DISCIPLINA: Processos Gerenciais Correção da Prova e Exercícios

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Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: Processos Gerenciais Correção da Prova e Exercícios AULA 10: Correção da Prova e Exercícios Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

PEA - Plano de Ensino e Aprendizagem AULA 1: Apresentações: o professor, os alunos. AULA 2: Histórico e tendências da Administração. AULA 3: As Empresas. AULA 4: O Administrador. AULA 5: O ambiente das empresas. Administração da tecnologia nas empresas. AULA 6: Estratégia empresarial AULA 7: Planejamento estratégico AULA 8: Planejamento tático e operacional Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

PEA - Plano de Ensino e Aprendizagem AULA 9: PROVA – dia 06/out AULA 10: Correção da Prova e Exercícios AULA 11: Desenho organizacional e departamental AULA 12: Modelagem do trabalho AULA 11: Direção, Gerência e Supervisão AULA 12: Controle Estratégico AULA 13: Controle Tático e Controle Operacional AULA 14: Competências organizacionais e criação de valor AULA 15: PROVA Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com HOJE Correção da Prova Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com HOJE Correção da Prova A General Motors (GM) anunciou no dia 3/ago/2010 que financiará a fabricante americana Bright Automotive e fornecerá tecnologia em troca de participação acionária na empresa que está desenvolvendo um modelo de van híbrida. Segundo a Bright, o veículo funciona durante 64,3 km somente com a energia elétrica armazenada em suas baterias. Quando estas se descarregam, ele passa a rodar com o motor a gasolina que percorre 36 milhas com um galão de gasolina, o que equivalente a 15,31 km por litro. O presidente da GM Venture, Jon Lauckner, disse em comunicado que o financiamento de novas empresas "é uma nova forma de acelerar a introdução de tecnologias inovadoras que apoiem nossa atividade e nos dê vantagem competitiva". Por sua vez, Michael Brylawski, vice-presidente executivo da Bright Automotive, afirmou que, após conversar com várias empresas automobilísticas, "a GM claramente tinha a visão adequada" para a nova companhia. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com 1 - A compra de ações da Bright pela GM caracteriza um tipo de fusão entre as empresas. Explique os pontos positivos e negativos especificamente desta transação para ambas as empresas. (1,0 ponto). GM: POSITIVOS: aquisição de tecnologia com terceirização de mão de obra já produtiva NEGATIVOS: riscos do investimento e da mudança cultural BRIGHT: POSITIVOS: aporte de capital, o poder da marca GM no mercado NEGATIVOS: perda do controle acionário. Perda da identidade. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com 2 - Além da fusão, outros processos são característicos da nova economia, como: downsizing, benchmarketing, reengenharia, terceirização, parcerias estratégicas, achatamento de organogramas, foco em “top clients” e empowerment. Escolha um destes conceitos e: (a) explique o que ele significa, (b) diga qual sua importância para a empresa que o adota e, (c) dê um exemplo, real ou hipotético. (2,0 pontos) Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com HOJE O QUE É IMPORTÂNCIA EXEMPLO Downsizing: diminuição estratégica no tamanho da empresa Redução de custos e foco nos produtos mais rentáveis Kodak (+ de 13 mil postos extintos) Benchmarking: estudo das melhores práticas Velocidade de resposta ao mercado Palmirinha Terceirização: contratar empresas especializadas Aumentar o foco e cortar custos Volkswagen (SG Logística) Parcerias estratégicas: aliança entre duas ou mais empresas Ganhar tecnologia, economia de escala e agregar valor para o cliente Google e DigitalGlobe Globalização: internacionalização dos mercados Acesso a novos mercados, nivelamento mundial de preços e tecnologias Wall Mart (líder em 16 países) Fusão: união de empresas Aumento de share, expansão de mercado Sadia e Perdigão Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com HOJE O QUE É IMPORTÂNCIA EXEMPLO Achatamento de organogramas: corte de níveis hierárquicos intermediários Reduz custo e aumenta a proximidade com o cliente. Exige mais esforço gerencial e maior especialização técnicas Santander (Banespa) Foco em top clients: orientação para clientes de maior ticket médio Aumento do ROI Itaú Personalité Mercados de Cauda Longa: mercados de nicho suportados pela internet Mercado emergente, pouco explorado e cada vez mais acessível Mercado livre, geeks Empowerment: delegação de autoridade Forma equipes de alto desempenho Hotel Ritz-Carlton Reengenharia: novas formar de executar tarefas atuais Redução de custos Softwares que gerenciam o estoque dentro da empresa cliente (VMI) Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com 3 - Cite três variáveis macroambientais (ambiente externo) que devem ter sido consideradas pela GM em seu processo de decisão de aquisição da Bright, e explique porque elas foram importantes neste negócio. (1,0 ponto) MACROAMBIENTE Movimentos sociais Política Leis Empresa Economia Tecnologia Meio ambiente Regulação setorial Demografia Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com Política: alto custo político da dependência americana do petróleo do Oriente Médio. Economia: aumento do preço dos combustíveis fósseis. Tecnologia: maturidade da tecnologia para fabricação de motores híbridos. Meio ambiente: tendência mundial de adoção de fontes energéticas renováveis Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com Movimentos sociais: crescente clamor do público pelo fim dos conflitos armados no Oriente Médio. Leis: incentivos fiscais à adoção de energias menos poluentes. Regulação setorial: protocolo de Kyoto. Demografia: queda na renda média americana faz o consumidor procurar veículos mais econômicos e transporte coletivo. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com 4 - Qual o papel do Administrador de RH em relação a: Conhecimento das necessidades do cliente de sua empresa? (1,0 ponto). Contribuir no planejamento estratégico Recrutar melhor Treinar equipes internas com mais foco Pensar programas de benefício com foco no cliente Conhecimento das novidades e tendências no mercado de TI? (1,0 ponto). Planejamento estratégico Organização tática Ferramentas operacionais para registro e controle Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com 5 - Cite e explique 3 características dos mercados na “Era da Informação” (2,0 pontos). Comunicação: tempo real, queda nas barreiras de linguagem. Fluxo de dinheiro: ininterrupto, 24hs por dia. Internet: fonte inesgotável de comunicação e informação Poder do consumidor: mais opções de escolha, mais qualidade, mais vantagens, mais interatividade. Ciclos complexos de produtos: globalização, “just in time”, logística reversa. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com 6 - Faça a análise SWOT da van, supondo que ela fosse comercializada no Brasil. (2,0 pontos). FORÇAS: bicombustível, apelo ambiental, tecnologia madura FRAQUEZAS: barreiras culturais naturais da fusão de empresas OPORTUNIDADES: crescimento do mercado de vans, preço da tecnologia mais acessível, demanda por produtos ecologicamente corretos AMEAÇAS: barreiras tributárias, concorrência com produtos similares Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com REVISÃO DÚVIDAS ? Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional HOJE Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional Mapeamento ambiental e avaliação das forças e fraquezas da empresa para tomada de decisões estratégicas. Incerteza e imprevisibilidade. Planejamento Estratégico Nível Institucional Planejamento Tático Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Articulação interna. Nível Intermediário Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa. Certeza e regularidade. Planejamento Operacional Nível Operacional Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Tipos de Planejamento Empresarial HOJE Tipos de Planejamento Empresarial Níveis Planejamento Tipos de Planejamento Institucional Estratégico Planejamento Estratégico Intermediário Tático Marketing Financeiro Produção RH Operacional Operacional Plano de Vendas Plano de Promoção Plano de Pesquisa de Mercado Plano de Relações Públicas Plano de Lucros Plano de Investimentos Plano de Fluxo de Caixa Plano Orçamentário de Despesas Plano de Produção Plano de Manutenção Plano de Suprimentos Plano de Renovação de Máquinas Plano de Carreiras Plano de Treinamento Plano de Remuneração Plano de Recrutamento e Seleção Plano de Benefícios Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Os Três Níveis