Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por que ocupam cargos públicos temporários pessoas cargos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Consulta à Comunidade Interna
Regime Jurídico dos Servidores públicos civis da União
V SEMINÁRIO DE SAÚDE DO SINTEPE
Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
CARGOS PÚBLICOS Criação, transformação e extinção: Art. 48, X, CF – existência de lei; Criação: formam-se novos cargos; Extinção: eliminação de cargos;
ESTÁGIO PROBATÓRIO É o período de exercício do servidor concursado e nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o qual é observada e apurada, pela.
Adicional de Desempenho ADE. APRESENTAÇÃO O Estado de Minas Gerais está incentivando e valorizando o servidor tanto em relação ao seu próprio desempenho.
Portaria nº. 599/GM de 23 de Março de 2006.
PCCS Lei Complementar nº 162/95
ASSESSORIA DE GESTÃO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ESTÁGIO PROBATÓRIO É o período de exercício do servidor concursado e nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o qual é observada e apurada, pela.
PLANO DE CARGOS CARREIRA E VENCIMENTOS - PCCV -
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO SÃO BERNARDO DO CAMPO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO TJMG V- TJMG GEDAC/COADE V.
AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO
PRÊMIO FUNCIONÁRIO PADRÃO 2008
CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA A AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES DO Q.A.E. EM ESTÁGIO PROBATÓRIO (INSTRUÇÃO CGRH 2, DE ) SECRETARIA.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
PLANO DE GESTÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Avaliação de Desempenho Comissões de Avaliação de Desempenho CAD - CADU Coordenação de Desenvolvimento.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Avaliação de Desempenho Individual
AGENTES PÚBLICOS 1. Conceito - Todos aqueles – vinculação profissional ou institucional – caráter permanente/caráter temporário – com remuneração/sem remuneração.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
CAPACITAÇÃO DE GESTORES CÂMPUS DE ARAÇATUBA – 2008.
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Adv. Ericksen Prätzel Ellwanger Assessor Jurídico da FECAM
Avaliação de Desempenho Portaria-TCU 180/2009. O que é a avaliação?  Processo que envolve avaliador, servidor e chefia imediata e contempla o planejamento.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
TEXTOS DO PODER JUDICIÁRIO DISPONÍVEIS NO LINK. ORDEM DA CERTIDÃO: 1.LEI QUE INSTITUIU O REGIME ESTATUTÁRIO 2.NOMEAÇÃO/ ADMISSÃO/ CONTRATO; 3.OPÇÃO DE.
PROPOSTA DA NOVA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (ESTÁGIO PROBATÓRIO)
Recursos Humanos. Recursos Humanos Legislação Constituição Federal -Constituição Estadual -Lei nº 6174/70 - Estatuto dos Funcionários Civis do PR -Lei.
AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE DESEMPENHO
ESTÁGIO PROBATÓRIO 2015.
Cronograma de Aulas : 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Resolução SE 52, de Dispõe sobre os perfis, competências e habilidades requeridos dos Profissionais da Educação da rede estadual de ensino, os.
Estágio Probatório.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
FAN - Faculdade Nobre Direito Civil I Tema: Domicílio.
ESTABILIDADE PROVISÓRIA PREVISTA NO ARTIGO 10, II, “b” DO ADCT
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Jornada de trabalho Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração.
citação Complementar e demais modalidades – Publicação das Resoluções
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
1 Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino – Região de Sumaré ESTÁGIO PROBATÓRIO “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos.
Disciplina Processo Administrativo Marcos Gonçalves.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
L.C /2011– Regulamentado pelo
PROMOÇÃO E PROGRESSÃO FUNCIONAL
1 Secretaria de Estado da Educação Departamento de Recursos Humanos - DRHU ESTÁGIO PROBATÓRIO “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
PRINCIPAIS PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
QUADRO DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA, AGRONOMIA E GEOLOGIA APRESENTAÇÃO - QEAG (Lei nº , de 1º de abril de 2016) Abril de 2016 Prefeitura.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
Transcrição da apresentação:

Manual do Estágio Probatório

Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por que ocupam cargos públicos temporários pessoas cargos públicos permanentese pessoas que ocupam Médicos Professores Psicólogos Técnicos, são os cargos EFETIVOS Diretores Contratados Assessores Assistentes Sociais AgentesConsultores Auditores Gerentes Procuradores Enfermeiros Dentistas Educadores Sociais

Por esta razão foi criado o estágio probatório Porque o efetivo será PERMANENTE no serviço público 4 Assim, o estágio probatório verificará na prática a aptidão para o cargo

COMO TUDO ACONTECE

CONCURSO

O concurso público avalia NA TEORIA a capacidade para o cargoConcurso público para CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO Aprovado, o servidor é nomeado

