OUTUBRO, 2009 PDEACOMPANHAMENTO PERÍODO 2007- out.2009 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANÁ ORÇAMENTO TEMÁTICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
A Nova Política Industrial do RS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
PLANO DE GESTÃO.
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
Brasília, 27 de setembro de 2012
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Plano Estratégico Regional de Turismo
· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Gestão Estratégica na Política Pública
DOCUMENTOS UTILIZADOS
De acordo com o objetivo geral do Prêmio, de promover reflexão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões.
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Proposta discutida pelas principais instituições públicas executoras e detentoras da cartografia estadual em 08 e 09 de julho de 2010 e aprovada pelo Conselho.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Fórum Nacional de Educação
ORÇAMENTO CRIANÇA O Orçamento Criança e Adolescente contém o que você precisa saber sobre o que foi gasto ou está previsto para ser gasto com a criança.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
ABRIL 2010.
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
Lei Orçamentária Anual - LOA
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
MAIO 2010.
APRESENTAÇÃO NA REGIÃO DO CASQUEIRO. CICLO ORÇAMENTÁRIO PLANO PLURIANUAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PPA CUBATÃO 2010/2013.
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
REUNIÕES REGIONAIS.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Exposição ao Conselho Deliberativo da SUDAM
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Agosto de 2015 COMISSÃO TEMÁTICA VII Capacidade e sustentabilidade financeira.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Abertura do Orçamento 2016 A Lei Orçamentária de Lei nº 7210 de 18 de Janeiro de 2016 Destaques:  Previsão da receita bruta de R$
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Visão Ser reconhecido pela sociedade brasileira e pela comunidade internacional como órgão de Estado efetivamente integrador da segurança e da defesa.
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (CONORF)
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
1 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Audiência Pública PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Santa Carmem, MT, 28 de Setembro de 2010 PREFEITURADESANTACARMEMPREFEITURADESANTACARMEM.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

OUTUBRO, 2009 PDEACOMPANHAMENTO PERÍODO out.2009 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANÁ ORÇAMENTO TEMÁTICO

OUTUBRO, 2009 ANTECEDENTES e PREMISSAS – PDE O ORÇAMENTO TEMÁTICO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OPDE (Orçamento Temático da PDE) PRINCIPAIS AVANÇOS Esferas – Econômica e Sócio ambiental Áreas de Investimento Regiões de Planejamento SUMÁRIO

OUTUBRO, 2009 A CONCEPÇÃO DA PDE (2007) DOCUMENTOS ORIENTADORES Os Vários ParanásDinamismo Regional (IPARDES) PRDE (SEDU)Ações Estruturantes SISTEMAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA SEPL Níveis e Instrumentos de Acompanhamento: Estratégico Programático Tático PDE Programas do PPA LOA E-car e E-cop instrumentonível ANTECEDENTES e PREMISSAS - PDE (Orçamento Temático)

OUTUBRO, 2009 Priorização dos espaços socialmente críticos Redução das disparidades regionais Ações promotoras de desenvolvimento Unidade e sinergia dos investimentos públicos PREMISSAS Surge a PDE: Instrumento de Planejamento Orientador da elaboração do PPA e LOA´s Balizador da regionalização orçamentária Definidor das ações prioritárias do PPA ANTECEDENTES e PREMISSAS - PDE

OUTUBRO, 2009 ORÇAMENTO TRADICIONALORÇAMENTO TEMÁTICO Por Unidade ExecutoraPor Tema VerticalizadoHorizontalizado Visão segmentada das açõesVisão integrada das ações Compartimentalização da aplicação dos recursos Identificação de Sinergia para aplicação dos recursos públicos Grande esforço e dispêndio de tempo para gerar informação intersetorial Resultado financeiro sistematizado ORÇAMENTO TEMÁTICO : FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA A GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS

OUTUBRO, 2009 VISÃO INTERSETORIAL DO ORÇAMENTO MENSURAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS POR TEMAS PROJETOS ATIVIDADES (P/AS) POR UNIDADES EXECUTORAS UNIDADE SEABSETPSESASETISEMA PROJETOS ATIVIDADES (P/AS) ))) TOTAL DE RECURSO ORÇAMENTÁRIO POR UNIDADE P/AS SEAB P/AS SETP P/AS SESA P/AS SETI P/AS SEMA Σ VERTICAL Política de Desenvolvimento do Estado Σ P/As selecionados HORIZONTAL Σ todos os P/As

OUTUBRO, 2009 TEMAS SELECIONADOS POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO – PDE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL TERRITÓRIOS DA CIDADANIA CRIANÇA E ADOLESCENTE MEIO AMBIENTE ORÇAMENTO TEMÁTICO : FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA A GESTÃO DE RECURSOS PÚBLICOS

