Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Português Brasileiro: Questões atuais
TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
ESTUDO ACOMPANHADO.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Treino de escrita? No computador?
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Língua de escolarização: estudo comparativo
Caracterização do 2º ciclo
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PROGRAMAS DE PORTUGUÊS
Conhecimento Explícito da Língua (CEL)
EBS de São Roque do Pico 10 de Março de 2010 Lurdes Simão
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Caderno Interfaces Curriculares
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio.
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
Departamento do Ensino Secundário
Caracterização dos Ciclos
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
O novo programa de Matemática para o ensino básico
A apropriação do sistema ortográfico
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
Replicação Metas Curriculares de Português
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Descrevendo a atividade
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Programa de Português do Ensino Básico
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Concepções de linguagem e ensino de português
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Etapas de uma sequência didática
Novo programa Língua Portuguesa
Organização programática
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Laboratório de Mecânica
Elementos do plano de aula
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Transcrição da apresentação:

Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua

O papel do Conhecimento Explícito da Língua no Programa de Português

O trabalho que incide sobre o conhecimento explícito da língua tem um objetivo triplo: i) O desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, num trabalho de observação, comparação e manipulação de dados, para descoberta de regularidades no funcionamento da língua; ii) A sistematização e a explicitação dessas regularidades, com recurso ou não à metalinguagem; iii) A mobilização dos conhecimentos adquiridos na compreensão e na produção de textos orais e escritos. Decorre do que foi dito que o trabalho a realizar com os alunos deverá ser devidamente planificado pelo professor para que, por um lado, se desenvolvam momentos específicos de trabalho com a língua e sobre a língua e para que, por outro lado, o resultado desse trabalho se constitua como efetiva ferramenta de apoio ao desenvolvimento das competências dos alunos. NPPEB,p72

A aula de Português deve ser gerida de modo a constituir-se como um espaço de aprendizagens significativas. Nesse sentido, recomenda-se que: O professor de Português crie momentos específicos de trabalho de oficina de escrita ou de laboratório de língua, com recurso aos meios informáticos e a materiais de apoio diversificados: ficheiros, formulários, dicionários, prontuários, gramáticas... NPPE, p.109

Diferenças entre Funcionamento da Língua e Conhecimento Explícito da Língua

Conclusão