Prof. Ricardo de Campos Oliveira. História da Ginástica A Ginástica entendida como a prática do exercício físico, “vem da Pré-história afirma-se na Antigüidade,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
GRÉCIA.
Currículo /Educação Física
CIDADANIA.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Prof. Dra. Bruna Oneda 2013 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2013
Carta Olímpica.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 04 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
GINÁSTICA A palavra ginástica vem do grego “Gymnastiké”, arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade, ou “Gimnos”, que significa nu.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.
GINÁSTICA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Carta Olímpico.
HISTÓRICO DA GINASTICA
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Ginástica Geral.
TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA II
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Professor MS Alcidemar Junior
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
Profº Wanderson Robson
Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ginástica nos ciclos de educação
Rosana Fachada Daniela Marcondes
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula I
Prof. José Roberto Medina
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
Prof(a): Flávia Temponi Góes
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida
05/11/2015.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
GINÁSTICA GERAL CONCEITOS.
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental, 7º ano
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
História da ginástica. GYMNASTIKÉ – arte ou acto de exercitar o corpo, tornando- o mais forte e ágil. OLIMPÍADAS GREGAS Realizadas durante quase 12 séculos.
Transcrição da apresentação:

Prof. Ricardo de Campos Oliveira

História da Ginástica A Ginástica entendida como a prática do exercício físico, “vem da Pré-história afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”. Ramos (1982)

 A história da ginástica acompanha e se transforma com a evolução da humanidade.  Na pré-história a atividade física tinha papel relevante para a sobrevivência: “atacar e defender” era necessidade vital.

 Idade antiga: os exercícios aparecem nas várias formas de luta, remo, natação, jogos, exercícios utilitários, rituais religiosos.  Na Grécia nasceu o ideal de beleza humana.  Atenas a prática do exercício físico era valorizada como educação corporal.  Em Esparta como preparação para a guerra.  Em Roma o exercício físico tinha como objetivo a preparação militar. Souza (2003)‏

O pancrácio era a base de treinamento dos soldados gregos. Significa: pan ("todos") + Kratos ("força").

 Idade Média preparação militar.  Jogos e torneios para enobrecer o homem e fazê-lo apto. Ramos (1982)‏

 Durante a Idade Moderna, estudiosos e pedagogos contribuíram para a evolução do conhecimento na Educação Física.  A atual Ginástica data do início do século XIX, quando surgiram as grandes escolas: Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa. Langlade e Langlade (1970)‏  A partir de 1800 com o surgimento dessas escolas a ginástica tem uma conotação de exercício físico.

 A partir desta época, a Ginástica passou a desempenhar importantes funções na sociedade industrial, “apresentando-se como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina e, desse modo, conquistando status. Soares (1994)‏

Conceito de Ginástica A palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.” Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2009)‏

Entendemos por Ginástica a prática de uma ou várias habilidades com o objetivo de adquirir melhor eficiência motora e de resultados numa determinada performance, levando à capacitação. Gallardo (2008)‏

Campos de atuação da Ginástica Ginástica de Condicionamento físico Ginástica de Competição Ginásticas Fisioterápicas Ginásticas de Conscientização Corporal Ginásticas de Demonstração Souza (2003)‏

Atualmente dividi-se em várias modalidades ou formas de práticas: Ginástica Artística Ginástica Rítmica Ginástica Aeróbica Ginástica para todos Ginástica Acrobática Ginástica de trampolim Darido (2007)‏

Souza (2003)‏

Estrutura da Ginástica  Comitê Olímpico Internacional (COI).  Federação Internacional de Ginástica (FIG).  Federações Européias de Ginástica (FEG).

“Nós somos a primeira federação internacional que se dedica tanto ao esporte competitivo como ao esporte recreativo... “ Documento de propaganda da Ginástica Geral (FIG [199-]: 04) Yuri Titov, presidente da FIG (1976 a 1996). A convivência de modalidades competitivas e demonstrativas numa mesma federação. Aspecto que a destaca das demais federações desportivas, vindo ao encontro de sua natureza e objetivos diferenciados, os quais se harmonizam perfeitamente com o espírito e tradições desta entidade. Souza (2003)‏

Gymnaestrada  A Gymnaestrada Mundial é o festival internacional mais importante da Ginástica Geral.  Evento oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG).  O nome “Gymnaestrada” é um termo criado a partir de duas origens: “gymna” alude à “ginástica” e “strada” refere-se à “caminho”, “caminho da ginástica”.  Idealizador holandês Jo Sommer.  Realizada desde 1953.

Gymnaestrada Mundial 2007 Dornbirn, Áustria Tema: Os quatro elementos água, ar, terra, fogo

Ginástica na Escola  Presente na Cultura Corporal de Movimento existente na escola. Os alunos correm, andam, saltam, lançam e arremessam, etc.  A ginástica apresenta os mais diversos objetivos e campos de atuação no ambiente escolar. Darido (2005)‏  Desenvolvimento das habilidades e capacidades para aprimoramento motor.  Promovem o aprendizado de outros conteúdos da Educação Física Escolar.  Desenvolvimento de valores sociais dentro e fora da escola.  Ações na idade adulta: prática de atividade física. Toledo (2004)‏

Ginástica CompetitivaGinástica Escolar  Seletiva (aptos e habilidosos)‏  Não seletiva  Competitiva  Participativa  Sequência de Movimentos obrigatórios  Criação e elaboração de movimentos e sequências não oficiais  Espaço específico para realização de movimentos  Livre utilização de espaços alternativos  Movimentos específicos masculino e feminino – objetivos específicos  Movimentos e aparelhos livres tanto masculino quanto feminino  Resultado – performance máxima.  Resultado – performance possível. Processo de aquisição de novos movimento e conhecimentos Darido (2005)‏

Ginásio Karl Black - SOGIPA 2005 Porto Alegre / RS

ESCOLA DE GINÁSTICA GERAL - UNIPINHAL

Referências  Souza E. P. M. O Universo da Ginástica: Evolução e abrangência – UNICAMP,  Darido S. C.; Souza Júnior O. M. Para ensinar Educação Física : Possibilidades de intervenção na escola. Papirus. Campinas,  Darido S. C.; Rangel I. C. A. Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro,  Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo,  Gallardo J. S. P. A Educação Física Escolar e a Ginástica Geral com sentido pedagógico. In: Souza E. P. M. Ginástica Geral experiências e reflexões. Phorte, São Paulo,  Toledo E. A Ginástica Rítmica e Artística no ensino fundamental: uma prática possível e enriquecedora. In Moreira, E. Educação Física Escolar – desafios e propostas. Jundiaí, Fontoura,  inema.com.br/.../al1/ OI8J5436.jpg   