DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Programa aluno pesquisador
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
Escolhendo o nosso Futuro
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Softwares Educacionais – Cód
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Docência universitária: repensando a aula
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Método de Ensino.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR AULA 5 16/07/2011 DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR O contexto tecnológico atual e as novas relações entre professor-aluno Professora: Lucy Almeida

Os computadores substituirão os professores? Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios

Os computadores substituirão os professores? Há alguns anos, falava-se da possibilidade dos computadores substituírem os professores! Este posicionamento faz algum sentido? Imagem: http://www.tudolink.com/ambientes-opensource-de-educacao-a-distancia-introducao/

Os computadores substituirão os professores? Que papel exerce o professor que apenas transmite conteúdos? Computador velocidade = atualização das informações

Os computadores substituirão os professores? PROFESSOR - conhecer a fundo o que ensina e assumir o papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem

Os computadores substituirão os professores? Inserir as novas tecnologias na educação: Não é apenas familiarizar os alunos e os professores com os equipamentos tecnológicos, Significa aumentar a eficácia do ensino a partir das novas ferramentas do trabalho intelectual .

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Utilizar pedagogicamente as novas mídias informatizadas não é, simplesmente, dar aulas mais bem ilustradas com recursos multimídia.

Relações que se alteraram. Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios PROFESSOR ALUNO CONHECIMENTO Relações que se alteraram. Mudança de paradigma educacional, que envolve a criação, a gestão e a regulação de situações de aprendizagem abertas e flexíveis.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios É importante organizar o trabalho pedagógico centrado nas aprendizagens, criar situações ricas, complexas e diversificadas, utilizando os mais diversos recursos didático-pedagógicos para ampliar o trabalho educativo.

EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Buscar novas ferramentas e softwares educativos que propiciem experiências de aprendizagens interativas, nas quais os mais diversos alunos colaboram e trabalham em co-autoria. EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS CO-AUTORIA

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Estes recursos de ensino só contribuem para a melhoria da qualidade dos ambientes de ensino e de aprendizagem quando bem utilizados pelos professores. Adotar um novo referencial educacional, que envolva mudança de mentalidade, de valores, de idéias e de atitudes frente ao processo educativo

Construção de ambientes exploratórios de aprendizagem. Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Professor - mediar a relação do aluno com o computador e com o conhecimento. Construção de ambientes exploratórios de aprendizagem.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios A presença de computadores na educação não constitui uma inovação no ensino se as relações estabelecidas com o conhecimento e entre os sujeitos não diferirem do modelo tradicional de sala de aula.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Lógica da interatividade: Modificação da práxis comunicacional, na qual o professor deve ser: formulador de problemas, coordenador das equipes, sistematizador de experiências

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios A modificação da modalidade comunicacional da ação pedagógica do professor, a partir do movimento contemporâneo das tecnologias, não significa mera tecnificação da sala de aula, mas o favorecimento de uma formação em sintonia com a atualidade.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Avanços atuais requerem um indivíduo com a capacidade de: aprender novas habilidades, assimilar novos conceitos, avaliar diferentes situações, lidar com o inesperado, ser crítico e sensível, ser solidário e cooperativo.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Em síntese – papel do professor e do aluno segundo Valente (1999): Papel do professor De “entregador” a facilitador, supervisor, consultor do aluno. “Consultoria” - converter a enorme quantidade de informação em conhecimento.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Em alguns momentos, o professor pode simplesmente fornecer a informação ao aluno. Incentivar o processo de melhorias contínuas. Conhecer os seus alunos, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo que eles passem a identificar os próprios problemas na sua formação, buscando soluções.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios O professor deverá servir como modelo de aprendiz e ter um profundo conhecimento dos pressupostos teóricos que embasam os processos de construção de conhecimento e das tecnologias que podem facilitar esses processos.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Papel do aluno Aprimoramento de suas idéias e habilidades e solicitar do sistema educacional a criação de situações que permitam esse aprimoramento. Deverá ser ativo. Assumir responsabilidades, tomar decisões e buscar soluções para problemas.

Professores e alunos em contexto tecnológico de ensino-aprendizagem: novos desafios Deverá ter autonomia, saber pensar, criar, aprender a aprender, de modo que possa continuar o aprimoramento de suas idéias e ações, mesmo sem estar vinculado a um sistema educacional. Deve ter claro que aprender é fundamental para sobreviver na sociedade do conhecimento.

COMEÇA A AQUI UM NOVO CAMINHO PARA VOCÊS, FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR!