Noções de Contratos e Convênios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina de Elaboração de Projetos
Advertisements

SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Alcance e Diretrizes da LAI
Plano de Trabalho pouco detalhado;
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
CONVÊNIOS. ATUAÇÃO DO TCU I - Fiscalização (CF, 71, VI, e Lei 8.443/1992): fiscalizar a aplicação de quaisquer recur- sos repassados pela União, mediante.
Convênios Administrativos
Convênios Fernando Silveira Camargo Analista de Controle Externo
Apresentadora: Sandra Elisabete Alves dos Santos
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS
CONVÊNIOS WILSON ISSAMU YAMADA Analista de Controle Externo - TCU.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS. CONVÊNIOS EM NÚMEROS CONVÊNIOS EM NÚMEROS convênios – estados/municípios/entidades privadas 30 bilhões de reais.
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Fortaleza, 23 e 24 de maio de 2005
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
Clique para editar o formato do título de texto Clique para editar o formato do texto em estrutura de tópicos Segundo Nível da Estrutura de Tópicos Terceiro.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Convênios com recursos federais
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Conceito de Convênios Acordos firmados por entidades públicas de qualquer espécie ou entre estas e entidades particulares para realizar objetivos que sejam.
Campinas CONVÊNIO, passo a passo à CELEBRAÇÃO... Por: Elzita Lima.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
REUNIÃO REGIONAL NORTE - 2° CICLO / 2012 Auditoria Interna – Audin CONVÊNIOS INMETRO/RBMLQ-I SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS INMETRO A U D I T O R I A I.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
AS MODALIDADES DA RELAÇÃO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO NA SAÚDE
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
1 José Domingos Coelho Lúcia Helena Braga TCU/SECEX-MG.
REUNIÃO REGIONAL SUL e SUDESTE 2° CICLO / 2012 Auditoria Interna – Audin CONVÊNIOS INMETRO/RBMLQ-I SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS INMETRO A U D I T O R.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Atividades e atos administrativos
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
Datas de Encerramento de Ações Período Eleitoral.
Auditoria em CONVÊNIOS. Programa Apresentação Características básicas Estudo de Casos Reais Exercícios Jurisprudência Importância Conceitos Visão legal.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Lei orçamentária anual - loa
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Ministério da Educação
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
Normas que Regulamentam
EXIGE: Planejamento Transparência Controle RESPONSABILIZAÇÃO.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
1 O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com.
PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO DO 3º SETOR NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado - CGE/CE MISSÃO Zelar pela qualidade e regularidade na administração dos recursos públicos e pela participação.
DEF05825 – Dívida Pública Formas de constituição da dívida pública interna e externa. Títulos representativos da dívida pública Alberto Scher, Leonardo.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Santa Catarina - SECEX/SC.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Noções de Contratos e Convênios Aula 2 Profa. Carla Brandão – Maio 2014

Noções de Contratos e Convênios O que é um convênio ?

Noções de Contratos e Convênios O que é um convênio ? “Convênios administrativos são acordos firmados por entidades públicas de qualquer espécie, ou entre estas e organizações particulares para realização de objetivos de interesse comum dos partícipes...” Hely Lopes Meirelles

Noções de Contratos e Convênios Quais as diferenças entre convênio e contrato administrativo

Noções de Contratos e Convênios contrato versus convênio O Convênio é o acordo que tem por partes órgãos, entidades da Administração e organizações particulares. Os objetivos são recíprocos e a cooperação é mútua . No contrato, o interesse das partes é diverso, pois a Administração objetiva a realização do objeto contratado e ao particular, interessa o valor do pagamento correspondente. No CONVÊNIO os interesses das partes são CONVERGENTES ; No CONTRATO os interesses das partes são OPOSTOS

Noções de Contratos e Convênios contrato versus convênio “No convênio, os partícipes visam exclusivamente à consecução de um determinado objeto, de comum interesse. Por esse motivo é que não se admite a obtenção de qualquer vantagem que exceda o interesse comum pretendido com o próprio objeto, como, por exemplo, a percepção de taxa de administração, sob pena de desconfiguração do ajuste. Já o contrato pressupõe interesses opostos (diferenciados), existindo sempre uma contraprestação, um benefício, uma vantagem.” (Súmula da Consultoria Zênite nº 042, de junho/1999).

