CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

CE_02_O que e para onde exportar?
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Análise das cinco forças de Porter
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
O ambiente organizacional
Empreendimentos Internacionais - V
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócios Internacionais
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Apresentação do Projeto
Comércio Internacional
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
2. OPORTUNIDADES E RISCOS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
CE_06_Liberalismo e Comércio Internacional (1a. Parte)
Em time que está ganhando se mexe...
PLANO DE NEGÓCIO.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Cooperação Internacional
República Federativa do Brasil 1 LDO 2005 GUIDO MANTEGA MINISTRO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Brasília 18 de maio de 2004.
Aula 11 – 3º e 4º Log 14/10/14 Prof. Foster
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Identificando Oportunidades
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
Trabalho de Conclusão do Curso
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Estratégia Organizacional
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Índice Parte I. Programa de Competitividade Global
Seminário Avançado - Eletiva A
Seminário Avançado - Eletiva A
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Planejamento Estratégico
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Administração Mercadológica IV
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
COMÉRCIO INTERNACIONAL
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

Motivos para entrar no Comércio Internacional 1 – Reduzir custos através de ganhos de escala 2 – Aproveitar a sazonalidade de produtos em determinados mercados 3 – Atender pedidos ocasionais de importadores 4 – Compensar instabilidades no mercado interno 5 – Buscar preços mais rentáveis 6 – Reduzir o risco global mediante a diversificação de mercados 7 – Prolongar o ciclo de vida de produtos 8 – Melhorar a imagem 9 - Aumentar a capacidade de concorrência contra competidores nacionais ou internacionais que atuam no mercado interno 10 – Consolidar estratégia de desenvolvimento da empresa 11 – Criar rede de parceiros internacionais www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(1) Reduzir custos através de ganhos de escala Necessidade de operar em um mercado de volumes que garantam uma dimensão industrial da empresa, atingindo melhores condições de custo através de GANHOS DE ESCALA. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(2) Aproveitar a sazonalidade de produtos em determinados mercados É o caso da comercialização de produtos de verão em países do hemisfério sul e do hemisfério norte de maneira complementar, garantindo um volume produtivo equilibrado atuando nos diferentes mercados de acordo com a estação do ano. Frutas de Petrolina www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(3) Atender pedidos ocasionais de importadores Também pode ser o atendimento de situações desenvolvidas através de contatos eventuais ou participação em feiras e participação em eventos internacionais. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(4) Compensar instabilidades no mercado interno O objetivo é possibilitar a utilização mais homogêna dos recursos organizacionais pela COMPENSAÇÃO entre o mercado local e mercado internacional. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(5) Buscar preços mais rentáveis Há produtos que o mercado local não valoriza da mesma maneira que alguns mercados internacionais. Exemplos: - o artesanato latino-americano pode atingir valor de mercado bastante interessante em países europeus; - as sandálias havaianas, da empresa Alpargatas S.A., que no mercado nacional é comercializada para o público de classse média, enquanto no mercado francês, sob assinatura de alguns estilistas daquele país, atinge a classe alta, com margens de lucro muito atraentes. Exportação de artesanato www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(6) Reduzir o risco global mediante a diversificação de mercados Empresas dependentes exclusivamente do mercado interno podem-se tornar reféns de instabilidades políticas, sociais e estruturas internas, como o caso - do racionamento de energia elétrica que as empresas brasileiras vivenciaram no ano de 2002, ou mesmo - das empresas bolivianas que tiveram que fechar suas portas por conta do levante popular que levou à renúncia o presidente da Bolívia em meados de 2003. Há países onde há grandes flutuações (por exemplo, em ocasiões de mudança de governo) e as empresas são atingidas por completo. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(7) Prolongar o ciclo de vida de produtos Prolongar o ciclo de vida de produtos que alcançam a maturidade em alguns mercados, mas que em outros nem foram lançados, ou ainda se encontram no estágio de crescimento. Desse modo, a organização é capaz de aproveitar melhor equipamentos e processos produtivos, redirecionando os produtos do mercado local para um ou outro país onde sua demanda é crescente. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional (8) Melhorar a imagem Melhorar a imagem perante clientes, fornecedores e instituições financeiras nacionais e internacionais, uma vez que a empresa exportadora demonstra competitividade internacional pelo simples fato de estar nele presente. Isso pode-se refletir em suas operações no mercado interno. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(9) Aumentar a capacidade de concorrência Aumentar a capacidade de concorrência contra competidores nacionais ou internacionais que atuam no mercado interno. Com a globalização da economia, é cada vez mais frequente encontrar novos concorrentes atuando no mercado doméstico. A exportação reduz o impacto da presença dos concorrentes e aumenta a capacidade da organização em se defender de ataques direcionados, podendo inclusive revidar tais ataques investindo nos mercados domésticos dos concorrentes. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(10) Consolidar estratégia de desenvolvimento da empresa Consolidar estratégia de desenvolvimento da empresa, aproveitando oportunidades disponíveis em diferentes localidades, gerando recursos para seu crescimento e fortalecimento. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(11) Criar rede de parceiros internacionais Criar rede de parceiros internacionais, possibilitando ganhos globais de competitividade pelo aproveitamento de competências entre empresas diferentes, unidas na busca de interesses comuns, tanto de mercado quanto de produtos, processos ou tecnologias. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

