AULA TÉCNICA 05 2006 INSTRUTOR: SCOPINO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: SPI G6/G7 AULA PARTE 2/3 SENSORES.
Advertisements

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA 10 INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA 9 INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA 12 INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA Fechamento
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
FEIRAS E EVENTOS Autopar 2006 Data: 24 a 27 de maio de 2006
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
A AULA COMEÇARÁ EM BREVE
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
FEIRAS E EVENTOS Feira Internacional de Serviços, Peças e Acessórios Data: 9 a 13 de maio de 2006 Horário: Terça a sexta-feira das 13h às 21h – Sábado.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA 11 INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MOTRONIC SENSORES 3.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Transcrição da apresentação:

AULA TÉCNICA 05 2006 INSTRUTOR: SCOPINO

INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MONOMOTRONIC INTRODUÇÃO AULA 1/3 SCOPINO TREINAMENTOS

ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

Já tivemos aula sobre vários sistemas de injeção eletrônica monoponto. Agora veremos: Injeção Eletrônica MONOMOTRONIC FIAT TIPO MA 1.7

VEÍCULO E DETALHES

APLICAÇÃO FIAT TIPO 1.6 i.e. (ASSUNTO DA AULA) RENAULT CLIO 1.6 PEUGEOT 106 1.0 VW GOLF 1.8

INTRODUÇÃO O SISTEMA MONOMOTRONIC FOI DESENVOLVIDO PELA BOSCH, PARA ATENDER VEÍCULOS COM SISTEMA MAIS BARATO, E QUE ATENDE AS ESPECIFICAÇÕES DE POLUENTES DA ÉPOCA. TEM APENAS UM INJETOR PARA OS QUATROS CILINDROS DO MOTOR.

EXISTEM ALGUMAS PARTICULARIDADES, QUE MUDAM ALGUNS CONCEITOS JÁ VISTOS AQUI NA UMEC. UMA DELAS, É A AUSÊNCIA DE SENSOR DE AR (MAP – MAF – FLUXO DE AR), NA VERDADE TODAS AS MEDIÇÕES DE ENTRADA DE AR SÃO EM FUNÇÃO DA ROTAÇÃO (SENSOR DE ROTAÇÃO) E DA BORBOLETA (SENSOR DUPLO DE POSIÇÃO DE BORBOLETA).

ECU

ECU ABERTA

A ECU O CÉREBRO DO SISTEMA É DIGITAL, TEM A LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO COMO UM DE SEUS ATUADORES, TEM COMUNICAÇÃO COM SCANNER MAS NÃO PERMITE ACESSO VIA CÓDIGO DE PISCADAS. SÃO 35 PINOS EM SEU CONECTOR, SENDO DE 1 A 18 E DE 19 A 35.

O ATERRAMENTO UMA DICA EM ESPECIAL, OS TERMINAIS DE ATERRAMENTO DO SISTEMA MONOMOTRONIC, QUE ESTÁ LOCALIZADO NO COLETOR DE ADMISSÃO. SÃO 2 TERMINAIS DE ATERRAMENTO FIXOS EM 2 PRISIONEIROS QUE SOFREM MUITO OXIDAÇÃO E APRESENTAM FALHAS NO SISTEMA.

DICA TÉCNICA

LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO

A IGNIÇÃO O SISTEMA DE IGNIÇÃO É CONJUGADO, OU SEJA, A ECU FAZ O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA E DA IGNIÇÃO TAMBÉM. EM ALGUMAS APLICAÇÕES NÃO HÁ NEM O DISTRIBUIDOR, OU SEJA, A IGNIÇÃO É MAPEADA ESTÁTICA, EM OUTRAS É DINÂMICA.

TESTE DE ALIMENTAÇÃO ECU FIAT TIPO MA 1.7: ATERRAMENTO= 18 e 1 POSITIVO= 16 POSITIVO PÓS CHAVE= 17 ECU GOLF 1.8 1.2.3.: ATERRAMENTO= 1, 12, 15 e 20 POSITIVO= 21 POSITIVO PÓS CHAVE= 23

PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL O SISTEMA FICA PRESSURIZADO, MESMO APÓS O MOTOR ESTAR DESLIGADO. ANTES DE QUALQUER TESTE, DESLIGUE O CONECTOR DA BOMBA OU RETIRE O FUSÍVEL DA BOMBA E FUNCIONE O MOTOR, ATÉ QUE PÁRE DE FUNCIONAR DEMOSTRANDO QUE O SISTEMA ESTÁ DESPRESSURIZADO.

A PRESSÃO E A VAZÃO COM O MANÔMETRO NA LINHA DE COMBUSTÍVEL, O RELÓGIO DEVE INDICAR PRESSÃO DE 0,9 A 1,1 BAR. TESTANDO A PRESSÃO MÁXIMA DA BOMBA DEVEMOS ENCONTRAR PRESSÃO ACIMA DE 3 BAR. A VAZÃO EM 30 SEGUNDOS, MEDIDA NA LINHA DE RETORNO, DEVE SER MAIOR QUE 700 ml.

O REGULADOR DE PRESSÃO

PERGUNTA O QUE É DIFERENTE SE COMPARARMOS O TIPO 1.6 i.e. DOS DEMAIS VEÍCULOS TIPO DA FIAT ?

O FIAT TIPO POSSUI 4 MOTORIZAÇÕES E 4 SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA: RESPOSTA O FIAT TIPO POSSUI 4 MOTORIZAÇÕES E 4 SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA: TIPO 1.6 i.e. = MONOMOTRONIC TIPO 2.0 8 V = MARELLI IAW TIPO 2.0 16V= MARELLI IAW P8 TIPO 1.6 MPI= BOSCH MOTRONIC

OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA MONOTRONIC - SENSORES Instrutor Scopino 

AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO