E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Conjunto Competitivo A concorrência é governada pelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
IBGEN - INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS
CONCORRÊNCIA.
Unidade 1 - Logística Grupo 19L Luiz Felipe Mesquita Jordânia de Alencar.
Administração da Produção: Conceitos
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Planejamento e Controle de Qualidade
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Disciplina: Administração Mercadológoica
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Marketing de Moda Senac Lapa Faustolo Prof. Sergio Garrido Março/2009.
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Ciclo de Vida e Produto.
Planejamento de Comunicação
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
Loja Mari Marcel Esamc Plano de Marketing Loja Mari Marcel Esamc
Projeto de Competitividade
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Ferramentas da qualidade Filosofia da Qualidade
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
SEGMENTAÇÃO Pode ser por Critérios geográficos
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Teorias de Aprendizagem
PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE
Posicionamento Al Ries & Jack Trout.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing
Comportamento do Comprador Organizacional
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
PLANEJAMENTO.
Lançamento de Produtos e Serviços
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
FORÇAS E FRAQUEZAS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Planejamento Estratégico de MKT
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
MARKETING GLOBAL - EAD MARKETING GLOBAL - EAD O MERCADO E A DEMANDA O MERCADO E A DEMANDA.
MARKETING I.
Consultoria Empresarial
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
PCE – PROJETO DE CRIAÇÃO DE EMPRESA
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Comunicação òObjetivos mercadológicos òObjetivos de comunicação òOrçamento.
Planejamento e Estratégia
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
MARKETING GLOBAL - EAD MARKETING GLOBAL - EAD A SEGMENTAÇÃO DO MARKETING A SEGMENTAÇÃO DO MARKETING.
PMA Orientações Metodológicas
Professor Dr. Renato Vaz
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
Análise da Concorrência
Transcrição da apresentação:

E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Conjunto Competitivo A concorrência é governada pelo comportamento do consumidor Os intermediários de marketing podem determinar o conjunto competitivo

E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Visões Competitivas a) Estreita: dentro da categoria b) Ampla: entre categorias

E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Orientação CompetitivaOrientação pela Ofertapela Demanda Decisões EstratégicasCategoriasNecessidades Decisões TáticasMarcas em CategoriasPreferências

E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Identificando a Concorrência a) Análise de substituição em uso b) Alternativas de percepção c) Escolha Análise de Substituição de marca

E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Prevendo as ações da concorrência Requer: a) modelo de análise da comportamental da concorrência; b) foco em como a concorrência se vê.

E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Análise da Concorrência Expectativas Racionais Não Aplicabilidade de Expectativas Racionais