Os comportamentos na relação interpessoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Atender Bem ou Tratar Bem?
COMPORTAMENTO ASSERTIVO E AS RELAÇÕES DE TRABALHO
Poder, persuasão e ética
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Alteridade.
ad – direção para, tendência para;
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Comportamento Organizacional
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Os tipos de comportamento no meio social
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Na vida temos que ter atitude.
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Jogos em grupo na Educação Infantil
CULTIVANDO A HONESTIDADE
A AMIZADE.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
A arte de Liderar.
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NA LIDERANÇA DE GRUPOS E EQUIPES
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Escolhas e Decisões....
ASSERTIVIDADE.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
Estilos educativos e comunicação
LIMITES LIMITES.
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
Aula – 3 Planejamento
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Solidificando seus relacionamentos
Políticas Públicas - conceitos básicos
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
CAMPANHA DE JEJUM DA MULTIPLICAÇÃO
TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
ATITUDES DE COMUNICAÇÃO
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Tânia Teixeira Carga horaria: 50 horas Formadora: Fernanda Neto Data:
Estilos de Comunicação
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani. CODEPENDÊNCIA Roswitha Massambani.
Empatia Conceito Aptidão de saber escutar, entender, adaptar-se e avaliar as atitudes, necessidades e comportamentos dos outros, colocando-se no seu lugar.
Os sentimentos de cada um
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Excelência no atendimento
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Os comportamentos na relação interpessoal Comportamento gera comportamento Passivo Agressivo Assertivo Manipulador

Agressividade O agressivo procura dominar os outros valorizar-se à custa dos outros

ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO AGRESSIVO Atitude predominante Os outros não são ninguém. Eu sou capaz de ganhar de qualquer um. Interpretação do sucesso Auto-suficiência Alta ou baixa, muito oscilante. Toma decisões unilaterais e não leva em consideração o interesse dos outros. Estilo de tomada de decisão Estilo de liderança Controla, domina, intimida. Atitudes face ao conflito Usa a raiva para castigar e para controlar.

Comportamento Agressivo COMPONENTE VERBAL defender os seus direitos à custa dos direitos dos outros faz exigências; menospreza as capacidades dos outros. COMPONENTE NÃO VERBAL rosto tenso; sobrancelhas carregadas; olhos muito abertos ou semi-cerrados; gestisculação exagerada.

A manipulação O manipulador apresenta uma relação tática com os outros É especialista em rumores (diz que disse) Hábil em criar conflitos nos momentos que lhe convém Apresenta-se sempre cheio de boas intenções

ATITUDES DO MANIPULADOR ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO MANIPULADOR Atitude predominante Acredita que não se pode confiar em ninguém. . Interpretação do sucesso Joguei bem. Parece alta mas é muitas vezes baixa. Auto-suficiência Toma decisões baseando-se em mecanismos de influência sobre os outros. Estilo de tomada de decisão Estilo de liderança Manipula. Usa o sarcasmo ou a ironia; por vezes, gosta de fazer o papel de “salvador da pátria”. Atitudes face ao conflito

Comportamento Manipulador COMPONENTE VERBAL utiliza a linguagem como disfarce, habitualmente ao serviço de interesses próprios e em detrimento dos alheios; não se afirma diretamente; é frequente a bajulação. COMPONENTE NÃO-VERBAL como é um comportamento dissimulado, não existem gestos nem sinais físicos próprias do comportamento manipulador.

A passividade Implica medo de se envolver tendência a evitar a todo o custo os conflitos Deixa que os outros abusem dele Tem medo de importunar os outros Personagens passivas: o homem dos bastidores o homem voltado aos papéis secundários o explorado

ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO PASSIVO Atitude predominante Não sou ninguém. Interpretação do sucesso Tive sorte. Auto-suficiência Baixa. Estilo de tomada de decisão Toma decisões para evitar conflitos ou deixa as decisões para os outros. Estilo de liderança “ Deixa andar “. Atitudes face ao conflito Raramente se zanga e evita o conflito aberto.

Comportamento Passivo COMPONENTE VERBAL evita expressar opiniões, vontades e sentimentos próprios, submetendo-se aos dos outros; sentimentos de auto-desvalorização; quando o comportamento passivo chega ao limite, é frequente existirem momentos (raros) de explosão intensa. COMPONENTE NÃO VERBAL riso nervoso e forçado; mexe constante com pés e mãos; ombros descaídos; voz sumida.

Assertividade Privilegia a responsabilidade individual prática da auto-afirmação fala sempre na primeira pessoa “eu” enfrenta o interlocutor olhos nos olhos

ATITUDES DO PASSIVO ATITUDES DO ASSERTIVO Atitude predominante Somos ambos importantes. Interpretação do sucesso Eu merecia isto. Habitualmente elevada. Auto-suficiência Toma decisões baseadas em dados de informação e apropriadas às situações concretas. Estilo de tomada de decisão Negocia, avalia, atua. Estilo de liderança Assume abertamente o conflito, manifesta claramente os sentimentos de desagrado, não insulta, tenta resolver o problema. Atitudes face ao conflito

Comportamento Assertivo COMPONENTE VERBAL defende os seus direitos respeitando e promovendo as opiniões, vontades e sentimentos do interlocutor; transparência na linguagem: simplicidade e é direto; rigor na afirmação; resolução de conflitos através da negociação.

Comportamentos Comunicacionais

Resta-nos um apelo à ação. Não basta ter ideias sobre a melhor maneira de lidar com as pessoas. É indispensável pôr essas ideias em prática, usando a fórmula mágica de fazer primeiro aos outros o que gostaríamos que eles nos fizessem.

Quem se interessa pelas CADA UM COLHE O QUE SEMEIA! pessoas conquista amizades e aumenta o seu poder de influência positiva sobre os outros. Quem cultiva boas relações humanas avança pelo caminho mais seguro para o sucesso. CADA UM COLHE O QUE SEMEIA!

COMPORTAMENTO “Ninguém pode ser responsável pelo meu comportamento. As minhas ações são de minha inteira responsabilidade” “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com o que fizeram com você”