Emergências e Desastres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
26/10/2009Centro Universitário Franciscano Estudos Socioeconomicos I 1 O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades,
Profª Dra. Maria Helena Hoffmann
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Comportamento Organizacional
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
A Importância da Educação Continuada
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Funções Mentais Superiores
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
EMOÇÃO.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Planejamento e estratégia
Capítulo 7 Direção.
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Gestão Estratégica de Pessoas
UNIEURO Curso: Mestrado em Administração Nível: aluno especial de pós-graduação Aluna: Elizabeth Oliveira Santos Disciplina: Comportamento Organizacional.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Teoria de IDA Jean Orlando
Cognição nas organizações
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Cristiane Jonas Francisconi
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Capítulo 7 Direção.
Coordenador de grupo.
Introdução à Administração
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento de compra do consumidor
Comportamento Organizacional
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERSONALIDADE: por que estudar?
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Aprendizagem da matemática
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Transcrição da apresentação:

Emergências e Desastres Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Profa. Dra. Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Psicologia Laboratório de Psicologia Ambiental Dimensões físicas e humanas de um evento Relação Sociedade - Natureza/Pessoa - Ambiente Sustentabilidade planetária e os Modelos de desenvolvimento Vulnerabilidades da sociedade

Mas afinal o que é um desastre? Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Mas afinal o que é um desastre? SITUAÇÃO PERIGOSA DESASTRE Construção social COMPORTAMENTO E COMPREENSÃO DO LUGAR IMPLICAÇÕES PARA AS TAREFAS DE DESENHO TREINAMENTO EDUCAÇÃO

Trabalha-se com abordagem Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Perigos potenciais (emergências silenciosas) Proposta teórico-metodológica - Psicologia Ambiental (PA) PA estuda a relação recíproca entre pessoas e ambientes naturais e construídos. Trabalha-se com abordagem multi-teórica, multi-método e em vários contextos

Associar duas linhas de investigação: Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Proposta teórico-metodológica - Psicologia Ambiental Associar duas linhas de investigação: Percepção Ambiental de Riscos e Comportamento Humano Orientação integradora entre níveis de explicação psicológico e social

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Definição de Percepção Percepção consiste na captação, seleção e organização das modificações ambientais, orientada para uma tomada de decisão que torna possível uma ação inteligente (i.é dirigida a um fim) e que se expressa por ela. É a base para conhecer a Percepção Ambiental

As contribuições do enfoque ecológico da Percepção Ambiental Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade As contribuições do enfoque ecológico da Percepção Ambiental A Percepção é função, mais ou menos imediata do ambiente. O significado não está na pessoa mas no ambiente percebido, devido a estrutura ecológica deste. O ecológico compõe-se de aportes recíprocos entre o indivíduo, o ambiente social e o ambiente físico. A exploração ativa do organismo faz com que a pessoa perceba propriedades (ou ofertas) do ambiente. Perceber as ofertas do ambiente é perceber como interagir com ele. Ou seja, o que tem que ser feito, como agir em um determinado ambiente. O problema perceptivo não é então determinar o que tem dentro da cabeça das pessoas mas onde está a cabeça, em que lugar ecológico.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção Ambiental A Percepção do Ambiente adquiri-se ao mesmo tempo que se atua e, modifica-se em função dos resultados da atuação. Percepção Ação modificação O que leva à mudanças de Percepção do Ambiente depende do balanço entre perdas e benefícios advindas da modificação.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção Ambiental Portanto Percepção Ambiental surge das intenções modificadoras que empregamos sobre o Ambiente. Esta ação esta carregada de afetos. Estão juntos neste processo tanto aspectos cognitivos quanto emocionais. Ou seja, interpretação e avaliação não estão separados nos processos de Percepção Ambiental seja da qualidade ambiental, da estética do ambiente ou do Risco Ambiental.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção de Risco Ambiental Dificuldade de definição do que seja um risco, Não é possível chegar a uma idéia objetiva e consensual, Não é um mero estímulo físico objetivo, se trata de uma construção social, portanto subjetiva e multidimensional. Enquanto processo se mantém imbricado a ele atitudes, valores, crenças, sentimentos, normas etc influenciando na forma de entender o risco. Portanto tanto o conteúdo como o processo da percepção de risco é de natureza social. Qualifica-se então como uma percepção social, já que se está tratando de juízos, atribuições, memória, emoção, motivação, categorização.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção de Risco Ambiental É uma percepção complexa, que excede a aprendizagem de probabilidades pois intervém dados cognitivos acerca da fonte de risco, dados espaço-temporais e muitos fatores pessoais, de experiência e motivação. As certezas individuais relativas ao estado do meio ambiente condicionam a percepção dos riscos ambientais.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Percepção de Risco Ambiental A Percepção de Risco é composta de fatores que influenciam as pessoas a se darem conta dos riscos e serem conscientes da vulnerabilidade da sociedade. Devido à ciência não ter alcançado um grau satisfatório de influência sobre os conhecimentos da sociedade, o que se tem é um público que não sabe avaliar o risco. A percepção de risco vai determinar cuidados/cautelas sobre a vida.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Para que serve este tipo de estudos psicológicos? Estudar o conjunto de características das pessoas ou grupos e ambientes em termos de sua capacidade de antecipar, lidar com, resistir e recuperar-se do impacto dos perigos, considerando contexto de gênero, tempo, espaço e escala. Ter a disposição um conjunto de fatores que influenciam a preparação e as respostas no ciclo geral de desastres. Possibilitar a relação entre percepção de risco e capacidade de reação

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Para que servem este tipo de estudos psicológicos? Apropriar-se de conhecimentos sobre comportamentos favoráveis às advertências: evidências do meio ambiente que interagem com informações de advertência influenciando percepção e resposta. Ter a Percepção como ferramenta metodológica (análise de discurso, diagnóstico descritivo, estratégia de gestão e informação. O conhecimento acerca da percepção do risco pelos cidadãos e pelas autoridades pode se constituir em importante subsídio para planejar desde ações emergentes até políticas públicas concernentes eficazes.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Concluindo.... A psicologia ambiental vem, através de suas teorias e métodos, oferecer um novo olhar sobre os acontecimentos catastróficos, sustentado na hipótese de que o fenômeno oportuniza alargar a compreensão da totalidade do contexto ambiental e das interações entre a (s) pessoa (s) e seu (s) ambiente (s). Conhecimentos acerca das percepções do meio ambiente no fenômeno de apego ao território, a apropriação do espaço como um modelo explicativo dos comportamentos de pessoas que se instalam ou reinstalam em zonas de risco, o controle do espaço como expressão de poder legítimo, entre outros aportes, são bases fecundas para se compreender tais fenômenos.

Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Para esta área a dinâmica do ambiente deve ser levada em conta em todas as etapas da gestão do risco, potencial ou atualizado. Muito obrigada pela atenção!