Noções de Contratos e Convênios contrato versus convênio “No convênio, os partícipes visam exclusivamente à consecução de um determinado objeto, de comum interesse. Por esse motivo é que não se admite a obtenção de qualquer vantagem que exceda o interesse comum pretendido com o próprio objeto, como, por exemplo, a percepção de taxa de administração, sob pena de desconfiguração do ajuste. Já o contrato pressupõe interesses opostos (diferenciados), existindo sempre uma contraprestação, um benefício, uma vantagem.” (Súmula da Consultoria Zênite nº 042, de junho/1999).

Noções de Contratos e Convênios Centralização x descentralização do estado Centralização : Ocorre quando o Estado executa suas tarefas por meio de seus órgãos, agentes integrantes da administração direta. Descentralização: Ocorre quando o Estado desempenha algumas funções por meio de outras pessoas jurídicas.

Noções de Contratos e Convênios UM POUCO MAIS SOBRE CONVÊNIOS Definição (TCU): Transferências voluntárias que constituem um sistema de cooperação entre a União e as entidades governamentais dos demais entes da federação, além das organizações não-governamentais para execução de ações de interesse recíproco, financiadas com recursos do orçamento federal.

Noções de Contratos e Convênios Transferências voluntárias

Noções de Contratos e Convênios Transferências voluntárias “ É a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou destinados ao Sistema único de Saúde” LRF ( Art.41 Inciso I)

Noções de Contratos e Convênios O que não é convênio ? Consórcios Públicos Parcerias Público Privadas Contratos de Gestão

Noções de Contratos e Convênios Parceria público- privada (ppp)

Noções de Contratos e Convênios Parceria público- privada (ppp) É o contrato administrativo de concessão por meio do qual a Administração Pública transfere a uma pessoa jurídica de direito privado a obrigação de realização de determinada obra-pública e/ou prestação de determinado serviço público, assegurando-se a pessoa jurídica privada (parceiro privado) o direito de exploração comercial do referido empreendimento independente de qualquer outra remuneração que possa ser pactuada entre as partes . Base legal : 11.079 (Lei PPP’s)

Noções de Contratos e Convênios Contrato de gestão

Noções de Contratos e Convênios Contrato de gestão É um contrato firmado entre o Poder Público e uma Organização Social – OS , que tem por objetivo estabelecer as atribuições , responsabilidades e obrigações. A OS é fiscalizada quanto aos resultados alcançados conforme os objetivos e metas definidos no Contrato de Gestão. Visa viabilizar o fomento das atividades de interesse social e utilidade pública.

Noções de Contratos e Convênios Consórcio público

Noções de Contratos e Convênios Consórcio público Consiste na união entre dois ou mais entes da federação ( municipios, Estados e União) visando o interesse coletivo onde se cria uma pessoa Jurídica de direito público ou privado por meio de lei com a finalidade de executar a gestão associada de serviços públicos, onde os entes consorciados destinarão recursos ( humanos, materiais ou financeiros ) .

Noções de Contratos e Convênios Qual a função dos CONVÊNIOS

Noções de Contratos e Convênios função dos CONVÊNIOS Os convênios administrativos têm um função essencial para a Administração Pública auxiliar no exercício de suas funções institucionais . Com o excesso de obrigações, o Estado por si só não consegue executar por muitas vezes algumas dessas ações e opta por descentralizar seu Poder criando formas para execução destas tarefas.

Noções de Contratos e Convênios Modalidades Convênio Termo de parceria Contratos de Repasse

Noções de Contratos e Convênios Convênio, termo de parceria, contrato de repasse Convênio: É o Acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros dos orçamentos da União visando a execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação, e tenha como partícipes de um lado a administração pública federal direta, autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista e , de outro, órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos.

