AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS LUCIA IZABEL CZERWONKA SERMANN
PUCPR IES Particular Católica Comunitária Marista “Desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente de cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e o progresso da sociedade.”
PUCPR OPÇÕES ESTRATÉGICAS: Qualidade, Sintonia social, Crescimento.
PUCPR OBJETIVOS: Desenvolver a qualidade do ensino na graduação Consolidar pós-graduação e pesquisa Intensificar a atuação comunitária Desenvolver a educação à distância Gestão com eficácia e eficiência operacional Aprimorar a comunicação institucional Consolidar um quadro de docentes titulados
AVALIAÇÃO COMO POLÍTICA toda política pública é uma forma de intervenção na realidade social envolve diferentes sujeitos e organizações é orientada por interesses, expectativas, intencionalidades econômicas, sociais, políticas, institucionais, etc.
AVALIAÇÃO COMO POLÍTICA INSTITUCIONAL COMPLEXIDADE organizacional Prática Reflexiva Execução das ações necessárias para cumprir os objetivos e metas estabelecidos. Identidade institucional Consciência social Dimensão humana
AVALIAÇÃO COMO FORÇA REGULADORA Mecanismo de aperfeiçoamento de gestão Orientação para a excelência e melhoria contínua dos processos Análise e conhecimento da Universidade Assegurar a efetividade institucional Facilitar a prestação de contas (accountability)
AVALIAÇÃO COMO PROGRAMA INSTITUCIONAL Processo que envolve: diagnóstico, planejamento, mobilização e alocação de recursos, divisão de trabalho, uso de controles, interação entre sujeitos, interesses diversos, adaptações, riscos ...
Campi da PUCPR 2000-2004
Cursos de graduação 2000-2004
Matriculados nos cursos de graduação 2000-2004
Número de docentes da PUCPR 2000-2004
Percentual de docentes segundo a qualificação 2000-2004
Formação continuada
Cursos de especialização 2000-2004
Número de funcionários 2000-2004
Perspectiva Institucional Perspectiva Acadêmica PERSPECTIVAS Perspectiva Institucional Perspectiva Acadêmica Perspectiva Administrativa AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PERSPECTIVA INSTITUCIONAL Percentual de alunos atendidos com bolsas de estudo Devolução de bolsas em projetos sociais Percentual de alunos envolvidos em projetos sociais (exceto Projeto Comunitário) no de horas de participação dos docentes no Projeto Identidade no de docentes participantes do Projeto Identidade no de eventos / atendimentos da Pastoral no de procedimentos / pacientes atendidos nas clínicas e institutos no de atendimentos à comunidade nos Programas do ProAção no de crescimento da procura pelo ProAção no de ações desenvolvidas no Projeto Comunitário no de participantes das ações do Programa de Aleitamento Materno – Palma no de clientes do entorno social etc
PERSPECTIVA ACADÊMICA no de cursos de graduação no de matriculados nos cursos de graduação Auto-Avaliação dos cursos de graduação Desempenho do ENADE (% dos cursos) Avaliação-externa dos cursos de graduação no de alunos matriculados na pós-graduação no de programas oferecidos lato e stricto sensu oferecidos no de grupos de pesquisa cadastrado no de ações de atenção aos alunos portadores de necessidades especiais no de eventos de extensão realizadas por centro universitário no de procedimentos acadêmicos na modalidade de EAD no de docentes capacitados para a modalidade de EAD no de professores em oficinas formação continuada etc
PERSPECTIVA ADMINISTRATIVA Avaliação docente Índice de professores titulados / investimento da instituição Índice de professores com 40 horas semanais de trabalho Taxa de evasão dos alunos Escolaridade dos funcionários alcançada com recursos ou programas da instituição Relação candidato vaga no de alunos em relação ao no de funcionários no de laboratórios, auditórios, salas de aula, acervo bibliográfico, equipamentos de informática etc. Taxa de crescimento dos índices de produtividade aparente etc
REBATIMENTO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NAS AÇÕES AVALIATIVAS DA PUCPR Constiuição da Comissão Própria de Avaliação Estrutração do Projeto de Auto-Avaliação Sensibilização da Comunidade Acadêmica Coleta de dados Divulgação dos relatórios Reorientação das ações institucionais Meta-avaliação
AVALIAÇÃO PARA A EFETIVIDADE Auto-renovação e melhoria em todos os segmentos da instituição, considerando as evidências quantitativas e qualitativas dos resultados da avaliação, a fim de examinar a congruência com os propósitos e objetivos educacionais.
EFETIVIDADE INSTITUCIONAL: IMPACTOS Avaliação de resultados do estudante Produtividade do corpo docente Excelência no ensino e na pesquisa Impacto do ambiente nos resultados acadêmicos Planejamento e uso eficiente dos recursos Qualidade e utilidade dos serviços Comparação entre a missão e funções para verificar congruência e incongruência
A avaliação é um processo fundamental para o desenvolvimento contínuo da universidade. Pois é preciso saber, de forma permanente e integrada, quais são os valores dominantes nas suas atividades, sejam elas pedagógicas ou administrativas, bem como, compreendê-las crítica e integradamente para a construção de sua qualidade.