Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Gestão do Meio Ambiente
Proteção Jurídica da Flora
Gerente de Áreas Protegidas
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Estrutura de um Processo de Licenciamento
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
Professor Leandro Eustaquio (
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
2 ° Pelotão de Policia Ambiental de Canela
DA RESERVA LEGAL.
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País
Política Pública Ambiental Brasileira
Oficina Meio Ambiente Gestão Ambiental Local
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
DIREITO DO MEIO AMBIENTE NATURAL
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Política Nacional do Meio Ambiente
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Plano de Bacia do Rio Caí
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
Direito Ambiental e Direito Urbanístico em Gestão Municipal
SHEYLA MARTINS RODRIGUES ADVOGADA OAB/SP N. ° 193
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
Código Florestal Lei 4771 de 15 de setembro de 1965.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Moara.
4º Seminário de Meio Ambiente - CREA e OAB/SC Florianópolis/SC, 11 de maio de 2016 Insegurança Jurídica no Processo de Licenciamento Ambiental.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
1 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E O CÓDIGO FLORESTAL Eng.Agr. Carlos Augusto Porto FEPAM/GERCEN Semana da Agronomia 2009 / CCR.
Direito ambiental Aula 5 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: Padrões e zoneamento econômico- ecológico.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Monitoramento e Controle Ambiental da Cobertura Vegetal em Mato Grosso Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º Especialista em Legislação Ambiental Diretor de Recursos da Fauna e Flora da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEMA

Direito Ambiental Constitucional Poder-Dever do Poder Público de agir nas questões relativas ao meio ambiente Direito Ambiental Constitucional O meio ambiente como bem de interesse comum. Art. 225 da CF/88; O direito de propriedade e a função social da propriedade rural. arts. 5.º, XXIII, e 186 da CF/88; Deveres do Poder Público perante a utilização racional dos Recursos Naturais e a proteção ambiental.

estabelece princípios gerais e competências HIERARQUIA E COMPETËNCIA PARA LEGISLAR EM MATÉRIA AMBIENTAL NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL estabelece princípios gerais e competências UNIÃO Legislação federal (Normas Gerais) UNIÃO Legislação federal (Normas Gerais) ESTADOS Leis Estaduais (Normas Específicas) ESTADOS Leis Estaduais (Normas Específicas) MUNICÍPIOS (Legislação e Competência Suplementar) MUNICÍPIOS (Legislação e Competência Suplementar)

Lei 6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente Da Execução da Política Nacional do Meio Ambiente CAPÍTULO I Das Atribuições Art. 1º Na execução da Política Nacional do Meio Ambiente, cumpre ao Poder Público, nos seus diferentes níveis de governo: I -- manter a fiscalização permanente dos recursos ambientais, visando à compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente e do equilíbrio ecológico; II -- proteger as áreas representativas de ecossistemas mediante a implantação de unidades de conservação e preservação ecológica; III -- manter, através de órgãos especializados da Administração Pública, o controle permanente das atividades potencial ou efetivamente poluidoras, de modo a compatibilizá-las com os critérios vigentes de proteção ambiental;

Direito ambiental e alguns aspectos administrativos Competência para a emissão das licenças ambientais Lei 6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente Dos Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente Art. 10 - A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento de órgão estadual competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, em caráter supletivo, sem prejuízo de outras licenças exigíveis.

Lei 6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente Art. 19. O Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá as seguintes licenças: I - Licença Prévia - LP, na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo; II - Licença de Instalação - LI, autorizando o início da implantação, de acordo com as especificações constantes do Projeto Executivo aprovado; III - Licença de Operação - LO, autorizando, após as verificações necessárias, o início da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle de poluição, de acordo com o previsto nas Licenças Prévia e de Instalação. Lei Complementar n.º 038 de 21-11-1995 - Política Estadual do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso. Criou a LAU – Licença Ambiental Única para o licenciamento dos projetos e atividades agropecuárias e florestais.

Limitações de uso da Propriedade Rural Código Florestal e suas principais alterações

Código Florestal Brasileiro Lei Federal 4.771/65 Estabelece que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do País, exercendo-se os direitos de propriedade com as limitações que a legislação em geral e especialmente esta Lei estabelecem.(art. 1.º);

1. Áreas de Preservação Permanente – APP´s; Limitações Administrativas ao Direito de Uso da Propriedade Rural previstas no Código Florestal Lei 4.771/65 1. Áreas de Preservação Permanente – APP´s; 2. Reserva Florestal Legal – RFL; 3. Decorrentes de zoneamento territorial.

PROTEÇÃO JURÍDICA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE 33 PROTEÇÃO JURÍDICA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE Nível Federal: Lei nº 4.771 de 15/9/1965 - art.2º com nova redação dada pela Lei nº 7.803 de 15/7/1989 e Medidas Provisórias (2.166-67 de 24/08/01); Nível Estadual: Lei Complementar n.º 38, Código Estadual do Meio Ambiental, art. 58 e seguintes;

MATA CILIAR 1 DEFINIÇÃO : Vegetação que se desenvolve ao longo dos rios, mananciais, reservatórios e demais corpos d´água sendo decisiva para a proteção dos recursos hídricos atuando como barreira natural. FUNÇÃO : Protege a flora, a fauna, as águas e os solos impedindo o assoreamento dos rios, deslizamentos de morros e alagamentos.

NATUREZA JURÍDICA APP´s Legais 8 APP´s Legais - Restrições de uso ao direito de propriedade - Obrigação “propter rem” - Não integram áreas produtivas para efeito de ITR - Lei nº 9.393/96

RESERVA FLORESTAL LEGAL 11 RESERVA FLORESTAL LEGAL DEFINIÇÃO: percentual de área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas. Percentuais de reserva legal: Floresta – mínimo de 80% Cerrado – 35% (amazönia legal) e 20% (demais regiões) Mata de Transição – 50 % (LC 038 de 21-11-1995).

RESERVA FLORESTAL LEGAL 11 RESERVA FLORESTAL LEGAL PROTEÇÃO JURÍDICA: Lei n.º 4.771 de 15/9/9165 - art. 16 e art. 44, com nova redação dada pela Lei n.º 7.803 de 17/7/1989. DECRETO N.º 1.282, de 19/10/1994: Regulamenta a exploração das florestas primitivas e demais formas de vegetação arbórea na Amazônia e portaria 44 de 10/7/1995. MEDIDA PROVISÓRIA n.º 2.166-67/01, da nova redação dos artigos 1.º, 4.º, 14, 16 e 44. Estabelece as formas e prazos de recuperação e compensação da reserva legal