ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE

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Transcrição da apresentação:

ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE Microanálise Etnográfica: ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE Alunas: Aryane Braun Mariane Moura

INTRODUÇÃO Com o aumento da expectativa de vida da população, surgem novas questões a serem resolvidas em relação ao planejamento de vida nessa nova fase. Em muitos casos, envelhecer causa um sentimento de angústia e insegurança devido à incerteza do idoso em relação ao seu novo papel na sociedade, vivendo então à sua margem, sem expectativas de novas contribuições. O projeto analisado propõe dar atenção a eles, através do ensino de línguas.

Hipóteses Maioria do sexo feminino Idade entre 50 e 60 Moradia próximo ao local do curso Renda familiar de 1 a 3 salários mínimos Buscam o curso para fazer alguma atividade para ocupar o tempo ocioso.

OBJETIVOS Possibilitar o aprendizado de um novo idioma e também de seus aspectos culturais que o envolvem; Estimular a memória, a concentração, o desenvolvimento da socialização e da auto-estima; Atividade intelectual promovendo qualidade de vida ao idoso.

MATERIAIS E MÉTODOS Apostila elaborada em especial para esse público, pensando em sua realidade; Prioridade para a questão sociocultural, apresentando formas e expressões para se comunicar em diversos contextos: cumprimentos, compras, consulta médica... Abordagem comunicativa.

RESULTADOS E DISCUSÃO Foi entregue um formulário de pesquisa aos alunos, com algumas perguntas a fim de conhecer um melhor o público e outras relacionadas ao aprendizado de segunda língua para verificar a importância desse projeto para eles. Totalizavam, até o momento, dezessete idosos.

SEXO

FAIXA ETÁRIA

RENDA FAMILIAR

ESCOLARIDADE

EXPECTATIVAS Auto-estima Confiança Aprender Entusiasmar outras pessoas Sonho Viajar Comunicação Aproveitamento Conhecer Significação da existência

CONCLUSÃO A maioria das hipóteses não foram confirmadas, como a da faixa etária, que apresentou uma idade maior, da renda familiar, que apresentou-se superior e do porque estão fazendo o curso, que não é apenas para ocupar o tempo, mas para realização de sonho e aplicações práticas.

CRÉDITOS Disciplina: Cultura e Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Professora Mariza Riva Projeto “Lengua y Cultura Hispánica” Mariane S. G. Moura Rogéria de Aguiar Coordenação: Terumi Koto Projeto Integrar – Psicologia - UFPR