Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA CORPORAL
PSICOLOGIA RESPONDER:
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
Curso Administração de Empresas Disciplina: Técnicas de Negociação
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Dinâmica e Gênese dos Grupos
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Escola do Comportamento Humano
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
Desenvolvimento organizacional
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Preocupação com as Weltanshauungen (W) dos Participantes
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 1º SEMESTRE
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
Aprendizagem Significativa
Escola Superior de Guerra
Conceitualização e Mensuração
Prof. Daniel Lima Vialôgo
A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Intencionalidade discursiva
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Weltanschauungen (W) Weltanschauungen significa percepção ou visão de mundo... 1.
Interface Usuário Máquina
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Técnicas de Negociação e Decisão aula 1- Plano de Ensino
Capítulo 7 Direção.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
INTENCIONALIDADE.
Conceito Evolução Principais autores Características
Gestão Estratégica de Pessoas
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Disciplina: Técnicas de Negociação
A Liderança e seus Conceitos
Capítulo 7 Direção.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Introdução à Administração
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento Organizacional
IDENTIDADE Representação de Si e Conceito de Si Identidade e Historia
Teorias Educacionais.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen Negociação: conceitos e aplicações práticas Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen Talita Mauad Martins (Organizadores) 2a edição |2009|

Preocupação com as Weltanshauungen (W) dos Participantes Capítulo 10 Preocupação com as Weltanshauungen (W) dos Participantes

Definindo o conceito de weltanschauungen (W) Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra Definindo o conceito de weltanschauungen (W) Weltanschauungen: Significa percepção ou visão de mundo, visão esta construída sobre seus valores e experiências de vida e funciona como um filtro para a informação; É um sistema de valores, atitudes e crenças mantidas por um grupo específico, que orienta a maneira como as pessoas vêem o ambiente e o seu papel dentro dele; A combinação do sentido e da razão para construir nossa experiência do mundo; A estreita relação de Weltanschauungen e o conceito de percepção proposto pela psicologia;

Definindo o conceito de weltanschauungen (W) Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra Definindo o conceito de weltanschauungen (W) Percepção: Um processo dinâmico pelo qual aquele que percebe atribui um significado a matérias brutas oriundas do meio ambiente [...]. Cada indivíduo tem sua própria imagem do mundo, pois esta deriva do somatório de variáveis próprias e exclusivas do indivíduo, como sua história passada, seu ambiente físico e social, sua personalidade e sua estrutura fisiológica e psicológica. Essas variáveis são integradas, resultando na estrutura cognitiva que permite percepções organizadas e significativas, que permite que interpretemos a realidade.

Definindo o conceito de weltanschauungen (W) Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra Definindo o conceito de weltanschauungen (W) A distorção perceptual como uma característica da percepção humana, que se refere a um modo de codificação da informação que a torna mais congruente com as crenças prévias da pessoa; interligando o conceito original de Weltanschauungen (W) ao conceito de percepção retirado da psicologia, pode-se afirmar que: W é a estrutura mental que permite ao homem interpretar o mundo à sua volta; O conceito aplicado ao mundo físico: A percepção de uma cadeira está relacionada a uma estrutura mental que possibilita, ao enxergá-la, interpretá-la como cadeira; Já no âmbito das ideias, a dificuldade para entendê-lo é um pouco maior.

Definindo o conceito de weltanschauungen (W) Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra Definindo o conceito de weltanschauungen (W) O exemplo do mundo físico: Os cientistas formulam hipóteses com base em W estabelecidas, ou, por vezes, procuram provar uma nova concepção que contradiz uma W já existente; Muitas vezes, uma concepção científica adotada por todos impediu ou retardou a evolução científica, por barrar uma mudança nessa concepção; Copérnico passou por maus momentos ao tentar provar o movimento da Terra. O que ocorre no mundo científico também acontece no dia a dia das pessoas; Os indivíduos interpretam o mundo à sua volta a partir de suas próprias W.

A importância de considerar a W dos participantes Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra A importância de considerar a W dos participantes O processo de negociação, e a influência das W dos participantes; As alterações, ao longo do tempo, das W de um indivíduo como resultado das suas experiências; Num relacionamento contínuo, o processo de aprendizagem acerca das W dos envolvidos também deve ser contínuo; O posicionamento e justificativa de alguns estudiosos que reconhecem a importância das W e sua influência em um processo de negociação, do ponto de vista de uma abordagem sistêmica; A W nas negociações apoiada na hierarquia das necessidades de Maslow; As influências sobre a percepção e o comportamento humanos;

A importância de considerar a W dos participantes Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra A importância de considerar a W dos participantes As “verdades absolutas”, ou dogmas que nem sempre são revelados pelos participantes de uma negociação; A segunda justificativa e a ênfase no papel da percepção e a importância de tornar transparentes as diferentes percepções dos envolvidos em um processo de negociação; As percepções e a forte influência no modo como as pessoas e sociedades moldam suas atitudes, grande parte de seu comportamento; O modelo do processo de conflito foca o esclarecimento das percepções em três áreas críticas: Percepção do conflito; De si mesmo;

A importância de considerar a W dos participantes Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra A importância de considerar a W dos participantes Da outra parte envolvida no conflito. A necessidade de postura colaborativa para a solução de conflitos, baseada em um poder positivo partilhado pelos participantes; O diagnóstico das necessidades dos envolvidos no conflito; Para conhecer e atender às necessidades das partes,é preciso identificar, entre outras coisas, suas visões de mundo; Outra visão quanto à preocupação com as W dos participantes é compartilhada pelo processo de tomada de decisão, escolha e ação; O processo de busca de solução em oito etapas;

A importância de considerar a W dos participantes Capítulo 10 Preocupação com as Weltanschauungen dos participantes Capa da Obra A importância de considerar a W dos participantes A caracterização da forma de ação de cada perfil psicológico em cada uma das oito etapas do processo de decisão; Dos sete perfis apresentados, apenas um, nomeado intuitivo, dá atenção especial às motivações, necessidades, percepções e visões de mundo.