CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Cidadania Participativa nas
Plano de Trabalho Docente
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Diretrizes do ensino de História
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
A Educação Mediada pela Tecnologia
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA. FINALIDADES Proporcionar formação integral aos jovens, por meio de associação entre: Proporcionar formação integral aos.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Metodologia de projetos
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Docência universitária: repensando a aula
Professor(es) Apresentador(es):
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010

ESCOLA ESTADUAL JARDIM EUROPA – ENS. FUND ESCOLA ESTADUAL JARDIM EUROPA – ENS.FUND. MÉDIO E PROFISSIONAL PROFESSORA: ANDRÉIA VON MUHLEN SCHOMMER ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA SÉRIE: 6ª – TURMA: B PERÍODO DE APLICAÇÃO: 4º BIMESTRE CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Tratamento da Informação; Números e Algébra. CONTEÚDO ESPECÍFICOS: Estudo da cartilha – Orçamento Público – Sofinha; Porcentagem.

Justificativa / objetivos Espera-se que o aluno, através da educação escolar organize o conhecimento e apresente uma análise crítica do mesmo, resultante do processo da aprendizagem significativa, podendo dessa forma compreender e interferir com responsabilidade na sociedade em que está inserido. Compreendemos também como objetivo da educação escolar formar cidadãos autônomos, capazes de atuar de maneira consciente, competente e digna no exercício de seus direitos e deveres, assumindo a valorização da cultura de sua própria comunidade.

Justificativa / objetivos É através da Matemática que podemos questionar e entender economia e política, aspectos tecnológicos, compreender a qualidade de vida, as injustiças sociais, bem como tem importante contribuição no desenvolvimento de determinadas habilidades do pensamento e das capacidades que serão exigidas na vida social.

Justificativa / objetivos O estudo da cartilha do Orçamento Público – Sofinha e sua turma em: Como o governo deve gastar o dinheiro pago pela sociedade. O funcionamento do sistema de arrecadação, incluindo toda a matemática envolvida - são explicados pela educação fiscal.

metodologia Cada aluno receberá uma cópia impressa da cartilha SOFINHA e sua turma. Iniciará com a leitura que está na forma de uma história em quadrinhos, onde é apresentado o dia a dia de uma família, o qual será repassado de uma maneira simples e linguagem fácil o que é Orçamento Público, e o que ele significa para a sua vida e de sua família. Em seguida será feito comentários sobre todo o conteúdo da cartilha, especificamente os tributos sobre produtos. A professora juntamente com a turma monstrará como calcular o ICMS de alguns produtos por exemplo dos remédios e arroz, monstrando a diferença de alíquotas e a maneira de fazer os cálculos, usando a porcentagem. A cartilha foi impressa através do site: www.portalsof.planejamento.gov.br

RECURSOS DIDÁTICOS Cartilha Sofinha e sua turma – Secretaria de Orçamento Federal – SOF. Tvmultimídia. Livro.

AVALIAÇÃO (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS) Compreensão da relação do conteúdo de Educação Fiscal, e a matemática; Capacidade de entender a formação do conceito de porcentagem e impostos. * INSTRUMENTOS: Leitura da cartilha Sofinha e sua turma; Debates; Livro; Cálculos porcentagem; Avaliação dos cálculos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS) Etapa final: Enfocamos a cartilha Sofinha e sua Turma em: Como o governo deve gastar e dinheiro pago pela sociedade, como sendo uma atividade didático-pedagógica que dá bons resultados, pois trazemos para a sala de aula a história em quadrinhos e envolvendo conteúdos matemáticos, despertando nos alunos a participação e o interesse. Pode-se levar para a sala de aula tudo que diz respeito à nossa realidade, para que os alunos possam fazer reflexões críticas, enriquecendo a exploração e investigação do assunto, dando origem à outras questões interessantes. Como exemplo: A porcentagem de tributos que incide sobre os remédios 36% de imposto 12% para remédios veterinários.

REFERÊNCIAS www.portalsof.planejamento.gov.br PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica de matemática. Curitiba: SEED-PR, 2008. ESAF-Escola de Administração Fazendária. Disponível em:https://moodle.eadesaf.serpro.