Administração de Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECR – Efficient Consumer Response
Advertisements

ECR É uma iniciativa em que fabricantes, varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada.
UNIDADE 5 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
ECR Grupo 14 F x.
Efficient Consumer Response – (ECR) Resposta Eficiente ao Consumidor
“Gestão da Cadeia de Suprimento”
Código de Barras O Código de Barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido que representa elementos de dados e que.
ASI CÓDIGOS DE BARRAS EAN 13.
Código de Barras EAN Equipe: Daniele Lisboa Schmidt
6. Sistemas de Informação & Logística
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR
Efficent Consumer Response
As transformações da Logística
Codificação de Materiais
Subgrupo X: 07/37607 – Rayanne Fernandes Pereira
Administração de Recursos Materiais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Continuous Replenishment
INICIATIVAS E PRÁTICAS NA SCM
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Atividade 8: REPENSANDO A LOGÍSTICA
Repensando a Logística
Trabalho 08 – Resumo Cap Responsável: Carolina Lopes
Repensando a Logística
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
U05 GRUPO: 19V.
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR)
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR (O elo que faltava nas relações Cliente-Fornecedor ) Resposta Eficiente ao Consumidor.
ECR - Resposta Eficiente ao Consumidor
Repensando a Logísitica
Trabalho em Grupo Logística
Turma 14 Grupo J Subgrupo X Maria Izabella Lima e Suzane dos Santos
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
Repensando a logística
Logística Empresarial
Grupo Data: 03/05/2009 Responsável: Leonardo Studart Batelli 08/34343 Grupo: Larissa Lisboa Vieira Vasconcelos 07/02617 Natália Ribeiro 06/92441.
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Cadeia de Logística Integrada
ECR: Efficient consumer response
Introdução Gustavo Alves da Costa Bandeira Unidade 3
TRANSFORMAÇÕES DA LOGÍSTICA
U NIDADE 5 – A S TRANSFORMAÇÕES DA L OGÍSTICA Grupo 19R – Subgrupo 1: Carla Borges Reis e Raissa Osorio.
Administração de Recursos Materiais Diego de Souza Santos 08/27801 Fernando Ferreira Bueno 08/28815 Pedro Henrique Cubel Queiroz Gonçalves 08/38331 Victor.
A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS Grupo 6 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação.
Repensando a Logística
As transformações da logística
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR) OU “RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR” GRUPO 14E SUBGRUPO 1 SÉRGIO BONOM I LEONARDO BRUNALE.
19T - U05 As transformações da logística
Efficient consumer response (ecr)
Efficient Consumer Response (ECR)
CONSIDERAÇÕES SOBRE O EFFICIENT CONSUMER RESPONSE (ECR)
Efficient consumer Response (ecr)
Repensando a Logística
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Logística Empresarial UNIDADE 5
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/ Rudá Roessler 09/ Daniel Castro 09/
ESTOQUE OTIMIZADO (Revista do Varejo Ano II, JAN 2006 Nº 21)
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
Unidade 5 – Grupo 19Y.  Estratégias que respondem às necessidades crescentes e variadas dos consumidores: ◦ Introdução Eficiente do Produto ◦ Sortimento.
O BOTICÁRIO É uma loja de venda direta ao consumidor. Seu produto, muito conhecido, é composto por um portfólio de cosméticos de variados tipos e qualidade.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
Logística empresarial – Unidade 5 – Grupo 19N Bruno Pinheiro – 09/ Laís Romero – 09/ Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.
Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Transcrição da apresentação:

Administração de Sistemas de Informação ECR- Efficient Consumer Response Prof. Afranio Lamy Spolador Jr. afranio@piramideinfo.com.br afranio@facinter.br

