PRÁTICA TRABALHISTA RECURSO ORDINÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (tem natureza jurídica de recurso)
Advertisements

Curso de Direito Processual do Trabalho
Recurso Ordinário Constitucional (Art. 539 e 540 do CPC)
RECURSOS TRABALHISTAS
RECURSOS TRABALHISTAS
EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE
Embargos Infringentes
SENTENÇA NO PROCESSO DO TRABALHO
Embargos Infringentes
Efeitos dos Recursos.
Efeitos dos Recursos.
TEORIA GERAL DOS RECURSOS e RECUROS EM ESPÉCIE
Recursos no Processo Civil: Agravos.
Recursos – Embargos de declaração
(0AB/EXAME UNIFICADO – ):
APELAÇÃO Profa. Denise S. S. Garcia.
RECURSO ESPECIAL Art. 105, III, a, b e c, CF/88.
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
TEORIA GERAL DOS RECURSOS Profa. Dra. Denise Schmitt SiqueiraGarcia
RECURSO DE REVISTA E EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
DO AGRAVO ATOS DO JUIZ- Os atos do Juiz, nos termos do art. 162 do CPC, consistem em sentença, decisões interlocutórias e despachos.
APELAÇÃO.
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO
Recurso de apelação Conceito:
Efeitos dos Recursos. 1.Efeito suspensivo Impedimento da produção (imediata) dos efeitos da decisão Ferramenta estratégica para o advogado – sentenças/decisões.
Guilhermina Barros Turma : TSJ. Procedimento do recurso Vista ao Ministério Publico Tomar o conhecimento do processo. Artº 416º No tribunal ad quem Exame.
EMBARGOS INFRIGENTES Após a reforma o artigo 530, do CPC, dispõe: “Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de.
RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO
Módulo 17 – Recursos em processo civil
CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre Professor: Milton Correa Filho RECURSOS E PROCESSO DE EXECUÇÃO AULA 02 A APELAÇÃO 1.CONCEITO.
Prof.: Joamar Gomes Vieira Nunes
RECURSO ESPECIAL CABIMENTO
Embargos Infringentes
Apelação.
Apelação Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
Teoria Geral dos Recursos
I. Recurso Ordin á rio In í cio do Curso / Descri ç ão 1.1. – Conceito Os recursos ordin á rios são os recursos cab í veis para impugnar decisões havidas.
Juizado Especial Cível
DO RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL – R.O.C.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito Professor: Milton Correa Filho AULA 07 Tema: EMBARGOS INFRINGENTES 1.CONCEITO Recurso interponivel.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
EMBARGOS NO TST embargos para a Vara / embargos nos TRTs (não existem mais) art. 894, CLT (embargos para o TST) natureza de recurso    finalidade: unificação.
PROCESSO DO TRABALHO II
Recurso Ordinário Constitucional Tratado por muitos doutrinadores como Recurso Ordinário Constitucional, teve sua sistemática regulamentada pela Lei 8.038,
AULA 07 – RECURSOS 14. RECURSOS
Direito Processual Civil II
AULA 10 – CONTRARRAZÕES CONTRARRAZÕES OU RAZÕES CONTRÁRIAS
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
O recurso de Agravo na Lei n /2005
AULA 06 – EMBARGOS DECLARATÓRIOS
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
Recursos em Espécie - Apelação
PROFª LARISSA PRADO. BREVE APANHADO - SENTENÇAS SENTENÇA TERMINATIVA (art. 267 do CPC) SENTENÇA DEFINITIVA (art. 269 do CPC) DISTINÇÃO CLARA DE SENTENÇA.
Embargos de declaração Impugnação do ato judicial sob fundamento de obscuridade, contradição ou omissão.
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
Embargos de Divergência
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Profº José Victovoski.
PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AOS RECURSOS
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
Ação autônoma de impugnação.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
APELAÇÃO.
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
DOS RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO. ART. 593, CPP
Recurso Ordinário – Conforme determina o artigo 895, da Consolidação das Leis do Trabalho, "cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA TRABALHISTA RECURSO ORDINÁRIO Marcelo Mauricio

RECURSO ORDINÁRIO Art. 895. Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; e II - das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos. § 1º Nas reclamações sujeitas ao procedimento sumaríssimo, o recurso ordinário: I - (vetado) II - será imediatamente distribuído, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liberá-lo no prazo máximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma colocá-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor;

