Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia

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Transcrição da apresentação:

Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia 1 Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para fornecer atualizações para um projeto do projeto. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia GCPF/SMED Abril, 2013

Concepções Enfatiza o processo; 2 Do que se trata o projeto? Defina a meta deste projeto É semelhante a projetos anteriores ou se trata de um novo esforço? Defina o escopo deste projeto É um projeto independente ou está relacionado a outros projetos? * Observe que este slide não é necessário para reuniões de status semanais Concepções Enfatiza o processo; Aplica Metodologia de Projetos de Trabalhos; Cria espaços de interação social, de cooperação e de desafios, favorecendo: O desenvolvimento cognitivo; A construção de conhecimentos relevantes; A emoção e o prazer no trabalho escolar. Considera a pluralidade de contribuições pedagógicas; Contribui com a divulgação cultural, científica e tecnológica

Aspectos Motivacionais 3 * Se qualquer um desses essas questões causaram um atraso de cronograma ou apontaram a necessidade de discussão adicional. Detalhes no próximo slide. Aspectos Motivacionais Usar ideias próprias na determinação de objetivos; Estruturar livremente seu grupo de trabalho; Extrapolar os programas escolares.

4 Duplique este slide, conforme o necessário, se houver mais de uma questão. Este slide e slides relacionados pode ser movido para o anexo ou oculto, se necessário. Objetivo Desenvolver, nos estudantes, a capacidade de planejarem e executarem seus projetos de trabalho e apresentarem os resultados em uma Feira ou Mostra.

Relevância Amplia o espaço de interação com as diversas áreas do conhecimento. Favorece o processo de aprendizagem ao envolver conflitos, erros e reformulações. Cria na sala de aula um ambiente propício à discussão. Constitui espaço de crescimento do estudante e do professor nas dimensões cognitivas, sociais e afetivas. Amplia o papel do professor, de instrutor para orientador e parceiro do aluno na aprendizagem. Privilegia temas atuais e de interesse social.

Importância da realização de trabalhos por meio da elaboração de projetos A busca de caminhos para solução de problemas: cria envolvimento; adquire novos conhecimentos; aprende a aprender. No processo, desenvolve habilidades como: Autonomia; Cooperação; Criatividade; Propicia o desenvolvimento da prática da liberdade e do senso de ética. Autocrítica; Versatilidade; Comunicação.

Sobre organização geral das Feiras (fase I e II) 7 Sobre organização geral das Feiras (fase I e II) 1. Temática das Feiras: Livre (diversificada); Define um Tema Geral. 2. Temas dos Trabalhos: Livres com ideias próprias dos estudantes; Abordando subtemas relativo a um tema pré-definido, por escolha dos estudantes; Curriculares ou extracurriculares. 3. Abrangência: Em grupos, preferencialmente pequenos.

Pressupostos Realizados por grupos de estudantes; Com elaboração de um projeto; Existência de um Professor Orientador; Contextualizados como enriquecimento curricular; Fundamentados em uma pesquisa consistente; Com apresentação pública comentada. Apresentações descontextualizadas dessa visão, embora possam constituir manifestações culturais não representam atividades adequadas à Feira.

Trabalhos Culturais (abordagem temática – Cultura & Tecnologia) Abordagem de temas relacionados aos hábitos e costumes da cultura popular que não estejam ligados ao conhecimento científico e dizem respeito ao conhecimento espontâneo, ao senso comum. Levantamentos estatísticos; Documentários; Coletâneas; Moda; Apresentações (música, dança, artes cênicas).

Trabalhos científicos (Abordagem temática Ciência & Tecnologia) Abordagem de temas relacionados ao conhecimento científico, nas ciências naturais (exatas, biológicas, humanas e sociais) e a tecnologia. Podem ser categorizados de acordo com os objetivos aos quais o trabalho se propõe.

Categoria dos Trabalhos Didáticos Construtivos Investigativos

Trabalhos Didáticos São voltados para o objetivo de explicar, demonstrar ou aplicar os conceitos, princípios e/ou fenômenos das Ciências Exatas, Biológicas, Sociais ou Humanas.

Trabalhos construtivos Referem-se à iniciativa de construir algo com uma dimensão de inventividade, seja na função, na forma, no processo, na proposição de soluções alternativas ou de materiais alternativos.

Trabalhos investigativos São voltados para a pesquisa em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou cotidiano, com o intuito de melhor compreender esses problemas e de indicar possíveis soluções ou modos de abordá-los e de lidar com eles.

Valorização e visibilidade Recomenda-se: troféus, medalhas, viagens, festas, etc.; publicação do trabalho numa revista da feira; uma cópia do caderno de resumos da feira; outros prêmios simbólicos. A proposta é que os projetos sejam de livre escolha dos estudantes. Não sendo, pois, tarefa obrigatória de uma disciplina e nem alcançando todos os estudantes, não se recomenda vincular a valorização final com nota escolar.

Dinâmica da Feira Discutir e definir com os professores O papel do Professor Orientador; A participação ativa dos estudantes; Os horários de orientação; Os critérios e os instrumentos de avaliação dos trabalhos apresentados; O regulamento e a estrutura da feira; Os formulários e /ou fichas necessários; A avaliação do projeto da feira.