3º FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE

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Fluxograma.
Transcrição da apresentação:

3º FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE

Agenda dos últimos fóruns FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE Agenda dos últimos fóruns 1º FCEQ Palestra do Geraldo Morais - Líderes habilidosos, organizações competitivas; Debate com as lideranças. 2º FCEQ Levantamento de dificuldades e pontos fortes na gestão das empresas; Estudo de Caso – Avaliação no processo de Decisão. 3º FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE PPQ

Principais resultados FÓRUM DE EXAMINADORES E COORDENADORES DA QUALIDADE Principais resultados Resistência a mudanças; Gerenciamento de projetos (PMI); Mapeamento de processos; Controle gerenciais; próximos 5 temas a serem abordados Gestão participativa e de equipes de auto-desempenho. Simulação de avaliação de uma empresa de nível nacional Liderança na visão dos líderes. 3º FÓRUM DE COORDENADORES E EXAMINADORES DA QUALIDADE PPQ

Mapeamento de Processos Manoel Millennium - Paraíba

Processos Processos são porções definíveis do sistema. Um processo é um conjunto de recursos e atividades interrelacionadas. Processos transformam entradas em saídas com o objetivo de agregar valor para o cliente

Fluxogramas Fluxogramas são usados para: Identificar e salientar todas as atividades e decisões Padronizar o esforço entre pessoas e grupos Comunicar métodos Fornecer um mecanismo para identificar pontos de medição Avaliar etapas e decisões agregadoras de valores daquilo que não é necessário Permitir treinamento de mudanças e melhorias.

Níveis de Fluxogramas Micro Macro Mini Início Início Esboço SOP Tipo Rascunho em Word ? Ligar Computador Micro Yes Alguma correção? Iniciar MS Word Fazer Correções Não Sim Imprimir Editar SOP Macro Início Fim Mini Início Fim Obter Aprovação Sim Não Está aprovado ? Tipo Liso Obter rascunho do SOP Esboço SOP Tipo SOP Distribuição SOP

Mapa de Processos Mapas de Processo são usados para: Identificar e salientar as principais etapas dos Processos (etapas que convertem uma entrada em uma saída). Identificar saídas que devem ser medidas, monitoradas e controladas, se possível Identificar todas as entradas que influenciam no desempenho da etapa de Processo e variação da saída. Primeiro nível de avaliação em que variáveis críticas de entrada que influenciam o desempenho da etapa de Processo e, conseqüentemente, a saída de Processos são identificadas.

Níveis de Mapa de Processo Não- Manufatura Exemplo Macro Organização Atendimento ao Cliente Fábrica Telefone da Mini Processo Pedido do Cliente Área de Slide Superior Micro Sub-processo Entrada do pedido Etapa do Impressora de Tela

Mapa do Processo - Sugestões Mantê-lo simples Precisa envolver o time - inclusive pessoal do Nível Operacional. Observar o processo claramente - como está operando atualmente, e não como deveria estar operando. Se você não descobrir o que mapear, o escopo do seu processo pode estar muito grande.

Mapeamento de Processos Cada processo tem que avaliar, identificar e completar uma análise SIPOC SIPOC Supplier (Fornecedor): aqueles que fornecem recursos ao processo Input (Entrada): a informação, materiais ou serviços Process (Processo): ação para transformar entradas em saídas Output (Saída): produto ou serviço final de um processo Customer (Cliente): aqueles que recebem a saída dos Processos

S I P O C Perguntas Chaves Quais são os limites do Processo? Começo: Fim: Entrada (Use nomes) Processo (Use verbos) Saída (Use nomes) Fornecedor Cliente Limite Entrada Fornecedor de Matéria Prima ou de dados KIVs para Etapa 1 Etapa 1 Saídas da Etapa 1 Clientes Intermediários que podem experimentar mudanças Limite Saída O que está incluído/ excluído no escopo deste projeto ? Inclusões: Exclusões: KIVs para Etapa 2 Etapa 2 Saídas da Etapa 2 Componente Principal / etapas Etapas externas potenciais Qual é a Unidade, Oportunidade, Defeito? Fornecedores Intermediários de Matéria Prima ou de dados KIVs para Etapa 3 Etapa 3 Saídas da Etapa 3 Clientes Intermediários que podem experimentar mudanças Indique medida chave do defeito All data entry on this page must be completed in the SLIDE SHOW mode with the exception of any “takeaway” boxes. Takeaway boxes are completed in the SLIDE VIEW, or edit mode. Follow instructions on page 1 to get to SLIDE SHOW mode. 1. First, complete the SIPOC template for your project. Refer to DMAIC1 training materials for definitions of Supplier, Inputs, Process, Outputs, and Customer. Click on the desired field and enter a brief description. If you need more fields to capture additional Suppliers, Inputs, Process Steps, Outputs or Customers feel free to use two sheets. Prioritizing and displaying the vital few items in each category is recommended however. 2. Next complete the answers to the Key Questions section by clicking on the individual fields and entering brief, concise responses. 3. Utilize the Takeaway Box provided or create your own to capture any key points, issues, or key learnings from the SIPOC. Remember, the Takeaway boxes must be completed in the SLDE VIEW Mode Este mapa de processo foi validado pelas pessoas chaves? KIVs para Etapa 4 Etapa 4 Saídas da Etapa 4 Sim / Não – quem ? Pense “Woodstock” – Mantenha-se o mais alto possível pelo maior tempo possível! Fornecedores utilizados nos passos finais dos Processos KIVs para Etapa 5 Etapa 5 (se aplicável) Saídas da Etapa 5 Cliente final percebendo benefícios

Benefícios do Uso de Fluxogramas e Mapeamento de Processos. Promover o entendimento do processo Fornecer ferramenta para treinamento Identificar as áreas problema e as oportunidades de melhoria Mostrar o relacionamento cliente-fornecedor

Mapeamento de Processos Entradas Processos Saídas Feedback Fornecedores Feedback Clientes Banco de Conhecimentos

Mapeamento de Processos

Muito Obrigado !...