PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
Metodologia Científica
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Metodologia Científica
Definição e critérios de elaboração
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Aula 2- Elaboração de Questionários
Tipos de Pesquisa.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Questionário Sociolinguístico
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Práticas Investigativas
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
Elaboração de programas de treinamento
Metodologia Científica
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Pesquisa em Comunicação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Coletando informações
O trabalho de campo.
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
Profª. Taís Linassi Ruwer
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
A Psicologia Científica
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Elaboração de instrumentos de coletas de dados
Trabalho de Usuários da Informação
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Técnicas de Coleta de Dados
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Prática Investigativa 2
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
Questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. Para se elaborar um.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Instrumentos de Coletas de Dados
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
ESTUDO DE USUÁRIOS Ivone Santos Mariana Lisboa Nathália Bastos Thatiane Moreira Thayane Carvalho.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
QUESTIONÁRIO.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
Coleta de dados questionário.
Transcrição da apresentação:

PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI LUCIANE CRISTINA ROSA

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: QUESTIONÁRIO

Questionário: definição O Questionário, utilizado em pesquisas científicas, constitui-se em um instrumento de coleta de dados, em que pesquisador elabora perguntas na forma escrita, referentes ao seu objeto de investigação. É, geralmente, auto-aplicado, ou seja, o próprio informante responde, sem a interferência do aplicador.

Questionário: objetivos As perguntas elaboradas por escrito tem como finalidade a obtenção do conhecimento sobre opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, entre outros.

Questionário: condução  É recomendada a utilização de linguagem simples e direta para que a pessoa que esteja respondendo o questionário compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Deve-se evitar o uso de gírias, a não ser em casos específicos, onde é necessário adequar o conteúdo do instrumento à realidade do informante. (grupo de adolescentes da periferia). O questionário deve ser testado antes da sua efetiva aplicação, para evitar e/ou corrigir possíveis erros. Neste sentido, o instrumento é aplicado com um número menor de pessoas do que o determinado para a pesquisa. O pesquisador não deve interferir nas respostas dos informantes.

Questionário: tipos de questões “Em relação à forma: fechadas, abertas e relacionadas;” “Em relação ao conteúdo: fatos, atitudes, crenças, comportamento, sentimentos, padrões de ação, presente e passado, razões conscientes.”

Em relação à forma: FECHADA: apresentam questões de múltiplas escolhas. Exemplo: Quais são seus programas preferidos da TV: ( ) novela ( )filme ( ) programas de auditório ( ) desenho animado. ( ) outro ABERTA: apresentam questões dissertativas Exemplo: Quais são seus programas preferidos da TV?

Em relação à forma: cont. RELACIONADA OU DEPENDENTE Exemplo:Você assiste TV? ( ) Sim ( ) Não Em caso afirmativo, quantas horas por dia você assiste TV? Observe que neste tipo de questionário, a 1ª pergunta é fechada e a 2ª é aberta.

Em relação ao conteúdo Exemplos: Fatos: sexo, idade, naturalidade, estado civil, escolaridade, etc.; Atitudes: preconceito, etnocentrismo,violência, cooperação;

Questionário: vantagens Abrange um universo maior de pessoas; Apresenta baixo custo; Protege a identidade do informante; Permite que o informante responda as questões no momento que lhe for mais conveniente; O pesquisado geralmente não sofre a pressão de agentes externos.

Questionário: desvantagens Atinge apenas o universo dos alfabetizados; O informante geralmente não tem a possibilidade de recorrer ao aplicador para esclarecer dúvidas sobre as questões; Impossibilita o reconhecimento do contexto em que foram respondidas as questões; Não oferece a garantia de que a maioria das pessoas devolvam-no devidamente preenchido; Os questionários muito extensos, principalmente os que apresentam questões abertas, correm o risco de não serem respondidos, pois se tornam cansativos; Devido à interpretação pessoal de cada respondente, nem sempre é garantida a objetividade a que se propõe;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met06.htm http://aprender.unb.br/user/view.php?id=10277&course=1