AULA TÉCNICA 45 2007 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO SCOPINO TREINAMENTOS
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BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO Já tivemos aula sobre ELETROINJETOR E ELETROVENTILADOR na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: FLEXPOWER CELTA 2007 BOBINA E SISTEMA DE PARTIDA A FRIO
DIAGRAMAÇÃO FLEXPOWER DETONAÇÃO * E C U MULTEC H TEMPERATURA DE ÁGUA * PARTIDA A FRIO* TEMPERATURA DE AR + MAP* LÂMPADA DE DIAGNOSE 04 INJETORES* SENSOR DE FASE * BOBINA* ROTAÇÃO * CANISTER* POSIÇÃO BORBOLETA* ELETROVENTILADOR* VSS – VELOCIDADE * ATUADOR DE M. LENTA* RELÉ BOMBA* SENSOR DE OXIGÊNIO * AR CONDICIONADO CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 IMOBILIZADOR
MOTOR VHC 1.0 CABOS DE IGNIÇÃO
BOBINA DE IGNIÇÃO O TRANSFORMADOR DE IGNIÇÃO É A PEÇA RESPONSÁVEL POR TRANSFORMAR A BAIXA TENSÃO DA BATERIA EM ALTA TENSÃO REQUERIDA PELAS VELAS DE IGNIÇÃO, NO MOMENTO E AMPLITUDE EXATOS, DETERMINADOS PELO MAPEAMENTO FEITO PELA ECU.
A BOBINA
DETALHES PARA GERAR A ALTA TENSÃO REQUERIDA PELAS VELAS, A BOBINA É COMPOSTA COM DOIS ENROLAMENTOS ISOLADOS ENTRE SI, ENCAPSULADOS NUMA ÚNICA PEÇA. O SISTEMA DE IGNIÇÃO É ESTÁTICO, SEM O DISTRIBUIDOR, E O CONTROLE DE ATERRAMENTO É FEITO PELA ECU.
ESQUEMA DE LIGAÇÃO CILINDROS E C U B O I N A 1 B01 4 CHAVE 2 B17 3
FUNCIONAMENTO OS ENROLAMENTOS SÃO LIGADOS AOS CILINDROS 2/3 E 1/4. CADA PAR DE CILINDROS GÊMEOS RECEBEM MAPEAMENTO, ÂNGULO DE PERMANÊNCIA E CONTROLE DE DETONAÇÃO. CHEGA TENSÃO DA BATERIA NO BORNE CENTRAL E ESTE É DISTRIBUÍDO AOS DOIS ENROLAMENTOS.
DICA DEVIDO AO USO DE BICOMBUSTÍVEL, A ECU TEM MAPAS ADEQUADOS PARA CADA MISTURA. ESTE CONTROLE É FEITO COM BASE, PRINCIPALMENTE DO SINAL DE DETONAÇÃO. DEVEMOS TER ATENÇÃO ESPECIAL PARA APLICAÇÃO DE VELAS ADEQUADAS A ESTE MOTOR FLEXPOWER.
TESTE DE FUNCIONAMENTO PODEMOS TESTAR A BOBINA COM O USO DE UM CENTELHADOR. CASO NÃO EXISTA CENTELHA, VERIFIQUE OS PULSOS COM A CANETA DE POLARIDADE. E ENTÃO MEÇA A RESISTÊNCIA ELÉTRICA, QUE DEVE SER DE 0,8 Ohms PARA O PRIMÁRIO E 5,5 KOhms PARA O SECUNDÁRIO.
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DEFEITO INTERMITENTE É COMUM A BOBINA DESTA LINHA APRESENTAR FALHA INTERMITENTE NA FASE QUENTE E EM RETOMADA DE ACELERAÇÃO. NESTE CASO, AS MEDIÇÕES ELÉTRICAS ESTARÃO DENTRO DA FAIXA DE TRABALHO MAS OS ENGASGOS E FALHAS INDICARÃO A PROVÁVEL CAUSA DO PROBLEMA.
DETALHE NA TAMPA
PARTIDA A FRIO COMO O SISTEMA É FLEX, DEVEMOS TER UM SISTEMA DE PARTIDA A FRIO, OU SEJA, INJEÇÃO DE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE GASOLINA NA FASE FRIA (PARTIDA) EM MISTURAS QUE TENHAM MAIOR QUANTIDADE DE ÁLCOOL. ESTA FUNÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR À ÁLCOOL.
TUBULAÇÃO DE PARTIDA A FRIO
O CONTROLE O TESTE DO SISTEMA DE PARTIDA A FRIO PODE SER FEITO ATRAVÉS DO SCANNER, OU ENTÃO, DEVEMOS SABER EM QUAL PROPORÇÃO E COM QUAL TEMPERATURA A ECU TEM EM SUA PROGRAMAÇÃO, A FUNÇÃO DE PARTIDA A FRIO. ESTE CONTROLE É FEITO ATRAVÉS DO RELÉ DE PARTIDA A FRIO.
RESERVATÓRIO
DIAGRAMA PARTIDA A FRIO E C U RELÉ A13 B04 BOMBA GASOLINA VÁLVULA DE CORTE
MAPA PARA INJEÇÃO
DETALHE COMO FOI POSSÍVEL VERIFICAR NA FIGURA ANTERIOR, A ECU ACIONA O RELÉ DE PARTIDA A FRIO E A VÁLVULA DE CORTE, EM TEMPERATURAS ABAIXO DE 16 GRAUS, COM MISTURAS ACIMA DE 65 % DE ÁLCOOL ACIMA DA ESCALA DE ZERO GRAUS DE TEMPERATURA.
BOBINA DE IGNIÇÃO QUEIMADA, DEVEMOS TESTAR OU TROCAR PERGUNTA QUANDO TEMOS UMA BOBINA DE IGNIÇÃO QUEIMADA, DEVEMOS TESTAR OU TROCAR QUAIS COMPONENTES ?
RESPOSTA DEVEMOS ANALISAR, OU PREVENTIVAMENTE, SUBSTITUIR OS CABOS E VELAS DE IGNIÇÃO, E AINDA O CONECTOR ELÉTRICO DA BOBINA.
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 47 MULTEC-H AULA 11 CELTA FLEX Instrutor Scopino