Nomeado, o servidor é empossadoA posse é apenas o ato formal pelo qual o servidor aceita o cargo

Após a posse, ocorrerá o exercício. O exercício é o 1º dia de trabalho do servidor O primeiro dia de trabalho é o início do prazo do estágio probatório

ESTÁGIO PROBATÓRIO

2 O estágio probatório é de 2 anos. São 4 avaliações a cada 6 meses

6 meses de efetivo trabalhoSe o trabalho é suspenso o prazo do estágio probatório também é Em 7 casos o prazo fica suspenso ART. 11, DECRETO 8618: I - licença... doença... família; II - licença... para mandato eletivo; III- faltas injustificadas; IV - cargo em comissão... V - licença... tratamento de saúde superior a 30 dias; VI - desvio de função; VII- disposição... para... União, Estados, Distrito Federal ou outros municípios.

Cessada a suspensão o prazo reinicia de onde parouCompletados 6 meses de efetivo trabalho, a avaliação é encaminhada

Do COMITÊ, que fica na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) Para a COMISSÃO, que fica na própria Secretaria do avaliado

São avaliados 8 fatores que o servidor demonstrou (ou não) durante os 6 meses

(1) Idoneidade moral

(2) Assiduidade

(3) Disciplina

(4) Eficiência

(5) Aptidão e dedicação ao serviço

(6) Inexistência de penalidades administrativas

(7) Cumprimento dos deveres e obrigações

(8) Capacidade de iniciativa

Esses 8 fatores são avaliados em 2 formulários

Em um formulário o servidor se auto-avalia AUTO-AVALIAÇÃO

X X VISTO (Comissão) Após se auto-avaliar um membro da comissão dá o visto

No outro formulário o chefe imediato avalia o servidor na presença do servidor e de um membro da comissão.

ART. 5˚ e 7 ˚ º, DECRETO 8618: “a avaliação deve ser efetuada na presença do servidor avaliado... com a participação do membro da comissão... o servidor avaliado tomará ciência... de sua avaliação”

x O chefe imediato avalia o servidor Mostra pro servidor a avaliação x Após o servidor ler a avaliação, cada um assina em seu RESPECTIVO LOCAL

Discordando da avaliação, o servidor tem 3 dias para manifestar-se perante o Comitê de Avaliação (DGP)

Concluída a avaliação os 2 formulários são devolvidos pela Comissão para o Comitê O Comitê verificará se o servidor atingiu a pontuação mínima prevista

Atingindo o mínimo previsto o servidor permanece no cargoSendo novamente avaliado mais 3 vezes, até completar 2 anos

Comprovados os motivos que ensejaram a avaliação desfavorável, o servidor é desligado da Administração Pública Caso o servidor não tenha atingido o mínimo previsto será proposta a abertura de processo administrativo

Assim o estágio probatório é a ferramenta que a Administração tem para verificar se o servidor é apto para O CARGO

ESTABILIDADE

Ultrapassado o estágio probatório 0 2 anos 3 anos Após 3 anos, o servidor efetivo torna-se estável A estabilidade é o direito de permanência NO SERVIÇO PÚBLICO

Enquanto o estágio probatório é NO CARGO A estabilidade é NO SERVIÇO PÚBLICO Enquanto o estágio probatório é um direito da Administração A estabilidade é um direito do servidor efetivo

Adquirida a estabilidade, o vínculo com a administração torna-se mais forte Passando a ser exonerado apenas em 5 hipóteses (1) sentença judicial; (2) processo administrativo; (3) avaliação periódica de desempenho; (4) na hipótese do art. 169, §4º, CRFB/88; (5) na hipótese do art. 198, §6º, CRFB/88.

Maiores informações consulte “Perguntas Freqüentes” ou envie seu para

Bibliografia: MEIRELLES, Helly Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 29ª ed., p FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Curso de Direito Administrativo. 7ª ed MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Brasileiro. 11ª ed., p BRUNO, Reinaldo Moreira. Direito Administrativo. 1ª ed., p BULOS, Uadi Lammêgo. Constituição Federal anotada. 5ª ed., p ANJOS, Luís Henrique dos. Manual de Direito Administrativo. 1ª ed Animação inspirada nas pinturas de René Magritte Música: Everyday (de Carly Comando) Legislação: Constituição Federal de 1988, arts. 41, 169 e 198 Decreto Municipal 8.618/08 Jurisprudência consultada: STJ, REsp – RJ, STJ, RMS – RS, STJ, RMS – RN, e súmula 21 do STF Uma iniciativa da Diretoria de Gestão de pessoas Comitê de Avaliação do Estágio Probatório Coordenação e Revisão: Liliane Miranda Gervásio Texto, Projeto Gráfico e Editoração: Marcelo Nicolas. A. Feres

Arte final e powerpoint contato: (47) (Nicolas) ou pelo