FINANÇAS CORPORATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
MEIOS DE PAGAMENTO.
Fontes de Recursos e Custos de capital
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
Fundamentos de Economia
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
“Investimentos – Parte 2 ”
11°Fórum de Energia Elétrica Século XXI
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO
POLÍTICA DE GESTÃO DE RECURSOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS VIII Encontro Anual CEMIG / Mercado de Capitais Uberlândia - MG 06 de Junho de 2003 Paulo Eduardo.
Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes
MERCADO FINANCEIRO.
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
CMPC: CUSTO MÉDIO PODERADO DE CAPITAL
CMPC – CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Política Monetária no Brasil
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Maneiras de classificar o mercado financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Fontes de Financiamento
Instituições Financeiras do SFN
Demonstrações Contábeis
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Análise de Demonstrações Financeiras.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Mercados Financeiros.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercado de Capitais.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Mercado de Crédito Objetivo:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA FINANCEIRA CURTO PRAZO
Disciplina: Mercado Financeiro
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11)
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Tributação de Instrumentos Híbridos EAC 0562 – Tributação sobre Operações Financeiras.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
4. Mercados Financeiros 3.1 Mercado monetário 3.2 Taxas de juros no MF 3.3 Mercado de crédito 3.4 Mercado de capitais 3.5 Mercado cambial 22/6/20161.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

FINANÇAS CORPORATIVAS ROBERTO VERTAMATTI

FINANÇAS CORPORATIVAS ANÁLISE MACROECONÔMICA E ANÁLISE DE RISCO DO PAÍS. MERCADO FINANCEIRO CAPTAÇÃO DE RECURSOS

FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco A macroeconomia é o ambiente em que as empresas estão sujeitas. Neste ambiente, por exemplo, o que influencia: - PIB – Inflação – Taxa de juros – Déficit orçamentário – Política fiscal – Política monetária, entre outros.

FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco O papel da moeda – papel importante para realizar transações. Risco do país – até 1.960 acreditava-se que os países estavam incólumes a falências. Risco do país – até então os juros eram de 1,5% a 2,0% ao ano – de 1.973 em diante os juros subiram de 8% a 12%. Risco do país – neste ambiente o Brasil de 1.970 crescia com o endividamento.

FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco Risco do país – o que as empresas de rating consideram para avaliação do risco global: - situação macroeconômica e ambiental – em nível país e internacional. - demografia e população - política e poder - educação - ética e moral - religião - cultura, sociologia e antropologia.

FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco Risco do país – a Standard & Poor’s classifica os países da seguinte forma: - AAA – estável ( exemplo – Austrália ). - AA + - estável ( exemplo – Bélgica ). - BB + – negativo ( exemplo – Brasil ). - CC - negativo ( exemplo – Argentina ). - etc.

FINANÇAS CORPORATIVAS - análise macro e risco Risco do país – mede a instabilidade do país – mede a capacidade de pagamento da dívida. Risco do país – o índice mais utilizado é do J.P.Morgan – o EMBI – Emerging Markets Bond Index ( o título americano é utilizado como referência ideal e, no caso brasileiro, hoje, está algo como 200 pontos base mais elevado – 2% a mais do que o título americano ).

FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro Mercado financeiro – caracteriza-se pela volatilidade. Pode ser caracterizado por mercado monetário e mercado de capital. Mercado monetário: - letras do tesouro – certificados de depósito ( decorrentes de depósitos a prazo em bancos comerciais ) – commercial papers ( dívidas de curto prazo emitidas por empresas ). .

FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro Mercado financeiro – mercado de capital: - ações ordinárias. - ações preferenciais. - ADR – recibos de depósito emitidos por empresas não americanas e negociadas no mercado norte-americano e em outro país.

FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro - ADR – uma instituição deposita ações em uma instituição que emite os ADR ( american depositary receipts ) – exigência de seguir as normas americanas do mercado de capitais americano.

FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro Mercado financeiro – títulos conversíveis – debêntures - permite ao possuidor do título converter em um número determinado de ações ( normalmente ordinárias ). - poderia vender ações, mas podem estar a mesma com o valor muito baixo. - outra vantagem seria que estes títulos podem ser emitidos sem muitas cláusulas restritivas que são encontradas nos financiamentos.

FINANÇAS CORPORATIVAS - mercado financeiro Mercado financeiro – warrants – instrumentos de crédito - ( dão o direito de converter em ações, mas normalmente o prazo é bastante longo – algo como 5 a 8 anos ).

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos Uma empresa pode ser financiada: - recursos internos: como exemplo: retenção de lucros e lançamento de ações. - recursos externos: financiamentos, lançamento de obrigações, entre outros.

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos vantagens da colocação de ações: - melhor acesso ao mercado de capitais - ganho de liquidez para os acionistas - pulverização da participação acionária - proporciona credibilidade

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos desvantagens da colocação de ações: - custo das operações. - custo de negociação com os acionistas - abertura de informações para o mercado - pressão pública

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos empréstimos bancários: - capital de giro - empréstimos de longo prazo

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos muitos empréstimos vem com cláusulas especiais ( chamados de covenants ou condições restritivas ): - manutenção de saldo bancário - restrição quanto a alterações societárias - modificação de projetos - aumento de dívida acima de um percentual em relação ao patrimônio

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos exemplos de cláusulas nos contratos de empréstimo: - manutenção dos registros contábeis - demonstrações financeiras conforme padrão - auditoria - pagamento de impostos - instalações adequadas

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos outras cláusulas restritivas: - exigência da manutenção de um capital circulante mínimo - proibição da cessão de contas a receber - restrições quanto a alienação - proibição de novos empréstimos

FINANÇAS CORPORATIVAS - captação de recursos outra modalidade é o leasing – é uma locação que traz a opção de compra no final do contrato, ou não: - leasing operacional – sem compra - leasing financeiro ou de capital – com opção de compra no final