Riscos no Comércio Internacional 1 – Idiomas Diferentes 2 - Desejos, necessidades e características diferentes do mercado-alvo 3 - Complexidade regulatória de cada país 4 - Regras e compromissos com blocos econômicos por parte dos mercados-alvo 5 - Riscos do ambiente econômico 6 - Riscos do ambiente político-legal 7 - Riscos do ambiente cultural 8 - Grande dívida externa 9 – Governos instáveis 10 - Tarifas e outras barreiras comerciais 11 – Corrupção 12 - Entraves e dificuldades no Brasil www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional (1) Idiomas Diferentes A barreira da língua é um dificultador que precisa ser vencido, principalmente quando em determinado país existem vários idiomas. Diferenças linguísticas são relevantes durante a estruturação das relações internacionais, havendo diferentes formas e sutilezas no processo de comunicação e negociação, aspectos importantes que o exportador precisa conhecer e superar. Mas as dificuldades não se resumem só à conversação, pois há outras preocupações com relação às embalagens, manuais operacionais dentre outras. Idiomas www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(2) Desejos, necessidades e características diferentes do mercado-alvo Cada país tem diferentes características que precisam ser compreendidas e respeitadas: costumes poder aquisitivo preferências alimentares tradições expressões culturais e religiosas manifestações sociais estágio tecnológico, etc. Desconhecer ou ignorar essas diferenças é um grande risco que poderá levar os negócios ao fracasso. El mundo www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(3) Complexidade regulatória de cada país Existem diferenças no conjunto de leis que regulam as atividades econômicas em cada país. Descumprimento de preceitos legais pode acarretar pesadas sanções monetárias ou até mesmo ações judiciais, com conseqüências nefastas para as empresas e seus administradores. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional (4) Regras e compromissos com blocos econômicos por parte dos mercados-alvo Existem 32 blocos econômicos que congregam seus respectivos países associados, amparados por um enorme conjunto de compromissos regulatórios. Ao se negociar com determinado país, o exportador tem que conhecer esses vínculos e suas regulações. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(5) Riscos do ambiente econômico A situação da economia do país, refletida principalmente através do perfil do mercado consumidor e dos principais indicadores macro e microeconômicos, notadamente quanto à estrutura industrial e distribuição de renda, são fatores importantes que a empresa exportadora deve procurar saber, pois representam riscos potenciais para o sucesso das vendas ou mesmo para o recebimento dos negócios realizados. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(6) Riscos do ambiente político-legal Devem ser analisados os principais aspectos legais que envolvem as compras internacionais, incluindo ÓRGÃOS do país responsáveis por autorizações e certificações de diferentes tipos. Nos EUA, por exemplo, foi aprovada em outubro de 2003 a legislação bioterrorista, que regulamenta o acesso dos consumidores norte-americanos ao mercado de produtos alimentícios do exterior, visando resguardar o país de ameaças terroristas. Os principais fatores político-legais que os exportadores precisam observar são a atitude local quanto a compras internacionais, burocracia governamental, estabilidade política e regulamentações monetárias. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(7) Riscos do ambiente cultural Todos nós nascemos em uma cultura que norteia nossa experiência individual e nossa socialização. Trata-se de um processo imperceptível que se inicia desde o momento em que nascemos. E só torna-se evidente quando confrontamos nossa cultura com a de outros povos. Índia www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(8) Grande dívida externa O risco basicamente está na possibilidade de o país decretar moratória e, nesse caso, todos os pagamentos ao exterior ficariam suspensos, inclusive os decorrentes de importação de bens e serviços. Algumas moratórias resultam em acordos com os credores e fica estabelecida uma forma mais conveniente para o pagamento dos débitos vencidos. Mas existem as moratórias unilaterais, em que a nação devedora as impõe sem consultar os credores, como no caso da moratória decretada pelo governo do Presidente Sarney, em 1983. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional “Calotômetro” A consultoria inglesa CMA desenvolveu um método para calcular a probabilidade de um país dar um calote na sua dívida externa. (Veja, 5/5/2010) www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional (9) Governos instáveis É certo que dívida, inflação e taxas de desemprego altas em diversos países têm resultado em governos instáveis. Nessa situação, as empresas estrangeiras ficam expostas ao risco de desapropriação, nacionalização, limites de repatriação de lucros, e assim por diante. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(10) Tarifas e outras barreiras comerciais Os governos impõem vários tipos de barreiras com a finalidade de proteger suas indústrias locais Barreira tarifárias Barreiras não-tarifárias Barreiras comerciais “invisíveis”, tais como retardamento da liberação da documentação de importações, exigindo onerosos ajustes no custo dos produtos, e lentidão da inspeção ou liberação dos bens importados. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional (11) Corrupção É importante para o exportador conhecer o nível de corrupção nos órgãos públicos do mercado-alvo, analisar estratégias para defender-se ou avaliar a conveniência de entrar ou não nesse mercado. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional

(12) Entraves e dificuldades no Brasil O Governo tem implementado uma séria de ações visando impulsionar as exportações brasileiras, mas ainda persistem deficiências conjunturais que atrapalham e emperram as operações de exportação, tais como burocracia aduaneira, custos portuários elevados, carga tributária elevada, falta de incentivos de financiamentos, logística deficiente. www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres CE_03_Oportunidades e Riscos no Comércio Internacional