COMPOSTO DE PRODUTO Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a um desejo e/ou necessidade de quem o adquire. Produto pode ser definido como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é um produto ? É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.
Advertisements

Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
Administração de Marketing
Administração de produtos
Caracterização de Produto
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Profª Gisely Jorge Mesquita Marketing Estratégico
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Decisões de Produto Conceito de Produto Visão Ampliada
Tipos de Produto Produtos de consumo: Dirigidos ao consumidor
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Aula 2 – Administração de Marketing
Aula 5 – Administração de Marketing
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Marketing para EMPREENDORES
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Produto.
E stratégia M ercadológica I EAESP-FGV Mercadologia 22/01/98Preparado por RF Ciclo de Vida e Produto.
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
PRODUTOPRODUTO Curitiba *O produto será bem-sucedido se atender as necessidades dos consumidores. Necessidade.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Administração de Marketing
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Conceitos e funções Adaptação a nova economia
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
O processo de decisão de compra
Administração de Marketing I
PLANO DE MARKETING PRODUTO é qualquer coisa que: (1) atenda a uma necessidade; (2) seja de alguma forma valorizado por atender a esta necessidade; (3)
Administração de Marketing
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Estratégias de Marketing
Marketing – Unidade 3.
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
Administração de Relacionamento com o Cliente
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Gestão de Marcas Administração de Marketing Kotler e Keller
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Planejamento Estratégico de MKT
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Capítulo 9 Desenvolvimento de Novos Produtos e Estratégias para o Ciclo de Vida dos Produtos.
DESENVOLVENDO OS PRODUTOS E SERVIÇOS
Curso: Superior de Tecnologia Classificações de produtos
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
PROJETO INTERDISCIPLINAR TRADE MARKETING E GESTÃO DE VAREJO
UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
Gerência de Linhas de Produtos e Marcas.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Marketing de Relacionamento
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Desenvolvimento de Novos Produtos Prof. Alceu Cruz TMK 091A.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

COMPOSTO DE PRODUTO Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a um desejo e/ou necessidade de quem o adquire. Produto pode ser definido como o objeto principal das relações de troca que pode ser oferecido num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem o consome.

DIVISÃO GERAL DE PRODUTO Bens; Serviços; Pessoas; Locais; Organizações,Empresas,Marcas; Ideias.

NÍVEIS DE UM PRODUTO a) Núcleo; b) Básico; c) Esperado; d) Ampliado; e) Potencial/Diferenciado.

NÍVEIS DE PRODUTO É o núcleo da estratégia de marketing. É a característica fundamental que realmente compramos. b) É a primeira transformação do núcleo. É a oferta mais simples. c) É o que realmente se espera ao adquirir o bem ou serviço. É a continuidade do básico.

NÍVEIS DE PRODUTO d) É a oferta de outros itens. É o início do PLUS. e) É o diferente. É o melhor da oferta. É o mais completo.

EXEMPLO DE NÍVEIS DE PRODUTO a) Descanso, Repouso, Conforto,Tranquilidade b) Camas, Toalhas, Banheiro c) (...) Limpos e Arrumados d) Condicionador de Ar, Garagem, Banheira e) Suíte Presidencial.

EXEMPLO DE NÍVEIS DE PRODUTO a) Locomoção, Status, Segurança, Conforto b) Rodas, Bancos, Direção c) (...) Bons e Seguros d) Condicionador de Ar, D.H, Air Bag, T. e V. El. e) Ferrari.

QUESTIONAMENTOS Todos os níveis de produto são obrigatórios? Se não, quais os obrigatórios e os opcionais. O estudo dos níveis de produto é uma estratégia de marketing? Podemos agregar valor monetário aos níveis.Comente.

CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTO A) POR TANGIBILIDADE B) POR DURABILIDADE C) POR BENS DE CONSUMO

POR TANGIBILIDADE Tangíveis - Bens Intangíveis - Serviços POR DURABILIDADE Duráveis Não Duráveis Serviços (?)

POR BENS DE CONSUMO De Conveniência De Compra Comparada De Especialidade Não Procurados

DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 1- Os produtos tangíveis são aqueles que pegamos, ou seja, podem ser tocados, são palpáveis. Ex.: Carro, Fósforo. 2- Os produtos intangíveis são aqueles que não pegamos, mas sentimos e percebemos. Ex.: Manicure e Professor ( fazer as unhas e assistir às aulas)

DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 3- Os produtos duráveis são aqueles que sobrevivem a muitos usos; os que não são destruídos rapidamente.Ex.:Carro,Roupas 4- Os produtos não duráveis são aqueles que não sobrevivem ou não resistem a muitos usos; os que são destruídos rapidamente.Ex.: Fósforo, Cigarro, Alimentação.

DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 5- Os produtos de conveniência o cliente geralmente compra com frequencia, de imediato; exige mínimo esforço de compra. Ex.: Cigarro, Cerveja, Balas. 6- Os produtos de compra comparada o cliente geralmente não compra com frequencia. Existe comparação de características por parte do consumidor. Observação de preço e qualidade; exige médio a alto esforço de compra. Ex.: Carro, Eletrodomésticos.

DEFINIÇÕES E EXEMPLOS 7- São produtos com características especiais e com identificação própria com o consumidor; exige altíssimo esforço de compra. Ex.: Avião, Obras de Arte, Carros Importados de Luxo. 8- Os produtos não procurados são os que têm baixa demanda. O consumidor ainda sabe pouco deles ou que não pensa normalmente em comprar. Ex.: Seguros de Vida, Caixões, Lotes em Cemitérios.

COMPONENTES DE PRODUTO 1- MARCA 2- DESIGN 3- EMBALAGEM 4- RÓTULO 5- SERVIÇOS 6- GARANTIA 7- CONTEÚDO 8- QUALIDADE 9- SATISFAÇÃO

QUESTIONAMENTOS 1- MARCA 2- DESIGN 3- EMBALAGEM 4- RÓTULO 5- SERVIÇOS Em grupo, colocar as ideias do que sejam/signifiquem os nove itens propostos. 1- MARCA 2- DESIGN 3- EMBALAGEM 4- RÓTULO 5- SERVIÇOS 6- GARANTIA 7- CONTEÚDO 8- QUALIDADE 9- SATISFAÇÃO

COMPONENTES DE PRODUTO 1- MARCA: É um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos com o propósito de identificar organizações, bens e serviços. 2- DESIGN: É o formato, forma, aparência, modelo. 3- EMBALAGEM: É o envoltório para o produto, ou seja, é um recipiente/ invólucro onde guardamos o conteúdo do produto.

COMPONENTES DE PRODUTO 4- RÓTULO: São informações contidas no produto a seu respeito. 5- SERVIÇOS: São prestações intangíveis consideradas no ato da comercialização. 6- GARANTIA: Tempo ou período onde o fabricante se responsabiliza pelo consumo do produto.

COMPONENTES DE PRODUTO 7- CONTEÚDO: São características próprias do produto. É o benefício núcleo, ou seja, é o que o consumidor realmente compra. 8- QUALIDADE: É a propriedade e/ou atributo de se buscar excelência e/ou satisfação. 9- SATISFAÇÃO: É a sensação de gozo e/ou prazer derivada de uma relação de consumo.

CICLO DE VIDA DE PRODUTO - CVP Para o profissional de marketing é importante seguir o modelo do CVP. Não se pode prever quando acaba um estágio e começa outro, por isso a necessidade de se montar as estratégias no tempo certo para aumentar as vendas e de monitorar a sua performance. O CVP está dividido em 4 estágios.

CICLO DE VIDA DE PRODUTO - CVP OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 1- INTRODUÇÃO 2- CRESCIMENTO 3- MATURIDADE 4- DECLÍNIO

OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 1- INTRODUÇÃO: O produto quando introduzido no mercado é normal que passe como desconhecido. Sua penetração geralmente é lenta precisando de esforços promocionais. Sabe-se que existe todo um investimento financeiro e que demora um certo tempo para lucrar com o produto, por isso é importante a dedicação do gestor de marketing devido aos constantes ajustes mercadológicos.

OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 2- CRESCIMENTO: O produto já foi lançado e precisa crescer, ou seja, precisa cada vez mais aparecer para ganhar mercado. Os esforços de marketing são dirigidos nesse estágio para melhor posicionar o produto no mercado. O lucro começa a surgir.

OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 3- MATURIDADE: O produto já tem uma boa aceitação no mercado e existe um equilíbrio entre oferta e demanda. Sua fatia de mercado (market share) se torna praticamente estável. Nesse estágio os concorrentes vão procurar buscar novos clientes, ou seja, os clientes das outras empresas, com a finalidade de alterar seu percentual de participação de mercado.

OS 4 ESTÁGIOS DO CVP: 4- DECLÍNIO: Existem vários fatores para ocorrer a queda de vendas. As inovações tecnológicas e a presença de muitos concorrentes são algumas. Os produtos precisam ser inovados e todo composto de marketing ser revisado, até porque o mercado vai estar sempre em mudanças para atender aos mais diversos perfis de consumo.