SUPERDOTAÇÃO ...serão considerados superdotados os educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos: cap.intelectual,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli
INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
M – construindo a estrutura sistêmica.
GÊNIO: são adultos que deram uma grande contribuição para a sociedade. Revolucionaram o seu tempo, na sua área. Ex: Einstein.
Relação professor/aluno
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Competência – Comunicação Escrita
DIMENSÕES ESSENCIAIS DO CARGO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
TCC: Monografia e/ou Artigo
Delinqüência e crianças superdotadas
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
FALANTES DE TRÊS IDIOMAS
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Legislação.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Traços da Personalidade
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
Tipos.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Bibliotecários na Sociedade da Informação:
Escola Municipal Professoras:
Professora Andréia Oliveira Vicente
Inteligências Múltiplas
SELEÇÃO DE PESSOAS.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
Aline Ferreira Gomes Dielen de Oliveira Pacheco
ALTAS HABILIDADES E/OU SUPERDOTAÇÃO
SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
Ângela, Daniella, Daniele, Letícia Cibele
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
Gestão da Inovação Tecnológica
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Qual a Sua Especialidade? As coisas que você sabe fazer bem são as coisas que lhe dão prazer São as coisas que desafiam a sua criatividade.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Solte sua energia: escolha sua profissão
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
DEFICIÊNCIAS FÍSICAS/NEURO-MOTORAS
E INCLUSÃO EDUCACIONAL. ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação, são aqueles que apresentam notável desempenho.
Introdução à Didática 6a Aula Prof.: Pr. Kenneth Eagleton
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Comunicação Científica
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Professor Dr. Renato Vaz
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.
SHEILA DE QUADROS UZÊDA Doutoranda em Educação pela UFBA
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Superdotação, Altas Habilidades e Talentos
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Transcrição da apresentação:

SUPERDOTAÇÃO ...serão considerados superdotados os educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos: cap.intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, cap.de liderança, talento especial para as artes, habilidade psicomotora, necessitando de atendimento educacional especializado.

Modelo dos Três Anéis - Renzulli Habilidade acima da média: expressão de traços consistentes superiores em qualquer campo do saber ou fazer; Criatividade: traços criativos expressos no fazer e pensar, nas diferentes linguagens: plástica, teatral, matem.,filos.,musical; Envolvimento com a tarefa: expressivo nível de interesse, motivação e empenho pessoal nas tarefas que realiza.

Características Comuns: Precocidade – 4 a 5 anos de idade; Constância; Espontaneidade; Persistência às barreiras; Satisfação; Elevado nível de desempenho; Curiosidade.

Características Positivas Aprende rápido e facilmente; Retém o que aprende sem muito exercício; Demonstra muita curiosidade; Tem vocabulário rico, originalidade de expressão e de pensamento; Tem prazer em ler; Tem capacidade de generalizar, fazer associações, perceber relações; Conhece e aprecia muitas coisas diferentes e além do comum.

Características Negativas “Se as necessidades educacionais não são atendidas” Inquietação, desatenção, descuido, impaciência com detalhes; Descuido em entregar tarefas; Critico consigo e com os demais em excesso; Irrita-se com a rotina;