MARKETING -EMPREENDORES

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Transcrição da apresentação:

MARKETING -EMPREENDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA

Fatores que influenciam o Mix de Promoção Mercado Alvo: prontidão para a compra(6 estágios): percepção: o vendedor deve tornar o produto conhecido conhecimento: inclui transmitir as características/benefícios do produto apreciação: como o mercado sente-se diante do produto ou marca, costuma-se associar o produto a uma personalidade, ou a um símbolo. criar preferência: neste momento as empresas buscam através de comparações mostrar que o seu produto é superior aos dos concorrentes Convicção: leva a real decisão ou compromisso de compra, o objetivo é aumentar o desejo do consumidor a respeito do produto, teste de uso é muito utilizado neste caso. Compra: neste estágio a empresa busca uma alternativa para superar os motivos que podem retardar a compra.

Fatores que influenciam o Mix de Promoção – mercado Escopo geográfico do mercado Tipo de cliente alvo (cliente final, empresas,distribuidores) Concentração do mercado(independente de onde estejam).

Fatores que influenciam o Mix de Promoção Natureza do produto valor unitário grau de customização serviços pré e pós venda Fundos disponíveis

ESTRATÉGIA PROMOCIONAL Estratégia promocional para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto. INTRODUÇÃO ESTRATÉGIA PROMOCIONAL deve-se estimular a demanda primária (por um tipo de produto) (venda pessoal e feiras) SITUAÇÃO DE MERCADO Clientes desconhecem as características e benefícios do produto

ESTRATÉGIA PROMOCIONAL Estratégia promocional para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto. CRESCIMENTO SITUAÇÃO DE MERCADO Consumidores conscientes dos benefícios do produto, o produto vende bem, e os intermediários querem trabalhar com ele ESTRATÉGIA PROMOCIONAL Estimular a demanda seletiva (marca), os intermediários dividem uma maior parcela do esforço promocional total.

ESTRATÉGIA PROMOCIONAL Estratégia promocional para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto. MATURIDADE SITUAÇÃO DE MERCADO A concorrência se intensifica, e as vendas estabilizam ESTRATÉGIA PROMOCIONAL A propaganda é usada mais para persuadir do que somente informar. Grande concorrência obriga maiores verbas de propaganda.

ESTRATÉGIA PROMOCIONAL Estratégia promocional para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto. DECLÍNIO SITUAÇÃO DE MERCADO Vendas e lucros em declínio, produtos novos e melhores entrando no mercado. ESTRATÉGIA PROMOCIONAL Todos os esforços promocionais são substancialmente cortados. A enfase passa a ser lembrar os clientes restantes.

Estratégia de Empurrar ou Puxar

Venda pessoal Natureza: A comunicação pessoal de informações para persuadir alguém a comprar algo. Representa em muitas empresas a maior despesa operacional isolada ficando entre 8% a 15% das vendas. Propaganda representa entre 1% e 3%.