CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

TEORIAS PSICOLÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Formação Docente Aula 07.
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Gerenciamento de Sala de Aula
Atuais Propostas Curriculares.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Tendência Progressista Libertadora
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Ensino Médio e Educação Profissional
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Marx e a educação.
Psicologia da Educação
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
ALFABETIZAÇÃO.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS Assessoramento Pedagógico junho/2010

TRADICIONAL Comenius – aprender fazendo e a importância da linguagem no ensino Ignácio de Loyola – preparação intelectual com formação de valores

OBJETIVOS ensinar nacionalidade, valores e propósitos nacionais Preparar e dominar ações próprias para um sistema de trabalho

Concepção de ensino Ler, escrever, contar e conhecer valores Reproduzir o sistema social Conservar e classificar Transmitir conhecimentos

Concepções pedagógicas Conteúdo? Garantido pela tradição Método? Não importa Objetivo? Reproduzir Avaliação? Devolver o que foi repassado

Piaget – difere informação de conhecimento CONSTRUTIVISMO Piaget – difere informação de conhecimento Alega que o aluno produz conhecimentos a partir de suas estruturas, então, não se ensina resultados, mas processos

OBJETIVOS Favorecer o desenvolvimento das estruturas cognitivas Perceber o aluno-sujeito como construtor do próprio conhecimento

Concepções pedagógicas Conteúdos? São meios para alcançar um fim Objetivos? Definidos a partir das estruturas mentais dos alunos Métodos? Do concreto para o abstrato Avaliação? Individual

INTERACIONISMO Vygotsky – compreender a natureza social do ser humano; Transformar a realidade para transformar-se a si mesmo

Restabelecer a unidade e a integralidade perdidas pela humanidade OBJETIVOS Restabelecer a unidade e a integralidade perdidas pela humanidade Estabelecer relações sociais para se apropriar da cultura, através da inter-atuação e com base na comunicação

Concepções pedagógicas Conteúdos? Instrumentos organizados socialmente para a transformação Objetivos? Materialização das ações que envolvem conhecimentos e habilidades Método? Do abstrato para o concreto e volta ao abstrato Avaliação? Resultado do alcance dos objetivos