Noções de Contratos e Convênios Convênio, termo de parceria, contrato de repasse Termo de Parceria: Instrumento jurídico previsto na Lei 9.790/1999, para transferência de recursos para OSCIPS com o objetivo de desenvolvimento e execução de atividades consideradas de interesse público. Contrato de Repasse: Instrumento administrativo usado na transferência dos recursos financeiros, por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, que atua como mandatário da união.

Noções de Contratos e Convênios Quem é quem no convênio Concedente : Administração Pública direta ou indireta autora da transferência financeira ou dos créditos orçamentários Convenente : Adm. Pública direta ou indireta ou organização particular com quem a administração acorda a execução do programa, projeto ou evento mediante a celebração do convênio Interveniente : É a Adm. Pública Direta ou indireta ou ainda a organização particular que assume obrigações ou manifesta consentimento. Executor : Responsável Direto pela Execução Objeto : “Produto” do Convênio

Noções de Contratos e Convênios Fases do convênio Proposição Celebração / Formalização Execução Prestação de Contas

Noções de Contratos e Convênios Proposição Fases ( Visão geral ) : Identificação das necessidades locais e definição de prioridades Conhecimento dos programas de governo Elaboração do Plano de Trabalho Projeto Básico e Termo de Referência Irregularidades comuns a fase : Plano de Trabalho pouco detalhado Metas insuficientemente descritas, quantitativa e qualitativamente Caracterização insuficiente da situação de carência dos recursos Projeto básico incompleto e/ou com informações insuficientes Ausência de projeto básico Falta de comprovação de contrapartida ( orçamentária ou financeira) Orçamento subestimado ou superestimado

Noções de Contratos e Convênios Plano de trabalho Informações necessárias : Identificação do objeto Metas a serem atingidas Etapas ou fases de execução Plano de aplicação dos recursos financeiros Cronograma de desembolso Previsão de inicio e fim da execução do objeto, assim como conclusão das etapas ou fases programadas Comprovação de que os recursos próprios para complementar a execução do objeto estão devidamente assegurados, se o ajuste compreender obra ou serviço de engenharia, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou órgão descentralizador

Noções de Contratos e Convênios celebração Algumas Hipóteses de vedação da celebração: Entidade privada com dirigentes vinculados ao poder público Inadimplência de outros convênios Falta de correlação entre o objeto social e as características do programa Falta de condições técnicas

Noções de Contratos e Convênios execução Algumas Irregularidades e falhas mais frequentes (TCU) Saque total ou parcial dos recursos do convênio sem levar em conta o cronograma físico-financeiro Realização de despesas fora da vigência do convênio Saque de recursos para pagamento em espécie, sem que haja autorização para isso Falta de conciliação entre os débitos em conta e os pagamentos efetuados Dispensa indevida de licitação sob a alegação de emergência Ausência de pesquisa de preços referenciais no mercado Falta de divulgação da Licitação

Noções de Contratos e Convênios Prestação de contas A apresentação de contas de convênios, contratos de repasse e termos de parceria deve ser apresentada exclusivamente pelo SICONV. Quando se detecta impropriedades o TCU instaura uma TCE (Tomada de contas Especial ) . TCE => é um processo devidamente formalizado, dotado de rito próprio, que objetiva apurar os fatos , identificar os responsáveis e quantificar o dano causado ao erário, visando o seu imediato ressarcimento.

Noções de Contratos e Convênios Um pouco sobre a Base legal Convênios celebrados até abril/2008 – IN/STN 01 Convênios celebrados a partir de abril/2008 – Decreto 6.170/2007 ( com suas alterações) Portaria interministerial 127 de 29/05/2008 ( com suas alterações) Decreto 6.170/2007 Portaria interministerial 507/2011 Lei 8666/93 – quando cabível CF88 Art.241 Lei 11.445/07

Noções de Contratos e Convênios “Vamos inventar o amanhã, em vez de nos preocuparmos com o que aconteceu ontem.” Steve Jobs