RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
15:20.
LEARNING ORGANIZATION
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Prof.a Andréia Chagas Pereira
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
DESAFIOS DA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Quem gostaria de... Ter a participação de todos os funcionários em um projeto? Conseguir informações sobre os clientes e concorrentes? Enxergar novas oportunidades.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Comportamento organizacional
BENCHMARKING.
“A logística e a fidelização de clientes”
COMPRA RACIONAL, POR IMPULSO E A DISSONÂNCIA COGNITIVA
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Padronização do Atendimento ao Cliente
SELECIONANDO CLIENTES
Disciplina: Marketing Aula 1
Prof. Msc. Magali de Macedo
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
Marketing de Negócios – 8º Período – Aula 01
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Solidificando seus relacionamentos
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Comportamento do consumidor
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Os Estilos de Liderança
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Teoria das restrições Aula 08.
Competência, comprometimento e identificação das atividades no trabalho Prof. Tatiane Darino.
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Adm. do Relacionamento com o Cliente
Leitura “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” Mário Quintana.
Mercado de Trabalho.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Balanced Scorecard.
ENFRENTANDO OBJEÇÕES.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Cap. 9 - O Marketing em uma Nova Empresa Grupo: Débora Reis Mayara Sayuri Túllio Novaes.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Briefing. Processo inicial..
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
A Liderança transformacional
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Temperamentos.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
David Hume (1711–1776).
Estratégias da Produção
Administração Mercadológica I
Aula 6 –Instrumentos para Ouvir os clientes
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Transcrição da apresentação:

RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES ARC 2 bimestre 2013

Introdução Compreender os riscos inerentes ao processo de comunicação (ouvir) dos clientes é de suma importância para as organizações pois podem ajudar a evitar vários problemas de ordem operacional. Entender que os clientes nem sempre sabem o que querem e, que os valores e requisitos mudam com o tempo são formas de auxiliar as organizações a serem mais voltadas para os clientes, oferecendo, portanto, soluções que melhor os atenda.  

Os Clientes Sabem o que Querem Estudar os riscos ao ouvir os clientes nos remete a seguinte indagação: ‘Os clientes sabem o que querem?’ Riscos existem sempre que a condição de certeza é inexistente, ou seja, a condição de incerteza é alta. Quando os clientes não estão certos do que realizar (comprar – consumir) algumas dificuldades podem surgir, como por exemplo, podem desenvolver um sentimento de insatisfação e/ou de repúdio sobre algo ou alguém (marca, produto, empresa-lugar, funcionário).  Para as organizações, quando mais riscos como este forem evitados, maiores serão as chances de reter clientes satisfeitos. Tal condição deve ser buscada com afinco, de forma que a organização seja reconhecida pela maioria das pessoas que atende como comprometida com o sucesso de seus clientes.

Mais do que Voltado para o Cliente Em “Competindo pelo futuro” Hamel & Prahalad (1995), são críticos quanto a idéia de se ouvir clientes. Para eles os clientes não sabem identificar aquilo que necessitam, motivo pelo qual eles consideram que as empresas devem buscar se antecipar às necessidades dos clientes, ao invés de atender suas necessidades articuladas.   Para tais autores, existem três tipos de empresas: ·  As que tentam levar os clientes para onde eles não querem ir. ·  As que escutam os seus clientes e respondem às suas necessidades articuladas. ·  As empresas que levam os clientes para onde eles querem ir, mas ainda não sabem disso.

No terceiro tipo estão as empresas que criam o futuro No terceiro tipo estão as empresas que criam o futuro. Elas fazem mais do que satisfazer os clientes; elas os surpreendem constantemente. O segundo tipo, de acordo com Hamel e Prahalad, talvez estejam em mercados nos quais as necessidades dos clientes já estejam sendo satisfeitas por concorrentes com maior capacidade de prever o futuro.

Ressalta-se que apesar de Hamel e Prahalad não acreditarem na capacidade dos clientes de identificar produtos que atendam suas necessidades, não significa que eles não devam ser investigados. Ao que parece a proposta dos autores pode ser assim traduzida: ao invés de perguntar ao cliente o produto ou serviço que ele deseja, deve-se investigar quais suas necessidades não atendidas (no todo ou em parte).

Valores e Requisitos Mudam com o Tempo e são Variáveis entre Clientes  Em relação à nossa preocupação com o risco de ouvir os clientes, ênfase especial deve ser dada ao fato que os valores são dinâmicos e variáveis entre clientes.   a)    “Os valores de mercado que os clientes buscam mudam com o tempo. Primeiro porque as necessidades e desejos dos clientes individuais alteram-se em virtude de mudanças em seu estágio de vida e em seus recursos. Segundo porque eles mudam em razão de expectativas que surgem em todo o mercado. b)    “(...) o que um cliente valoriza em um produto ou serviço pode não ser valorizado por outro cliente. Consequentemente, um produto ou serviço é mais versátil se for capaz de gerar valores múltiplos, para satisfazer pessoas diferentes.

Não parece ser fácil a missão daqueles cuja missão é ouvir o cliente e/ou se antecipar às suas necessidades: os clientes não sabem identificar aquilo que necessitam, o que eles valorizam parece sempre caminhar para níveis maiores de exigência e, não bastasse isso, o que um cliente valoriza não é – necessariamente – o mesmo que um outro valoriza. Que os valores mudam de cliente para cliente é fácil de compreender e constatar, porém, também é necessário entender que os valores de um determinado cliente mudam com o tempo. As necessidades e os desejos dos clientes individuais alteram-se em decorrência de modificações em seu estágio de vida e em seus recursos. Além disso, os valores mudam em razão de expectativas que surgem em todo o mercado (Silva e Zambon, 2006, p.86).   Outra referencia importante sobre os valores é o fato de que à medida que atingem níveis mais altos eles se diversificam e cada cliente, pode ter sua própria dimensão de valor para cada produto ou serviço.

A Miopia de Marketing e o Cuidado ao Ouvir as Necessidades dos Clientes Inicialmente é importante destacar que a miopia de marketing é uma das justificativas para que se instalem problemas desnecessários na estrutura organizacional. Um dos principais obstáculos para que a melhor competência seja atingida ao ouvir os clientes é acreditar que já se sabe o que fazer e como fazer. (Silva e Zambon, 2006, p.84)   Muitas organizações apresentam problemas porque não conseguem enxergar corretamente o seu ambiente e o comportamento, expectativas e necessidades de seus clientes. Sendo assim, muitos riscos ao ouvir os clientes não estão ligados à sua forma de pensar e de agir, mas na forma pela qual as organizações entendem o que eles realmente querem dizer. Nesse sentido, a miopia de marketing é um tipo de ato consciente ou inconsciente de muitos profissionais que teimam em não querer enxergar o que está, de certa forma, revelado aos seus olhos e ouvidos. É preciso que os clientes sejam estimulados a se pronunciar, então é necessário ouvi-los, interpretá-los, compilar suas falas e tomar medidas no sentido de cumprir suas expectativas, necessidades e desejos, superando-os.   

Atividade em sala Leitura do texto sobre Miopia em Marketing