E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Conjunto Competitivo A concorrência é governada pelo comportamento do consumidor Os intermediários de marketing podem determinar o conjunto competitivo
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Visões Competitivas a) Estreita: dentro da categoria b) Ampla: entre categorias
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Orientação CompetitivaOrientação pela Ofertapela Demanda Decisões EstratégicasCategoriasNecessidades Decisões TáticasMarcas em CategoriasPreferências
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Identificando a Concorrência a) Análise de substituição em uso b) Alternativas de percepção c) Escolha Análise de Substituição de marca
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Prevendo as ações da concorrência Requer: a) modelo de análise da comportamental da concorrência; b) foco em como a concorrência se vê.
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Expectativas Racionais Não Aplicabilidade de Expectativas Racionais