CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS Assessoramento Pedagógico junho/2010
TRADICIONAL Comenius – aprender fazendo e a importância da linguagem no ensino Ignácio de Loyola – preparação intelectual com formação de valores
OBJETIVOS ensinar nacionalidade, valores e propósitos nacionais Preparar e dominar ações próprias para um sistema de trabalho
Concepção de ensino Ler, escrever, contar e conhecer valores Reproduzir o sistema social Conservar e classificar Transmitir conhecimentos
Concepções pedagógicas Conteúdo? Garantido pela tradição Método? Não importa Objetivo? Reproduzir Avaliação? Devolver o que foi repassado
Piaget – difere informação de conhecimento CONSTRUTIVISMO Piaget – difere informação de conhecimento Alega que o aluno produz conhecimentos a partir de suas estruturas, então, não se ensina resultados, mas processos
OBJETIVOS Favorecer o desenvolvimento das estruturas cognitivas Perceber o aluno-sujeito como construtor do próprio conhecimento
Concepções pedagógicas Conteúdos? São meios para alcançar um fim Objetivos? Definidos a partir das estruturas mentais dos alunos Métodos? Do concreto para o abstrato Avaliação? Individual
INTERACIONISMO Vygotsky – compreender a natureza social do ser humano; Transformar a realidade para transformar-se a si mesmo
Restabelecer a unidade e a integralidade perdidas pela humanidade OBJETIVOS Restabelecer a unidade e a integralidade perdidas pela humanidade Estabelecer relações sociais para se apropriar da cultura, através da inter-atuação e com base na comunicação
Concepções pedagógicas Conteúdos? Instrumentos organizados socialmente para a transformação Objetivos? Materialização das ações que envolvem conhecimentos e habilidades Método? Do abstrato para o concreto e volta ao abstrato Avaliação? Resultado do alcance dos objetivos