AULA TÉCNICA 67 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Advertisements

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC-H FLEXPOWER INTRODUÇÃO 2.
AULA TÉCNICA 11 INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MOTRONIC SENSORES 3.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Transcrição da apresentação:

AULA TÉCNICA 67 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M INJETORES, CANISTER E MÓDULO DIS ATUADORES: SCOPINO TREINAMENTOS

ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

Já tivemos aula sobre: SENSORES LAMBDA E DETONAÇÃO. Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 07 ATUADORES.

E C U DIAGRAMAÇÃO MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA * VÁLVULA EGR LINEAR ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE DETONAÇÃO * 04 INJETORES * COMANDO A/C * MÓDULO DIS * FASE * CANISTER * POSIÇÃO BORBOLETA * ELETROVENTILADOR VSS – VELOCIDADE ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA SENSOR MAP * AR CONDICIONADO TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

INJETORES SÃO AS ELETROVÁLVULAS COMANDADAS PELA ECU, QUE PERMITEM A PASSAGEM DO COMBUSTÍVEL NA QUANTIDADE EXATA, CALCULADA PELO TEMPO DE ABERTURA DE SUA VÁLVULA. SÃO OS PRINCIPAIS ATUADORES DO SISTEMA, E TEMOS 01 INJETOR POR CILINDRO, SISTEMA MULTIPONTO.

A ECU COMANDA O SINAL

PONTA DO INJETOR

DETALHES OS INJETORES SÃO VÁLVULAS DO TIPO NF, NORMALMENTE FECHADA, SENDO QUE POSSUI UMA MOLA QUE QUANDO A SUA BOBINA INTERNA NÃO ESTÁ ENERGIZADA ESTA MOLA FECHA A VÁLVULA, E NÃO É INJETADO COMBUSTÍVEL. ESTÃO POSICIONADOS NO COLETOR DE ADMISSÃO BEM PRÓXIMO ÀS VALVULAS DE ADMISSÃO.

LOCALIZAÇÃO

O INJETOR

O INJETOR A ECU CALCULA O TI, TEMPO DE INJEÇÃO, QUE É O TEMPO EM ms, MILISEGUNDOS, E ENVIARÁ PULSO NEGATIVO, DE FORMA INDIVIDUAL, PARA CADA UM DOS INJETORES, POIS TEMOS NO MULTEC M A INJEÇÃO MULTIPONTO SEQUÊNCIAL. A ALIMENTAÇÃO POSITIVA (TENSÃO DA BATERIA) É VIA RELÉ PRINCIPAL.

PINOS LIGAÇÕES: INJETOR 1 => PINO C4 INJETOR 2 => PINO C3 OBS. ATENÇÃO A MAL CONTATO NO CONECTOR CENTRAL DO VÃO DO MOTOR.

MAL CONTATO

VALORES A LIMPEZA DO INJETOR DEVE SER FEITA POR SISTEMA DE ULTRASOM ENTRE 20.000 A 30.000 km. RESISTÊNCIA TI 12,0 à 13,0 ohms 2,0 à 4,0 ms

DICA O TEMPO DE INJEÇÃO DEVE ESTAR OSCILANDO O TEMPO TODO, MESMO EM MARCHA LENTA. COMO O ACESSO A ESTES INJETORES É DIFÍCIL, VALE A PENA SEMPRE FAZER OS TESTES NA MÁQUINA DE LIMPEZA ANTES DE REMONTÁ-LOS. ATENÇÃO ESPECIAL Á APLICAÇÃO DE ACORDO COM O MOTOR.

MÓDULO DIS NO SISTEMA MULTEC M, TEMOS UMA BOBINA DUPLA ACOPLADA A UM MÓDULO DE POTÊNCIA, CHAMADO DE MÓDULO DIS, DE SISTEMA DE IGNIÇÃO DIRETA. NESTE ATUADOR, TEMOS A ECU CONTROLANDO O PONTO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA DO SISTEMA DE IGNIÇÃO.

MÓDULO DIS

FUNÇÃO FIXO NA LATERAL DO CABEÇOTE, O MÓDULO DIS OU SIMPLESMENTE BOBINA DE IGNIÇÃO É A PEÇA QUE TRANSFORMA A BAIXA TENSÃO DA BATERIA EM ALTA TENSÃO REQUERIDA NAS VELAS. ATRAVÉS DO MÓDULO AMPLIFICADOR DE SINAL, TEMOS OS ENROLAMENTOS PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO.

OS PINOS PINO A => D14 PINO B => C14 PINO C => MASSA PINO D => F19 – POSITIVO PRIMÁRIO= NÃO MEDE SECUNDÁRIO= 6000 ohms

CANISTER

DICA NESTE SISTEMA MULTEC M, A VÁLVULA DE PURGA DO CANISTER, COMANDADA PELA ECU PELO PINO A13, PARA RESPIRO E LIMPEZA DO CARVÃO ATIVADO, A LIGAÇÃO É FEITA PELA ELETROVÁLVULA AO COLETOR DE ADMISSÃO EM ROTAÇÕES INTERMEDIÁRIAS COM O MOTOR AQUECIDO.

PERGUNTA O QUE DANIFICA A BOBINA ?

RESPOSTA ALTA TENSÃO REQUERIDA VELAS CABOS DE VELAS ALTA TEMPERATURA

OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 69/2008 AULA 09 - Atuadores CORSA 16V Instrutor Scopino