Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas

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Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas Competidores Instituições financeiras Fornecedores Clientes Empregados Organização Acionistas Mídia Sindicatos Governos Grupos de interesses especiais Variáveis Econômicas Variáveis Políticas-legais Stakeholders Internos Ambiente de ação indireta Ambiente de Ação Direta Fronteira flexível de um sistema aberto Stakeholders Externos

Modelo de análise do ambiente externo

Níveis de conhecimento do Ambiente Externo Nível 1: Um futuro conhecido Uma previsão bem feita é suficiente para determinar o direcionamento estratégico Nível 2: Futuro alternativo Existe um número discreto de alternativas 1 2 3 Nível 4: Ambigüidade total Não há base confiável para prever o futuro Nível 3: Uma amplitude de futuros Não existem cenários discretos, mas uma gama contínua de possibilidades

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Objetivo levantar as oportunidades e ameaças representadas por questões que afetam as empresas de um modo geral, mas de maneiras diferentes, específicas às características de cada empresa.

Quatro fatores a analisar: 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Quatro fatores a analisar: fatores político-legais fatores econômicos fatores tecnológicos fatores sócio-demográficos

Exemplos Internacionais 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais Exemplos Internacionais União Européia ALCA Mercosul subsídios à agricultura Europa e EUA restrições à importação aço EUA incentivos à exportação China e carros no Japão

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais Exemplos Nacionais políticas de combustíveis (ProAlcóol e Petrobras) matriz energética hidroelétrica e termoelétrica – gás incentivos fiscais Zona Franca de Manaus + interesses nacionais impostos importação / exportação meio-ambiente e uso de recursos hídricos Legislação civil, comercial, tributária, trabalhista e previdenciária

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Político-Legais Exemplos Regionais incentivos à indústrias automotiva, geração de energia... incentivos regionais para implantação de novas indústrias fiscais (Bahia, Paraná) infra-estrutura (São Paulo, Paraná, RS) energia (Paraná) regulamentações específicas do setor industrial

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Econômicas Taxa cambial (valor do Dólar) Dólar e comércio global: exportações importações commodities: preço internacional petróleo trigo soja oferta / procura: compromissos em Dólar especulação segurança em épocas de instabilidade política

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Econômicas Taxa de Juros custo das compras a prazo custo de financiamentos taxas de retorno de investimentos Taxa de inflação custo do passivo circulante (estoques, salários, etc.) inflação  juros  compras  investimentos  recessão econômica Produto Interno Bruto (PIB) / Renda per capita movimentação de recursos no país capacidade de compra do consumidor

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Tecnológicas Inovação de produtos modernização produtos substitutos Inovação de processos automação / informatização reengenharia de processo qualidade utilização de recursos: água, energia, meio-ambiente, matéria-prima,resíduos logística Tecnologia Gerencial

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas Valores culturais Brasil: cristãos, emotividade Cidade Festa: Natal, Páscoa, Carnaval Hábitos locais Tendências de época culto ao corpo material esportivo, academias, produtos dietéticos, isotônicos, suplementos alimentares animais de estimação petshop, rações, apetrechos

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas Faixa etária idosos solteiros de meia idade Constituição familiar poucos filhos nas classes média e alta pais separados Emancipação feminina Grupos étnicos afrobrasileiros etnias locais

1. Formulação das estratégias 2 1.Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Macro Ambiental Forças Sócio-Demográficas Taxa de crescimento populacional nascimentos X mortes migrações Nível educacional Padrões de vida Geográficas localização interior – capital litoral – interior clima densidade demográfica