ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos Organizacionais
Advertisements

Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
CONCEITOS ELEMENTARES
Qual a importância do estudo dos MÉTODOS?
Consultoria Empresarial
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Técnicas de Levantamentos de Informações
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Metodologia Científica
Instrumentos de Levantamento de Informações
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Estudo de Layout.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Plano de Desenvolvimento da Escola
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Gestão da Remuneração Fernando Silva da Paixão.
A Importância da Educação Continuada
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Análise administrativa
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Organização, Sistemas e Métodos
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Professora Michelle Luz
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
Instrumentos de Levantamento de Informação
Unidade III Técnicas de Investigação
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH. ANÁLISE ADMINISTRATIVA É um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos.
Teoria Geral da Administração
Professora Michelle Luz
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Técnicas de Coleta de Dados
OSM Organização, Sistemas e Métodos
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Os novos papéis da GESTÃO DE recursos humanos
Prática Investigativa 2
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
AS PERSPECTIVAS DE VALOR DO BSC
Organização, Sistemas e Métodos
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Avaliação de Desempenho
LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Cronograma Sistemas de Informação 1º termo – 3º período.
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11

Instrumento de Levantamento de Informações

Estratégia de atuação na gestão e análises organizacionais ÁREAS DE ATUAÇÃO Um estudo organizacional precisa se desenvolver pautado por uma estratégia que o auxilie no diagnóstico e tratamento dos principais problemas da empresa.

Estratégia de atuação na gestão e análises organizacionais (2) ÁREAS DE ATUAÇÃO Uma boa estratégia possui os seguintes passos: a) definição do objeto de estudo; b) pesquisa preliminar; c) planejamento da ação; d) execução; e) identificação dos principais problemas e necessidades; f) formulação (e escolha) de alternativas de ação; g) mudança e acompanhamento; h) reavaliação.

Estratégia de atuação na gestão e análises organizacionais (3) ÁREAS DE ATUAÇÃO A estratégia de atuação precisa ainda contemplar uma etapa de sensibilização, onde a idéia é tornar o indivíduo parte da mudança, promovendo o entendimento acerca das razões que levam à necessidade de transformação.

Instrumentos de levantamento de informações Entrevista; Questionário; Observação Pessoal

Vantagens da entrevista Permite maior abertura para os entrevistados; Permite a exposição oral; Possibilita conhecimento mais profundo para o analista; Alcança informações “guardadas” na memória do entrevistado; Proporciona um melhor julgamento sobre as chefias e funcionários; Estimula o raciocínio de ambos: entrevistado e entrevistador.

Desvantagens da entrevista Dificuldade de fazer anotações; Palpites e adivinhações; Envolvimentos de natureza emocional.

Condições de aplicação do questionário Falta de tempo para entrevista; Dificuldade de realizar entrevista; Distanciamento geográfico; Levantamento de dados quantificáveis.

Vantagens do questionário Permite que se obtenha informações ao mesmo tempo em que outra atividades são realizadas; Propicia ao inquirido tempo para formular respostas; Vence problemas de contato entre entrevistado e analista; Possibilita maior detalhamento nas respostas.

Desvantagens do questionário Inibe o inquirido a formular críticas; Resistência ao preenchimento; Emissão de falsas informações; Interpretação variada de uma mesma pergunta; Lentidão do processo de tomada de informações.

Vantagens da observação pessoal É um meio para se comparar as informações obtidas com a realidade; Melhor receptividade às sugestões formuladas por quem desenvolve o estudo; Conhecimento técnico e prático do assunto estudado.

Desvantagens da observação pessoal Processo demorado; Impressões errôneas; Perturbação dos trabalhos regulares.