UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Grupo: Kátia Diehl Magali Rosane Beltrão Rosária
RELAÇÕES COOPERATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM NO PBWORKS: A EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Pedagogia da pesquisa-ação
Lixo e sua influência sobre os recursos naturais
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Licenciatura em Pedagogia a Distância
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Construindo o futuro do seu filho!
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Metodologia de projetos de aprendizagem
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
CARTA DA TERRA Para crianças.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Política Educacional Brasileira
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
O Poder na Escola 2007.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Lixo Brasileiro.
A escola como espaço de aprendizagens, descobertas e inovações do aluno e do professor Aluno: Paulo Assis Costa Medeiros 2008/2.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Projetos de Aprendizagem. O desafio: Como aplicar método interdisciplinar e tornar o estudo mais atraente? Matéria publicada na Zero Hora do dia 24/04/2012,
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Coleta Seletiva Educação Ambiental. Educação Ambiental / Coleta Seletiva.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - PEAD INTERDISCIPLINA: Seminário Integrador V PROFESSORA: Liliana Maria Passerino e Crediné Silva de Menezes Componentes do grupo: Elci, Ivone, Simoni, Fabiana e Márcia ATIVIDADE: Projeto de Aprendizagem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE APRENDIZAGEM- GRUPO 5 DE APRENDIZAGEM DO GRUPO 5 Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco." Edmund Burkev

Separação e reaproveitamento de resíduos

Questão de investigação Como funciona e qual a importância para a cidade da separação e reaproveitamento do lixo?

CERTEZAS PROVISÓRIAS:   A cidade produz muito lixo. O acúmulo de lixo nas cidades poluem rios, solo, águas subterrâneas,causam doenças, mau cheiro e a proliferação de animais (ratos, baratas). Sabemos da importância da reutilização do lixo para a conservação do meio ambiente. Nem todas as pessoas separam seu lixo ou sabem da importância de fazê-lo. Há coleta seletiva na cidade com dias para o lixo seco e orgânico. Há muito tempo existe a necessidade de reutilizarmos, reduzirmos e reciclarmos o lixo.

Pensando nas questões ambientais de ordem mundial, gostaria de saber mais sobre as relações humanas com a natureza e de que forma podemos promover ações no ambiente escolar, familiar e na comunidade em que atuamos?

Respondendo as certezas provisórias Se todos os municípios tivessem a postura do município de Sapiranga e tomassem atitudes positivas, os benefícios para o ambiente seriam muitos e a qualidade de vida da população seria bem mais elevada. Então, é necessário e urgente mais programas de conscientização sobre os benefícios do simples ato de "separar o lixo", pois, este é um problema de todos e cada um de nós precisa fazer a sua parte.

Grandes desafios para o grupo: Ter clareza entre dúvidas temporárias e certezas provisórias; Realizar as atividades de forma participativa; A utilização das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis: msn, e-mail, diário de bordo, cmaptools, fóruns, portifólio...; Flexibilidade para redirecionar o trabalho em função do fechamento da Cetrisa; Trocas de idéias, debates, discussões para o andamento do projeto realizado à distância;

Aprendizagens Acreditamos que a grande aprendizagem para todas nós está sendo aprender a interagir, trocar e aceitar os diferentes pontos de vista; Perceber as dificuldades/limitações dos membros do grupo e mesmo assim, não excluir ninguém, mas, ao contrário, buscá-los. É difícil trabalhar em grupo, mas possibilita aprendizagens muito mais significativas.

Para refletir: “A Natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”(Johann Goethe)‏

Pesquisas em psicologia genética concluem que: “Aprendizagem se confunde com desenvolvimento; E desenvolvimento resulta em atividade operatória do sujeito; Que constrói conhecimento quando está em interação com o meio, com os outros sujeitos e com os objetos de conhecimento de que ele deseje apropriar-se."

Referências Bibliográficas: Entrevista com: Gustavo Muller – estagiário de Gestão Ambiental pela UNISINOS. Julio Agapio- Diretor Municipal do Meio Ambiente. Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz? Autoras: Léa da Cruz Fagundes; Luciane Sayuri Sato; Débora Laurino Maçada; Capítulo do Livro: “Aprendizes do futuro: as inovações começaram” Perguntas Inteligentes: O que é isto? Beatriz C Magdalena Iris Elisabeth Tempel Costa Tutorial sobre mapas conceituais.