Definição do Produto da empresa

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Transcrição da apresentação:

Definição do Produto da empresa

Na fábrica, produzimos cosméticos, nas lojas vendemos sonhos e ilusão de beleza

e Desejos do Consumidor Insumos Matéria-prima e Desejos do Consumidor Necessidades Tecnologia Aspectos tangíveis são voláteis

Transporte

Mainframes 1970 – líder absoluta de mercado Previsão de receita para 1991 – U$ 100bi Hardwares Softwares – Bill Gates 1993 – prejuízos U$ 8,7 bi Gerstner – empresa de serviços e soluções E-business

Definição do Produto Funções no atendimento das necessidades existentes no mercado Aumentar o grau de satisfação dos desejos do consumidor Atributos físicos: qualidade percebida Atributos simbólicos: status, prestígio

Atributos intangíveis Equilíbrio Atributos tangíveis Atributos intangíveis

Garantia Rodas Status Carrocerias Design Motor Bancos diferencial

Classificação de produtos Bens de conveniência

Compra comparada

Produtos especiais

Produzindo para o consumo O que estou vendendo? Para que serve o meu produto? A quem estou vendendo? Quando estou vendendo? Como estou vendendo?

Caracterização do consumidor-alvo Sua existência Localização Perfil Peso de cada uma das pessoas envolvidas no processo de consumo Processo de compra

Causas do consumo Carência (não ter) Necessidade Desejo

NECESSIDADE DE SEGURANÇA NECESSIDADE FISIOLÓGICA AUTO-REALIZAÇÃO NECESSIDADE DE ESTIMA NECESSIDADES SOCIAIS NECESSIDADE DE SEGURANÇA NECESSIDADE FISIOLÓGICA Teoria de motivação de Maslow

Entender o comportamento de compra do mercado-alvo Conceito de consumidor: indivíduos que compram ou adquirem produtos e serviços para consumo pessoal Eles variam em idade, renda, nível educacional, gosto, etc. Crenças, valores e costumes

Antecedente do comprador Características Processo de decisão de compra Estímulos externos Marketing 4 P’s Ambiente Mente do comprador Antecedente do comprador Características Processo de decisão de compra Decisões de compra Escolha do produto Escolha da marca Escolha do revendedor Oportunidades de compra Quantidade de compra

Papéis e posições sociais Pessoal Idade e ciclo de vida Ocupação Cultura Subcultura Classe social Social Grupos de referência Família Papéis e posições sociais Pessoal Idade e ciclo de vida Ocupação Condições econômicas Estilo de vida Personalidade e auto conceito Psicológico

Psicológico Motivação Percepção Aprendizado Crenças e atitudes

Necessidades e desejos não satisfeitos Aprendizado Necessidades e desejos não satisfeitos Tensão Força Comportamento Objetivo ou Satisfação de necessidade Processo cognitivo Redução da tensão Modelo do Processo de Motivação

Processo de decisão de compra Identificação da necessidade Busca de informações Avaliação das alternativas Escolha do produto Consumo ou uso do produto Pós-consumo

Matriz BCG (Boston Consulting Group) Forma de avaliar o equilíbrio do portifólio de produtos e serviços

Atividade segunda aula Laboratório