Efficient Consumer Response Histórico: Surgiu nos EUA em 1993. Conceito: O ECR é uma estratégia da indústria supermercadista na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor. Foco: Construção de uma cadeia de distribuição mais ágil e eficiente na transmissão de informações entre seus componentes e nos processos logísticos responsáveis pelo fluxo das mercadorias no canal. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Cadeia de Distribuição Interligada: Fluxo de Informação preciso e sem papel Fornecedor Distribuidor Varejista Consumidor Objetivos: Maior qualidade e agilidade nos processos da cadeia de distribuição; Redução de custos; Atendimento às demandas dos consumidores com maior eficiência; Maior satisfação do cliente/consumidor final. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Estrutura do Movimento ECR no Brasil Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br) Dirigida por um Comitê Executivo; Conduz pesquisas em tópicos referentes ao ECR; Oferece programas, atividades e palestras; Oferece soluções tecnológicas de base para construção do ECR. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Estratégias de Implementação do ECR 1. Efficient Store Assortment: Sortimento Eficiente de Loja Processo colaborativo entre fornecedor e distribuidor. Visa determinar o nível de oferta ótima de um produto, para atingir a satisfação do consumidor e melhorar os resultados dos negócios. Principal Ferramenta : Gerenciamento de Categoria - procura reduzir o espaço que não adiciona valor (escritório e depósito). Fornecedor e distribuidor cruzam informações sobre determinado produto para poderem ofertá-lo ao cliente de determinada loja. Aumenta o número de vendas e rotação do estoque. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Estratégias de Implementação do ECR 2. Efficient Replenishment Reposição Eficiente O objetivo desta estratégia é o de proporcionar o produto certo, no local certo, na hora certa, na quantidade certa e da maneira mais eficiente possível. São necessários 4 elementos chave: 1. Leitura precisa das informações dos produtos. 2. Recebimento eletrônico na loja. 3. Sistema Perpétuo de Controle de Estoque. 4. Pedido Assistido por Computador. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Estratégias de Implementação do ECR 3. Efficient Promotion Promoção Eficiente Lida com as ineficiências derivadas das práticas de promoção ao cliente (Do fornecedor para o varejista ou revendedor), onde se concentram as maiores perdas. Simplifica todos os acordos promocionais e, para parceiros dentro do ECR, negociando um preço chamado de desconto contínuo (repartir os ganhos derivados da simplificação e da redução de gestão das promoções de parceiros). Quanto maior a eficiência obtida pelos parceiros, maior poderá ser o desconto contínuo. Aqueles que forem mais agressivos na implementação do ECR tendem a obter melhores acordos. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Estratégias de Implementação do ECR 4. Efficient Product Introduction Introdução Eficiente de Produtos 1981 - 2.000 novos produtos 1991 - 15.400 novos produtos O fornecedor e o distribuidor reúnem-se regularmente para revisar as tendências de consumo e fazem pesquisas para identificar oportunidades. Então, em conjunto, é preparado um teste, implementado e avaliado. A partir dos resultados o produto é ou não colocado no mercado. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Ferramentas do ECR / EAN Brasil CRP - Continuous Replenishment Program Conjunto de práticas de trabalho entre fabricante e distribuidor, que permite que o processo de reabastecimento de produtos se realize com base na saída real do armazém ou da loja. CPFR -Collaborative Planning Forecasting and Replenishment Sistema de reprovisionamento integrado “até a prateleira” que se baseia em dados de venda reais e se apóia numa colaboração estreita entre a área Comercial e a cadeia de abastecimento. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Ferramentas do ECR/ EAN Brasil E- catalogs Catálogos eletrônicos de produtos que contém informações padronizadas, dados técnicos, código de barras correspondentes, dados logísticos, galeria de produtos, especificações técnicas e de segurança. E-CRM na área de supply Seguimento de pedidos, faturas e notas de crédito relacionadas com atividades comerciais, gestão de reclamações e informação. EDI - Eletronic Data Interchange Transferência de dados entre empresas utilizando redes como a internet. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Ferramentas do ECR/ EAN Brasil EAN Brasil - Associação Brasileira de Automação Proporcionar assistência completa à implementação do Sistema EAN.UCC, administrar prefixos, proporcionar treinamento sobre numeração, codificação por barras e Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), e fornecer informações sobre os padrões e a evolução do sistema. Sistema EAN. UCC Conjunto de padrões que permite o gerenciamento eficiente de cadeias de abastecimento globais e multi-industriais através da identificação inequívoca de produtos, unidades de despacho, ativos, localidades e serviços, facilitando o processo de comércio eletrônico incluindo completa rastreabilidade. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Ferramentas do ECR/ EAN Brasil Benefícios do Sistema EAN.UCC Padrão utilizado internacionalmente em 94 países. Cada identificação de mercadoria é única no mundo. Decodificação rápida do símbolo. Linguagem comum no intercâmbio de informações. Vantagens para a Indústria Conhecimento exato do comportamento de cada produto no mercado. Estabelecimento de uma linguagem comum com os clientes. Organização interna. Padronização nas exportações. Possibilita a utilização do EDI. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Ferramentas do ECR/ EAN Brasil Vantagens para o Comércio Otimiza o controle de estoque. Aumenta a eficiência no ponto de venda. Obtém informações confiáveis para uma melhor negociação. Atende às mudanças rápidas dos hábitos de consumo. Estabelece linguagem comum com os fornecedores. Possibilita a utilização do EDI. Vantagens para o Consumidor Cupom fiscal detalhado. Passagem rápida pelo check-out. Eliminação de erros. Linhas de produtos à venda de composição mais adequada ao perfil da clientela. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Considerações Finais Sobre ECR Papéis e responsabilidades para implantar: Entidades: Divulgar conceitos Definir padrões Divulgar tecn. e ferramentas Promover capacitação Garantir linguagem comum Criar um canal de comunicação e negociação com o governo Empresas: Estar comprometidas Focar consumidor Assimilar conceitos Mudar cultura Investir e Adotar novas tecnologias Fortalecer parcerias Adotar indicadores de desempenho Planejar e implantar ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Considerações Finais Sobre ECR Fluxo dos Produtos: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Considerações Finais Sobre ECR Fluxo das Informações: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Considerações Finais Sobre ECR Aspectos Comerciais: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Considerações Finais Sobre ECR Fluxo Financeiro: ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Considerações Finais Sobre ECR Variáveis Chave do ECR: Redução dos níveis de estoque; Redução das perdas de venda por stock out; Otimização na distribuição dos produtos; Redução do tempo de recebimento fiscal; Aumento de vendas; Aumento da margem bruta; Retorno das promoções sobre os investimentos; Diminuição dos lançamentos falidos. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

Considerações Finais Sobre ECR Dicas e Conclusões: Os benefícios potenciais do ECR justificam os esforços para alcançá-los; Atender os benefícios demanda um trabalho conjuntos ; Alcançar os benefícios requer mudanças nas empresas; Aplicar aspectos técnicos será mais fácil que administrar a mudança comportamental; A vantagem competitiva de hoje rapidamente transformar-se a no requerimento de amanhã; Gestão da Informação x ECR. ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.

http://www.ecrbrasil.com.br/ ECR- Resposta Eficiente ao Consumidor Prof. Afranio Lamy Spolador Jr.