POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
SEMINÁRIO.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Diretrizes do ensino de História
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
O trabalho com conceitos em História
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Programa Ler e Escrever
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sou o que sou pelo que nós somos
Planejamento PNAIC 2014.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
Aula – 3 Planejamento
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
O documento histórico como recurso didático
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Os quatro pilares da educação.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Por que o jornal na escola?
“Um país se faz de homens e livros”
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA? PARA QUE AULAS DE HISTÓRIA SE A INTERNET PODE ME FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO?

OBTER INFORMAÇÕES NÃO É O MESMO QUE OBTER CONHECIMENTO A informação precisa ser interpretada e criticada; O estudo de História pode ajudá-lo a organizar as informações, a hierarquizá-las, a interpretá-las e a criticá-las;

E MAIS ... propiciar a discussão, o debate e a troca de experiências; contribuir para a formação de seu pensamento analítico e crítico; ajudar a refletir as questões contemporâneas.

ESTUDAR HISTÓRIA DEVE CONTRIBUIR PARA QUE VOCÊ DESENVOLVA ALGUMAS HABILIDADES FUNDAMENTAIS saber interpretar um documento; debater sobre um tema; produzir um texto; expor oralmente um assunto; analisar um gráfico ou um mapa; entender uma caricatura ou uma charge; articular política, economia, relações sociais, cultura, geografia, ecologia, arte, matemática, biologia e outros campos do saber.

CONSIDERE transformar a informação em conhecimento é uma das mais importantes habilidades que você, estudante do século XXI, deve desenvolver; a História estuda a vida humana no tempo, buscando compreender o papel que homens e mulheres tiveram e têm na sociedade.

A HISTÓRIA MUDA novas interpretações; novos documentos; novos pesquisadores.

INTERESSE DO HISTORIADOR: TODOS OS ASPECTOS DA VIDA HUMANA as obras artísticas e utilitárias; a organização econômica; o governo; a maneira de viver e de se relacionar com os outros; pensamentos e valores.

PESQUISA EM DIFERENTES DOCUMENTOS fotografias documentários filmados programas de televisão ruínas de construções monumentos/túmulos armas/ferramentas trajes/utensílios cartas leis jornais/revistas relatórios econômicos registros de cartório imagens voz humana gravada pinturas

“A história é a ciência dos homens no tempo “A história é a ciência dos homens no tempo. O tempo estudado é um tempo contínuo. E também perpétua mudança. E o passado em si não se constitui como objeto de estudo, a não ser que venha acompanhado de uma preocupação do presente.” (BLOCH, Marc. Introdução à História. 4a ed., Lisboa, Publicações Europa-América, s/d, p. 24-46)

“A destruição do passado – ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas– é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação com o passado público da época em que vivem. Por isso, os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. (...)” (HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 13)

DICAS Se você sabe que o Ensino Fundamental não lhe proporcionou uma formação básica de História, você deverá construí-la, ao longo das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio. Guia do Estudante – História: síntese do conteúdo do EM Livros didáticos de História na Biblioteca – lista disponível na Pasta Pública Anotar aula é prática de aluno do Ensino Médio. Se você não tem esse hábito, é fundamental adquirí-lo. Inicie o quanto antes. Registrar o que é comunicado em uma aula facilita o aprendizado. http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/16/ult105u7723.jhtm ao anotar, estamos fazendo sínteses. As sínteses nos orientam. perder menos tempo: manter um caderno com anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo. anotar é ir na direção de conseguir uma organização. O aluno que se organiza: sistematiza / repassa o que o professor procurou ensinar; pesquisa e chega a uma produção própria; construirá sua autonomia.

PARA SABER Todas as DISCIPLINAS lidam com conteúdos de diferentes tipos: FACTUAIS – datas, fatos, dados, nomes são aprendidos por meio da repetição, da automatização, da associação e do uso da memória; CONCEITUAIS - idéia abstrata e geral; expressão sintética exigem a compreensão do significado e estão relacionados a um processo de elaboração e construção pessoal; PROCEDIMENTAIS – habilidades / técnicas / métodos / estratégias: ler, interpretar, analisar gráfico, produzir um texto, sintetizar, debater um tema, estabelecer relações, etc. exigem a exercitação, a reflexão sobre a própria atividade e a aplicação em contextos diversificados; ATITUDINAIS - respeitar e conviver com os outros, saber trabalhar em equipe, interessar-se pelo mundo – valores, normas e atitudes porque envolvem o componente, exigem processos de reflexão crítica para chegar à autonomia moral.