EIXO ESTRATÉGICO MARCO LEGAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Advertisements

Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
Simone Paschoal Nogueira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
PLANO DE GESTÃO.
Imposto Territorial Rural (ITR)
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Área de Preservação Permanente em Área Urbana Consolidada
Proteção Jurídica da Flora
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Gerente de Áreas Protegidas
AGENDA POSITIVA RS - CADEIA MADEIRA RS
10º Congresso Florestal Estadual
Ana Claudia La Plata de Mello Franco
meio ambiente FÓRUM MUNDIAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
FLORESTAS URBANAS, ECOLOGIA DA PAISAGEM E QUALIDADE DE VIDA
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
SINALIZAÇÃO TURÍSTICA
Banco do Brasil e o Agronegócio
SORRISO. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE SORRISO TAPURAH, LUCAS DO RIO VERDE. NOVA MUTUM, SANTA RITA DO TRIVELATO.
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS
Avaliação de imóveis rurais com passivo ambiental
Política Pública Ambiental Brasileira
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
Fórum Nacional de Educação
Licenciamento Ambiental da Regularização Fundiária Urbana
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
DIREITO DO MEIO AMBIENTE NATURAL
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
ESTRATÉGIA ESTADUAL. DECRETO Nº 620, DE 27 DE AGOSTO DE 2003 Institui o Programa de Descentralização das Ações de Gestão Ambiental no Estado de Santa.
Ministério Público do Trabalho
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Portfólio Classificação Fiscal de Mercadorias
Direito Ambiental.
Discente: Clara Grazielly;
7. PLANEJAMENTO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Situação do Licenciamento Rural em Mato Grosso. Áreas Monitoradas.
Recuperação de Áreas Degradadas
Pol í tica Ambiental em SC Papel da Fatma Lei da Mata Atlântica DOF C ó digo Ambiental de SC.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
4º Seminário de Meio Ambiente - CREA e OAB/SC Florianópolis/SC, 11 de maio de 2016 Insegurança Jurídica no Processo de Licenciamento Ambiental.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
4. FIRS 4. Forum Internacional de Resíduos Sólidos PAINEL Aspectos Jurídicos da aplicação da Lei /10.
Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente - SISLEG CREA – PR ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE.
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
10:37:56 INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO Dr. PEDRO ROBERTO DE A. MADRUGA UFSM E_mail:
ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL VISÃO E CONTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA TECNOLÓGICA CARLOS ADOLFO BANTEL Engenheiro Florestal Engenheiro de Segurança.
Estratégia Regulatória para Áreas de Preservação Permanente Urbanas CENTRO DE PESQUISA JURÍDICA APLICADA Nelson Novaes Pedroso Junior -
Transcrição da apresentação:

EIXO ESTRATÉGICO MARCO LEGAL 10º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira EIXO ESTRATÉGICO MARCO LEGAL OBJETIVO GERAL Propor adequações responsáveis, viáveis e necessárias em dispositivos legais vigentes, visando sua adaptação a novas realidades oriundas da evolução dinâmica de aspectos sociais, econômicos e ambientais, atendendo peculiaridades não previstas ou abrangidas em momento anterior, mantendo princípios de cautela e precaução dentro de uma dose de razoabilidade, evitando uma permissividade inconseqüente e danosa a toda a sociedade.

MARCO LEGAL: Legislação Federal ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: 10º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira MARCO LEGAL: Legislação Federal ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE: Rediscutir as faixas prescricionais em conformidade com as peculiaridades regionais – realidade sócio econômica e ambiental da região sul diferente daquela da região norte. CONSEMA como fórum adequado para a determinação das faixas de preservação nos limites estaduais.

MARCO LEGAL: Legislação Federal 10º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira MARCO LEGAL: Legislação Federal Definir de forma inequívoca e com aplicabilidade prática efetiva, outras situações relacionadas com as áreas de preservação permanente, tais como topo de morro, linha cumeada, margem de banhado, etc..). Excluir a APP de área urbana do texto do Código Florestal Federal.

MARCO LEGAL: Legislação Federal 10º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira MARCO LEGAL: Legislação Federal Permitir a inclusão das áreas de preservação permanente nas áreas de reserva legal das propriedades – corredores ecológicos, programas de recuperação de áreas degradadas.

MARCO LEGAL: Legislação Federal 10º Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira MARCO LEGAL: Legislação Federal Faixas de Fronteira – discussão séria e com a necessária isenção para a definição destas áreas objeto de especial interesse.