GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

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GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 06:03:20 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Teoria X e Y

06:03:20 COMPETÊNCIA ATRIBUTO QUE É PERCEBIDO NO PERÍMETRO SOCIAL ATRAVÉS DA GERAÇÃO DE VALOR EXPRESSA POR RESULTADOS, COMPORTAMENTOS E SENTIMENTOS.

Competência Segundo Chiavenato,(2009,p312), 26/03/2017 06:03:20 Competência Segundo Chiavenato,(2009,p312), “competências significam características das pessoas que são necessárias para a obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva.”

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06:03:20 CÁ ENTRE NÓS É AQUILO EM QUE VOCÊ É BOM........E OS OUTROS ACREDITAM E CONTAM PARA MAIS GENTE.

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Objetivos da Organização Uma Nova Visão da ARH 06:03:20 Desenvolvimento Provisão Treinamento Desenvolvimento organizacional recrutamento PLATAFORMA DE ARH Objetivos da Organização Seleção Desempenho da Organização Higiene e Segurança FORÇA DE TRABALHO Integração Descrição e análise de Cargos Qualidade de vida no Trabalho Avaliação do Desempenho Aplicação Relações com Empregados Manutenção Banco de Dados Sistema de Informações Monitoração

06:03:20 Passos fundamentais Atentado para os princípios acima vamos para alguns passos básicos. Primeiramente é imprescindível a adesão e o envolvimento de todos. A organização inteira se torna responsável pelo sucesso desse “novo” modelo de gestão, para esse entendimento motivação se torna fundamental.

06:03:20 Comparar Passado essa etapa, o objetivo é definir as competências organizacionais. Que são todos os valores e princípios da organização e confrontar com a realidade das competências dos colaboradores e dos setores ou departamentos.

Mapeamento das Competências 06:03:20 Mapeamento das Competências Em vista disso, posteriormente é feito um mapeamento das competências por função. Ou seja, é documentar todas as competências que são exigidas em cada função. Aqui o importante é definir o perfil ideal de cada função.

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06:03:20 Observações Nas duas etapas anteriores, é indicado um processo muito aberto a todos os setores. São propostas muitas reuniões, exercícios de brainstorms, e toda a mídia e divulgação disponíveis para que possamos ter uma participação efetiva de todos. O último passo é a implementação propriamente dita e a avaliação constante dos resultados. É a parte mais difícil pois se torna um exercício contínuo. Aqui é o momento onde projeto sai do papel e efetivamente gera resultados para a organização.

Remuneração por competências 06:03:20 Remuneração por competências A forma de remuneração por competências, está ligada às pessoas e não ao trabalho. É uma visão diferente, onde o foco é a pessoa e a capacidade e qualidades do colaborador. Onde a empresa premia certas habilidades técnicas e as competências.

Remuneração por competências 06:03:20 Remuneração por competências Após mapeada as competências da função, a avaliação e a remuneração se dão ao alcance ou não das metas e objetivos estipulados nas competências exigidas, sempre de olho na obtenção de resultados.

06:03:20 Avaliação Desempenho A avaliação de potencial e desempenho é realizada anualmente e toma por base o  perfil definido para cada cargo, os resultados obtidos pelo colaborador na execução de seus  trabalhos, p seu relacionamento com os colegas, gestores e gerentes e suas atitudes de acordo com os valores e a cultura da empresa.  Exemplo: A empresa definiu os parâmetros de remuneração fixa, que tem acréscimos  percentuais em cada nível, juntamente com outros elementos de remuneração indireta, como por exemplo: cestas básicas, participação nos resultados, prêmio de alcance e superação de metas, anuênio, alimentação, participação em eventos de treinamento e desenvolvimento,programa funcionário destaque e outras atividades do tipo alternativas criativas.  A partir da análise dos elementos sugeridos para um sistema de remuneração 

06:03:20 Teoria x e y A Teoria X e a Teoria Y são dois conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagônicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização:

06:03:20 Teoria x Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. Estes pressupostos correspondem à concepção mecanicista dos trabalhadores utilizada pela Escola Clássica e levam as organizações a colocar a ênfase na satisfação dos fatores higiênicos definidos por Frederick Herzberg.

06:03:20 Teoria Y Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições corretas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.