórios, auditórios, salas de aula, acervo bibliográfico, equipamentos de informática etc. Taxa de crescimento dos índices de produtividade aparente etc

REBATIMENTO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NAS AÇÕES AVALIATIVAS DA PUCPR Constiuição da Comissão Própria de Avaliação Estrutração do Projeto de Auto-Avaliação Sensibilização da Comunidade Acadêmica Coleta de dados Divulgação dos relatórios Reorientação das ações institucionais Meta-avaliação

AVALIAÇÃO PARA A EFETIVIDADE Auto-renovação e melhoria em todos os segmentos da instituição, considerando as evidências quantitativas e qualitativas dos resultados da avaliação, a fim de examinar a congruência com os propósitos e objetivos educacionais.

EFETIVIDADE INSTITUCIONAL: IMPACTOS Avaliação de resultados do estudante Produtividade do corpo docente Excelência no ensino e na pesquisa Impacto do ambiente nos resultados acadêmicos Planejamento e uso eficiente dos recursos Qualidade e utilidade dos serviços Comparação entre a missão e funções para verificar congruência e incongruência

A avaliação é um processo fundamental para o desenvolvimento contínuo da universidade. Pois é preciso saber, de forma permanente e integrada, quais são os valores dominantes nas suas atividades, sejam elas pedagógicas ou administrativas, bem como, compreendê-las crítica e integradamente para a construção de sua qualidade.