ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 02
GESTÃO DE PROCESSOS: A Tecnologia do Século 21
ÁREAS DE ATUAÇÃO Introdução O que é melhor para as organizações? Estudos estruturais realizados em cada fração organizacional, em cada unidade, centrados nos objetivos, estruturas internas, linhas de autoridade e o elenco de funções destinado a cada unidade?
Conceito de Gestão de Processos ÁREAS DE ATUAÇÃO Conceito de Gestão de Processos Fonte: Luís César G. de Araújo
O Papel do Projeto no Processo de Aprendizagem ÁREAS DE ATUAÇÃO O Papel do Projeto no Processo de Aprendizagem É preciso compreender que desenvolver projetos não só para gestão de processos, mas também para as demais ações organizacionais, contribui eficazmente na busca de soluções e alcance de excelência organizacional.
ÁREAS DE ATUAÇÃO Projeto Tendo em vista a importância dos projetos, analisaremos uma série de etapas, que, além de possibilitar uma condução técnica do trabalho de mudanças visando a uma mais adequada gestão organizacional, tem como propósito preparar a organização para atuar de modo mais eficaz e eficiente em estudos organizacionais e, mais especificamente, em gestão de processos.
Sensibilização: Etapa Zero ÁREAS DE ATUAÇÃO Sensibilização: Etapa Zero O que cada pessoa conhece do estudo solicitado O que cada pessoa pensa do estudo O que os condutores pensam das pessoas envolvidas O que os condutores pensam do estudo O que cada pessoa pensa da(s) tecnologia(s) a ser(em) utilizada(s) As primeiras conclusões de cada pessoa a respeito do estudo e das pessoas envolvidas A agenda da próxima reunião, ainda de sensibilização Generalizações e exemplificações concernentes ao estudo demandado
As Etapas do Projeto de Estudo Organizacional ÁREAS DE ATUAÇÃO As Etapas do Projeto de Estudo Organizacional Fonte: Luís César G. de Araújo
Etapas do Estudo para Gestão de Processos ÁREAS DE ATUAÇÃO Etapas do Estudo para Gestão de Processos Projeção da missão da equipe Revisão do macrofluxo operacional do processo Sumário do processo Análise de suas atividades Definição das medidas Preparo do manual do processo
Indicadores de Desempenho Perspectivas financeiras Perspectivas dos clientes Perspectivas de processos críticos Perspectivas de aprendizado e crescimento
Estudo Convencional de Processos Para melhor compreensão da atual gestão de processos, e também, como um suporte importante para uma adequada utilização, temos uma técnica mais tradicional e mais utilizada no estudo de processos há mais de cinco décadas: trata-se da elaboração e análise de fluxograma, sendo comum encontrar um rótulo diferente para a ferramenta.
Indicadores de Problemas no Processo O gerente terá sempre meios de encontrar falhas num dado processo. O indicador de maior sensibilidade é a conhecida formação de filas, muito comum em organizações públicas e particulares.