AULA TÉCNICA 24 2007 INSTRUTOR: SCOPINO
AULA SOBRE MOTOR VW A AR TEMA DE HOJE: VALORES SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AJUSTES FINAIS. Nesta aula veremos: MOTOR VW A AR VALORES
MOTORES DIFERENTES
MOTORES DIFERENTES 2
MOTORES DIFERENTES 3
VALORES NESTA PENÚLTIMA AULA DA SÉIRE SOBRE MOTOR VW A AR, ESTAREMOS ESTUDANDO ALGUMAS PARTICULARIDADES DESTA FAMÍLIA DE MOTORES E SEUS VALORES DE TORQUE E MONTAGEM. DESDE DE TORQUES DE APERTO ATÉ REGULAGENS DO PONTO DE IGNIÇÃO E ROTAÇÃO DE MARCHA LENTA.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS TORQUE RECOMENDADO 1300 / 1500 8 mm 1600 12 mm CAPA DO MANCAL 2 ETAPAS 10 Nm + 20 Nm 35 Nm CAPA DA BIELA 40 a 50 Nm VOLANTE MOTOR 350 Nm CABEÇOTES 20 a 26 Nm
FOLGA PISTÃO/CILINDRO INFORMAÇÕES TÉCNICAS 2 MEDIDAS 1300 1500 1600 DIÂMETRO CILINDROS 77,00 mm 83,00 mm 85,50 mm FOLGA PISTÃO/CILINDRO 0,05 mm CURSO 69,00 mm FOLGA AXIAL EM mm 0,07 a 013 FOLGA RADIAL EM mm COMANDO 0,02 a 0,05
MOLAS DAS VÁLVULAS
MOLAS DAS VÁLVULAS AINDA NO PROCESSO DE MONTAGEM DO MOTOR, AS MOLAS DAS VÁLVULAS DEVEM SER MEDIDAS COM A APLICAÇÃO DE CARGA EM FERRAMENTA ESPECIAL. 32 mm COM CARGA DE 21 Kgf 23 mm COM CARGA DE 45 Kgf
REGULAGENS BÁSICAS .REGULAGEM DE VÁLVULAS-EFETUADA APENAS COM O MOTOR FRIO, AS DE ADMISSÃO E DE ESCAPAMENTO DEVEM SER REGULADAS DE 0,10 A 0,15 mm. .ORDEM DE IGNIÇÃO- 1-4-3-2 .ABERTURA DE PLATINADOS- 0,40 mm .GAP DAS VELAS- 0,60 A 0,80 mm
REGULAGEM DE PONTO
CÓDIGO DO MOTOR
TABELA PONTO DE IGNIÇÃO BG BJ UF BZ UH UA UG BK BM BP BX BY REGULAGEM EM APMS 10 GRAUS 12,5 GRAUS 18 GRAUS 15 GRAUS
REGULAGEM DE PONTO
PRESSÃO DE ÓLEO A PRESSÃO DO ÓLEO DEVE SER MEDIDA COM O MANÔMETRO DE PRESSÃO INSTALADO NO LOCAL DO INTERRUPTOR DA LUZ DE ÓLEO. A RECOMENDAÇÃO É DE: MÍNIMA = 1,96 bar A 2500 RPM
MEDIDOR DE PRESSÃO DE ÓLEO
MEDIÇÃO DE COMPRESSÃO A COMPRESSÃO DO MOTOR VW É MEDIDA COM A REMOÇÃO DAS VELAS, INSTALAÇÃO DA FERRAMENTA CILINDRO POR CILINDRO E GIRO DO MOTOR. A RECOMENDAÇÃO É DE: DE 10,8 A 12,7 BAR
MEDIÇÃO DE COMPRESSÃO
PERGUNTA QUAL A ROTAÇÃO DE MARCHA LENTA E POLUENTES PARA MOTORES VW A AR CARBURADOS ?
RESPOSTA ROTAÇÃO DE MARCHA LENTA: DE 650 A 750 RPM (GASOLINA) DE 950 A 1050 RPM (ÁLCOOL) ÍNDICE DE CO: 2,0 A 4,0% (GASOLINA) 2,5 A 3,5% (ÁLCOOL)
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: MOTOR 2007 / 26 “DETALHES” KOMBI MI Instrutor Scopino
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO