IT Governance and Business Value

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
FACULDADE DOS GUARARAPES
Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8
Contexto da Informação
Administração de Sistemas de Informação
O PLANO DE MARKETING.
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Customer Relationship Management
Entrevista Motivacional
Daciane de Oliveira Silva
PETI Planejamento Estratégico de TI
LEARNING ORGANIZATION
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres
Estratégias e Indicadores
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
"Nos facemos a Banda Larga Possivel" Implantando TV por Assinatura Visão Geral.
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Administração de Sistemas de Informação II
CRM (Customer Relationship Management)
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Control Objectives for Information and related Technology
Sistemas de Gestão e Segurança da Informação
Como elaborar um texto Argumentativo
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
GTI Claudia Salles Haddad
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Introdução O dia da mentira na Intel
Professor: Ernesto Junior
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Estimativas de Custos e Orçamentação
REENGENHARIA.
Teoria das restrições Aula 08.
A Propaganda e Suas Características
Integração.
FERRAMENTAS DE MARKETING
Capítulo 12: Avaliação de Projetos de SAD. Escopo da avaliação de SAD As atividades de avaliação devem ser mensuradas de acordo com o tamanho, complexidade.
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Gestão da Tecnologia da Informação
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL
Gerenciamento das Informações
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Perguntas frequentes em uma entrevista
Portfólio de Serviços TI
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Ricardo de Andrade Kratz
GOVERNANÇA DE TI Uma Governança de TI eficaz deve tratar 3 questões:  1) Quais decisões devem ser tomadas para garantir.
O QUE É UMA STARTUP? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Transcrição da apresentação:

IT Governance and Business Value http://idc.innovagency.com/site

IT Governance and Business Value Um dos aspectos mais críticos na gestão das TI, ou “IT Governance”, e que tem um impacto significativo no retorno dos investimentos, é o conceito de alinhamento das TI com a estratégia da organização de forma a criar valor para o negócio – “Business Value”. Acreditamos que a necessidade de alinhamento crescerá em importância à medida que as organizações tiverem de se adaptar mais rapidamente aos mercados, de reagir à necessidade de mudar de orientação ou de modelo de negócio. Neste sentido, queremos com este inquérito entender qual o impacto que as TI (sistemas de TI e respectivas aplicações) têm no negócio e, quais os processos utilizados pelas grandes organizações portuguesas no sentido de garantir o seu alinhamento.

Quão importantes são as TI para a execução dos processos de negócio da sua organização?

Independentemente de medir o seu impacto, na sua opinião, qual o contributo das TI para o sucesso do negócio da sua organização?

Com que frequência os projectos de TI têm como suporte um plano de negócios?

Com que frequência são quantificados os benefícios tangíveis e intangíveis a atingir, para o negócio, com um projecto de TI?

Com que frequência é delegado a um executivo da organização a responsabilidade de garantir que os benefícios definidos para o projecto de TI sejam de facto cumpridos?

Das seguintes opções, qual aquela que mais se aproxima da forma de reporting dos projectos de TI na sua organização?

Com que frequência os projectos de TI são revistos e alterados para reflectir novas realidades de negócio?

Dentro do departamento de TI, quais as tecnologias/áreas que considera mais interdependência terem com a estratégia da sua organização?

Em que tipo de situações são utilizados Service Level Agreements (SLA’s), na implementação e gestão de projectos de TI?

Na sua opinião, qual o impacto que uma estratégia de Outsourcing, de todo ou parte dos SI, tem na capacidade de alinhamento das TI com o negócio?

Na implementação de projectos de TI, o chefe de projecto é:

Qual considera ser o papel das TI na definição da estratégia da sua organização ?

Comentário Uma grande maioria das organizações inquiridas é utilizadora de Outsourcing de TI e pretende continuar a utilizar, demonstrando que efectivamente o conceito está já solidamente instalado no mercado. A agudização da crise económica deu provavelmente um forte contributo para tal, já que no ano passado o uso e as intenções de usar se ficavam pelos 60%. Não deixa de ser curioso, aliás, verificar que ocorreu uma drástica alteração de opinião dos que nos anos anteriores tinham optado pela hipótese «não utiliza e não pretende utilizar», passando de cerca de 40% (44% em 2003 e 41% em 2004) para apenas 7% De notar o facto de, em qualquer das pesquisas, ser praticamente nulo o número dos que escolheram a resposta «Utiliza mas deixará de utilizar», traduzindo uma significativa fidelidade dos que já possuem o estatuto de utilizador. Os resultados são obviamente diferentes da mesma questão relativa aos Sistema de Informação. Efectivamente, o facto de o BPO estar ainda em fase emergente e de consolidação surge claramente expresso nas respostas do painel.

Se, todavia, cerca de um terço das organizações fazem já uso deste tipo de Serviços de Outsourcing, isso significa que o mercado está a reagir muito positivamente à oferta que ele oferece. Reforçando esta ideia surgem os 20% que afirmam não serem ainda utilizadores mas que tencionam vir a sê-lo. Por outro lado, o facto de rondar os 40% a percentagem que entende nunca vir a utilizar BPO deve ser visto com a relatividade que estas coisas invariavelmente encerram, ou seja, não será de admirar que de hoje a um ano à mesma questão as respostas sejam em muito menor número. Apesar do sucesso que os Serviços de Outsourcing têm tido é sabido que as resistências, sobretudo nos primeiros tempos, não têm sido poucas. A principal questão é, diríamos inevitavelmente, o receio de perda controlo sobre os processos, referida por 7 em cada 10 dos inquiridos Surge depois um grupo de dois itens: - A especificidade de processos internos, mencionada por 54% - Os custos ou dificuldade em medir o retorno do investimento, alvo da preocupações de 50% dos membros do painel

Firms that do IT Governance well can have up to 20% greater profitability than firms with poorer governance, given the same strategic objectives. MIT, Peter Weill