RECURSO ORDINÁRIO III - terá parecer oral do representante do Ministério Público presente à sessão de julgamento, se este entender necessário o parecer, com registro na certidão; IV - terá acórdão consistente unicamente na certidão de julgamento, com a indicação suficiente do processo e parte dispositiva, e das razões de decidir do voto prevalente. Se a sentença for confirmada pelos próprios fundamentos, a certidão de julgamento, registrando tal circunstância, servirá de acórdão. § 2º Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, poderão designar Turma para o julgamento dos recursos ordinários interpostos das sentenças prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumaríssimo.

RECURSO ORDINÁRIO Competência Originária do TRT: Dissídios Coletivos; Mandados de Segurança; Ações Rescisórias; Habeas Corpus; Conflitos de Competência.

RECURSO ORDINÁRIO TST Enunciado nº 8 - Juntada de Documento - Fase Recursal Trabalhista. A juntada de documentos na fase recursal só se justifica quando provado o justo impedimento para sua oportuna apresentação ou se referir a fato posterior à sentença

RECURSO ORDINÁRIO Art. 515 - A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. § 1º - Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentença não as tenha julgado por inteiro.

RECURSO ORDINÁRIO SUM-393 DO TST. RECURSO ORDINÁRIO. EFEITO DEVOLUTIVO EM PROFUNDIDADE. ART. 515, § 1º, DO CPC. O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, que se extrai do § 1º do art. 515 do CPC, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciação de fundamento da defesa não examinado pela sentença, ainda que não renovado em contra-razões. Não se aplica, todavia, ao caso de pedido não apreciado na sentença.

RECURSO ORDINÁRIO “consagra o princípio do tantum devolutum quantum appellatum, pelo qual o tribunal fica objetivamente limitado à vontade do apelante em impugnar a sentença. Naquilo em que a parte não manifestar o desejo de reforma não incide a manifestação do tribunal, aliás, como uma decorrência do princípio dispositivo da ação. Da mesma maneira que o pedido do autor limita objetivamente a sentença, assim o pedido formulado em recurso limita a decisão do tribunal. É proibida, assim, a reformatio in pejus”. Xisto Tiago – Procurador do Trabalho da 21ª Região

RECURSO ORDINÁRIO “Essa limitação, porém, refere-se ao pedido, ao dispositivo da sentença, não à fundamentação”. “devolve-se à apreciação do Tribunal o conhecimento da matéria impugnada, de modo que as questões de fato ou de direito, sejam elas de natureza substancial ou processual, voltam a ser apreciadas pelo juiz de segundo grau”. Xisto Tiago – Procurador do Trabalho da 21ª Região

RECURSO ORDINÁRIO Direito intertemporal: “o recurso apropriado a ser interposto, assim como o prazo, é o previsto no momento de sua interposição na forma do princípio tempus regit actum, pois a norma processual tem efeito imediato”. Valentim Carrion

RECURSO ORDINÁRIO OJ-SDI1-357 RECURSO. INTERPOSIÇÃO ANTES DA PUBLICAÇÃO DO ACÓRDÃO IMPUGNADO. EXTEMPORANEIDADE. NÃO CONHECIMENTO. É extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão impugnado.

RECURSO ORDINÁRIO OJ N.º 140 SBDI-1 - DEPÓSITO RECURSAL E CUSTAS. DIFERENÇA ÍNFIMA. DESERÇÃO. OCORRÊNCIA. Ocorre deserção do recurso pelo recolhimento insuficiente das custas e do depósito recursal, ainda que a diferença em relação ao “quantum” devido seja ínfima, referente a centavos.

RECURSO ORDINÁRIO: Sumaríssimo a) será imediatamente distribuído, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liberá-lo no prazo máximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma colocá-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor; b) terá parecer oral do representante do Ministério Público presente à sessão de julgamento, se este entender necessário o parecer, com registro na certidão; e c) terá acórdão consistente unicamente na certidão de julgamento, com a indicação suficiente do processo e parte dispositiva, e das razões de decidir do voto prevalente. Se a sentença for confirmada pelos próprios fundamentos, a certidão de julgamento, registrando tal circunstância, servirá de acórdão