OUTUBRO, 2009 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ABRANGÊNCIA: 24 ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E REGIME ESPECIAL 37 AUTARQUIAS E EMPRESAS PÚBLICAS 13 SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E REPRESENTAÇÕES DO ESTADO TOTAL: 74 UNIDADES AGRUPADAS EM 28 UNIDADES EXECUTORAS

OUTUBRO, 2009 Sistematização dos valores dos projetos/atividades por elemento de despesa Investimentointegralmente considerado ODC´s consideradasapenas relacionadas à outras despesas correntes investimentos Exclusão dos valores pessoal, custeio, juros, amortizações de dívidas e inversões financeiras I II III IV V Identificação dos valores dos projetos/atividades por áreas de investimentos previstas na PDE Regionalização dos valores investidos nas seis Regiões de Planejamento PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PASSOS Identificação dos investimentos nas Esferas: Econômica (I, II e III) e Socio-ambiental (IV e V)

OUTUBRO, 2009 PDE PERÍODO out.2009 PRINCIPAIS RESULTADOS DA

OUTUBRO, 2009 PDE: VALORES GLOBAIS – PREVISTOS E REALIZADOS FONTE: CDG/SEPL 47,61%

OUTUBRO, 2009 NOTA: População Censo 2000 VALORES PER CAPITA – PREVISTOS E REALIZADOS FONTE: CDG/SEPL 47,61%

OUTUBRO, 2009 VALORES PREVISTOS E REALIZADOS, POR ESFERA FONTE: CDG/SEPL 42,26% 65,06%

OUTUBRO, 2009 VALORES PREVISTOS E REALIZADOS, POR ÁREA DE INVESTIMENTO FONTE: CDG/SEPL 47,24% 58,94% 38,15% 54,46% 108,41%

OUTUBRO, 2009 VALORES PREVISTOS E REALIZADOS, POR ÁREA DE INVESTIMENTO FONTE: CDG/SEPL Á rea de Investimento Previsão PDE ( ) Realizado out Avan ç o em rela ç ão à previsão inicial (em %) I - Produção Agrícola R$ ,00R$ ,5047,24% II - Produção Industrial e Turismo R$ ,00R$ ,6658,94% III - Infraestrutura, Energia e Logística de transporte R$ ,00R$ ,0438,15% IV - Saúde, Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Criança e Juventude e Meio-Ambiente R$ ,00R$ ,6454,46% V - Justiça, Segurança, Trabalho e Promoção Social e Modernização do Estado R$ ,00R$ ,59108,41% TotalR$ ,00R$ ,4347,61%

OUTUBRO, ,56% R$ 739,00 milhões Transversal - 15,69% - R$ 1.356,00 milhões 14,53% R$ 1.256,00 milhões 12,67% R$ 1.094,00 milhões 4,52% R$ 391,00 milhões INVESTIMENTO REALIZADO POR REGIÃO DE PLANEJAMENTO (EM R$ E PARTICIPAÇÃO EM %) – 2007 – out FONTE: CDG/SEPL 13,89% R$ 1.200,00 milhões 30,14% R$ 2.604,00 milhões

OUTUBRO, 2009 VALORES PREVISTOS E REALIZADOS, POR REGIÃO DE PLANEJAMENTO FONTE: CDG/SEPL

OUTUBRO, 2009 DISTRIBUIÇÃO DOS INVESTIMENTOS NAS REGIÕES DE PLANEJAMENTO, POR EIXO ESTRUTURANTE FONTE: CDG/SEPL

OUTUBRO, 2009 VALORES PREVISTOS E REALIZADOS, POR GRUPO DE UNIDADE EXECUTORA FONTE: CDG/SEPL 41,31% 72,03% 50,08%

OUTUBRO, 2009 PDEACOMPANHAMENTO PERÍODO out.2009 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PARANÁ ORÇAMENTO TEMÁTICO

OUTUBRO, 2009 ÁREAS DE INVESTIMENTOS I - Produção Agrícola II - Produção Industrial e Turismo III - Infraestrutura, Energia e Logística de transporte IV - Saúde, Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Criança e Juventude e Meio-Ambiente V - Justiça, Segurança, Trabalho e Promoção Social e Modernização do Estado Econômica Sócio- ambiental

OUTUBRO, 2009 REGIÕES DE PLANEJAMENTO Região Centro Expandido Região Leste Região Norte Região Noroeste Região Oeste Região Sudoeste

OUTUBRO, 2009 UNIDADES EXECUTORAS QUE OBTIVERAM AVANÇO ACIMA DE 50% FONTE: CDG/SEPL

OUTUBRO, 2009 UNIDADES EXECUTORAS QUE OBTIVERAM AVANÇO ACIMA DE 50% FONTE: CDG/SEPL