de Decisão HOJE Os Três Níveis de Decisão Decisões Problema Natureza do Problema Decisões-chaves Características Principais Estratégicas Seleção de produtos e mercados capazes de melhorar o ROI Alocação dos recursos totais da empresa entre as oportunidades de mercado e produtos Objetivos, metas, diversificação, expansão, crescimento Decisões centralizadas, não repetitivas e não programadas Táticas Estruturação de recursos para melhor desempenho da empresa Organização, aquisição e desenvolvimento de recursos Gestão da informação, responsabilidades, adquirir e desenvolver recursos: humanos, financeiros, materiais Conflito entre estratégias e operações, entre objetivos individuais e organizacionais Operacionais Melhoria do ROI por meio do desempenho de tarefas Distribuição de recursos entre as áreas. Programação e aplicação dos recursos Objetivos e metas operacionais. Programar a produção. Decidir sobre estoque, estratégias de MKT, de P&D. Monitorar indicadores Decisões descentralizadas, repetitivas e programadas. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Os Três Níveis de Decisão HOJE Os Três Níveis de Decisão Decisões Problema Natureza do Problema Decisões-chaves Características Principais Estratégicas Seleção de produtos e mercados capazes de melhorar o ROI Alocação dos recursos totais da empresa entre as oportunidades de mercado e produtos Objetivos, metas, diversificação, expansão, crescimento Decisões centralizadas, não repetitivas e não programadas Táticas Estruturação de recursos para melhor desempenho da empresa Organização, aquisição e desenvolvimento de recursos Gestão da informação, responsabilidades, adquirir e desenvolver recursos: humanos, financeiros, materiais Conflito entre estratégias e operações, entre objetivos individuais e organizacionais Operacionais Melhoria do ROI por meio do desempenho de tarefas Distribuição de recursos entre as áreas. Programação e aplicação dos recursos Objetivos e metas operacionais. Programar a produção. Decidir sobre estoque, estratégias de MKT, de P&D. Monitorar indicadores Decisões descentralizadas, repetitivas e programadas. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Os Três Níveis de Decisão HOJE Os Três Níveis de Decisão Decisões Problema Natureza do Problema Decisões-chaves Características Principais Estratégicas Seleção de produtos e mercados capazes de melhorar o ROI Alocação dos recursos totais da empresa entre as oportunidades de mercado e produtos Objetivos, metas, diversificação, expansão, crescimento Decisões centralizadas, não repetitivas e não programadas Táticas Estruturação de recursos para melhor desempenho da empresa Organização, aquisição e desenvolvimento de recursos Gestão da informação, responsabilidades, adquirir e desenvolver recursos: humanos, financeiros, materiais Conflito entre estratégias e operações, entre objetivos individuais e organizacionais Operacionais Melhoria do ROI por meio do desempenho de tarefas Distribuição de recursos entre as áreas. Programação e aplicação dos recursos Objetivos e metas operacionais. Programar a produção. Decidir sobre estoque, estratégias de MKT, de P&D. Monitorar indicadores Decisões descentralizadas, repetitivas e programadas. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com HOJE Políticas POLÍTICA é um guia genérico para ação. Ela define O QUE FAZER, e também EM QUE CIRCUNSTÂNCIA FAZER. São afirmações genéricas sobre COMO PROCEDER. Seu objetivo é ORIENTAR o planejamento e a tomada de decisões. Definida a política, a empresa define as DIRETRIZES. - Diretrizes são caminhos para tornar reais as políticas POLÍTICAS (e diretrizes) PROCEDIMENTOS REGRAS Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

O Planejamento OPERACIONAL: HOJE O Planejamento OPERACIONAL: Voltado para o presente O QUE fazer e COMO fazer Pouca liberdade para inovação Detalha tarefas com scripts e roteiros Está voltado à rotina interna dos setores Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com HOJE DÚVIDAS ? Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com

Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com EXERCÍCIO Exercício: Forme um grupo de 3 a 5 pessoas. Escolha uma empresa. Proponha uma política geral para o RH. Descreva o planejamento operacional para treinamentos internos. Prof. Érico Pagotto - ericopagotto@yahoo.com