ANÁLISE DE DECISÃO Profª: Elizabete Nunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Sistêmica da Administração
Advertisements

Estudo de Mercados.
Planejamento Estratégico de Marketing
Abordagem Sistêmica da Administração
Teorias contemporâneas da administração
O PROCESSO ESTRATÉGICO
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Abordagem Sistêmica da Administração
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Administração Estratégica
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
Análise do ambiente de marketing
Gerência – Sistemas – Conceitos, tipos, parâmetros, caracteristicas.... Alan de Matos Souza.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Planejamento Estratégico
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Ambiente.
Sistemas de Informação Capítulo 2
UESPI Universidade Estadual do Piauí Gestão Hospitalar
Abordagem Sistêmica da Administração
Abordagem Contingencial
Abordagem Sistêmica da Administração
Planejamento de Campanha – A4
Teoria de Sistemas Origens
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Administração Geral - Aula 05
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Teoria dos Sistemas Prof. Carlos Magno.
TEORIA GERAL DE SISTEMA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO NA COMUNICAÇÃO
Sistemas de Informação
As empresa não atuam sozinhas no mercado
Teoria Geral dos Sistemas
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Planejamento Organizacional Integrado
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Planejamento Estratégico
Tópicos Contemporâneos de Administração
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
AMBIENTES DE MARKETING
AULA 3 Marketing.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE DECISÃO Profª: Elizabete Nunes

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS O que é um sistema? “Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.” (OLIVEIRA, Djalma)

O que é um sistema? Um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados formando uma atividade para atingir um objetivo operando sobre dados/energia/matéria para fornecer informação/energia/matéria. (Chiavenatto)

O que é um sistema? Bertalanffy (1947), fundador da T.G.S., constata que o organismo, para ser entendido, não pode ser encarado como uma soma das suas partes. Isto é, o ser vivo não é o somatória dos seus elementos constitutivos: o todo é diferente da soma das partes. O organismo para ser entendido tem de ser encarado como um sistema.

O que é um sistema? BERTALANFFY define sistema como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. Disto decorrem dois conceitos: Objetivo do sistema: as unidades e os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo. Globalidade: o sistema sempre reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer das suas unidades. Isto é, há uma relação de causa-efeito entre as diferentes partes de um sistema.

Organização como Sistema SISTEMA SOCIAL SISTEMA ESTRUTRAL SISTEMA TECNOLÓGICO Pessoas Grupos Sentimentos Emoções Autoridade Hierarquia Normas Máquinas Equipamentos Conhecimentos

Abstratos e Conceituais Classificação dos Sistemas Quanto à Constituição: Físicos e Concretos Abstratos e Conceituais Compostos de equipamentos e coisas reais Hardware Podem ser descritivos em termos quantitativos Compostos de conceitos, abstrações, hipóteses e ideas Software Não-físico Geralmente as organizações precisam de hardware e software

Classificação dos Sistemas Quanto à Natureza: Abertos Fechados É aquele que mantém intensa interação (entrada e saída) no meio ambiente São probabilísticos e flexíveis Intercâmbio com o meio é pequeno e conhecido Previsível e programado As organizações são sistemas abertos, interagindo dinamicamente com seus ambientes

O que é ambiente? É tudo que envolve externamente uma organização. O que está além das fronteiras. É muito amplo e complexo sendo segmentado por: • Microambiente: (ambiente específico) mais próximo e imediato. • Macroambiente: (ambiente geral) envolve o microambiente e todas as organizações.

dos Recursos Ambientais Macroambiente Ambiente Econômico Ambiente Sóciocultural Microambiente EMPRESA Governo Clientes Fornecedores Concorrentes Ambiente Político-Legal Ambiente Tecnológico Ambiente dos Recursos Ambientais Ambiente Demográfico

Microambiente FORNECEDORES CLIENTES É necessário conhecer todas as opções de fontes de insumos necessárias ao funcionamento da organização CLIENTES Detectar os desejos, hábitos, valores e situações daqueles com quem a empresa faz negócios, principalmente, os clientes finais

Microambiente CONCORRENTES GOVERNO Um competidor é qualquer entidade que ofereça aos clientes opções que diminuam a atração das opções oferecidas pela empresa. GOVERNO Agentes controladores ou regulamentadores da atividade da organização e sua função no ambiente. Necessários para manter as regras de mercado e competitividade.

Microambiente McDonalds Uma análise... Ambiente dos Fornecedores Compra corporativa, melhor negociação Ambiente dos Clientes Alvo principal as crianças e Adolescentes Executivos (almoço rápido) Crescimento entre as classes B e C Ambiente Concorrência Crescendo no Brasil (Habibs, Subway, Bob´s, Burger King) Líder Ambiente regulador Fiscalização sanitária, tributária e trabalhista

Macroambiente ECONÔMICO Como está a economia para o mercado da empresa? • A dinâmica de mercados, capitais, matérias-primas, custos, preços, moeda, situação da economia nacional e a situação do comércio internacional • Padrões de compra dos clientes, o comportamento dos concorrentes e as oportunidades atuais da empresa. • Flutuações cambiais, taxas de juros, rendimentos dos investimentos, política de impostos, etc.

Macroambiente TECNOLÓGICO Quais são as tecnologias que estão surgindo rapidamente e quais estão sendo descartadas. • Quais mudanças terão efeito duradouro e quais são passageiras. • Que tipo de novos produtos ou processos podem ameaçar a sobrevivência do negócio e que possíveis inovações poderiam reestruturar todo o mercado.

Macroambiente SÓCIO-CULTURAL É importante conhecer parâmetros como opiniões, valores, crenças, estilos, preferências, relações familiares, questões morais e religiosas, heróis, vilões, etc., que habitam a cabeça das pessoas e que afetam o comportamento dos clientes. Não confundir com responsabilidade social.

Macroambiente RECURSOS AMBIENTAIS RECURSOS DEMOGRÁFICAS Refere-se às condições do ambiente, físico e natural e a relação da sociedade com o meio ambiente. RECURSOS DEMOGRÁFICAS Refere-se à população em seu tamanho, idade, densidade, localização, sexo, raça, ocupação entre outros dados estatísticos.

Macroambiente McDonalds Uma análise... Ambiente Econômico No Brasil Big Mac é luxo Depende forte na economia mas está favorável Ambiente Tecnológico Domínio público, facilmente copiado. Ambiente Sócio-cultural Ameaça da tendência de “saudáveis” Ambiente Político-Legal Muita tributação, sonegação, afetado pelas decisões diárias. Ambiente Ecológico Embalagens devem sofrer restrições (muito lixo) Ambiente Demográfico Envelhecimento da população deve baixar receita Obesidade, Problemas de Saúde