PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Projeto Olhos Atentos Profa. Me Irene Scótolo de Oliveira 2007.
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Planejamento geral de um curso
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Etapas da construção do PDI IFTO
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Plano de Desenvolvimento da Escola
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Pró-Reitoria de Planejamento
Auto-avaliação.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Carlos Visão Global Social
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 19 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Escola... Qual o perfil da sua?.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 27 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
UFRN – CPA Avaliação da Gestão OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)

PROAI O QUE É O PROAI? PRAIPROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNISANTOS ORGANIZA E REALIZA A GESTÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, JUNTAMENTE COM A CPA

PROAI PROJETOS ATUAIS Nº TÍTULO DO PROJETO ANO(S) 1 Caracterização de alunos ingressantes (perfil) Em andamento 2Caracterização de professores (perfil) Caracterização de funcionários (perfil) Acompanhamento de ex-alunosEm andamento 5 Avaliação dos Cursos e da Universidade 1996 – 2002 –

PROAI PROJETOS ATUAIS (cont) Nº TÍTULO DO PROJETO ANO(S) 6Avaliação do Docente pelo Discente Avaliação dos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu Dados da Universidade (Gestão – movimentação alunos, dados MEC) (Rel. SINAES) Avaliação da Extensão2006 (Rel. SINAES) 10Avaliação da Pesquisa2006 (Rel. SINAES)

PROAI PROJETOS ATUAIS (cont) Nº TÍTULO DO PROJETO ANO(S) 11Publicações (Cadernos e Site) 1997 – 2000 – em diante (site) 12 Atendimento ao MEC (Projeto para SINAES e Relatório de Auto-Avaliação Institucional, PDI/ MEC, História do Programa para Avaliações Externas) 2004 – 2006 – Planejamento e Avaliação (comissões PPI e PDI) – Integração c/ plano institucional 2006 – Elementos para Auto-Avaliação Setorial Integração de Sistemas de Avaliação (auto-avaliação + avaliações externas) 2005 –

PROAI PARTICIPAÇÃO DE TODOS Com responsabilidade / seriedade Com critério Com engajamento VISANDO Geração de dados confiáveis para elaboração das políticas da Universidade, compatíveis com os interesses e valores da comunidade acadêmica

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. Certa vez um arqueiro experiente convidou seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou ma flor e a colocou em um dos galhos da árvore. Em seguida pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno: _ Quantas vezes você já me viu praticar este esporte ? _ Todos os dias _ respondeu o discípulo. _ E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos. De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando longe do alvo, a uma distância constrangedora. _ O senhor errou! _ espantou-se o discípulo. _ Achei que queria mostrar o poder da sua experiência! Ao que o arqueiro respondeu: _ Eu lhe dei aqui a lição mais importante sobre o poder do pensamento! Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver.

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. N inguém jamais será capaz de será capaz de atingir um alvo que atingir um alvo que não consegue ver. não consegue ver. NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 QUEM É O ALUNO? Identificação Escolarização Escolhas Situação relativa a trabalho Como se informa dos acontecimentos Como ocupa seu tempo fora da Universidade Percepção da missão da UniSantos Interesses na Universidade Perfil sócio-econômico

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CENTRO matric resp% (resp/matric) CCE %82% CCS % CCCA %86% CCJSA %76% CCET %81% TOTAL %80%

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Identificação ItensRespostas GêneroFeminino58%55% Idade17 a 1959%52% 20 a 2320% ResidênciaSantos21%19% São Vicente3% Praia Grande3%

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Escolhas Opções por UniSantos Confiança na qualidade 59%53% Melhor curso de minha escolha 48%52% Oportunidade de bolsa 20%21% Razões da escolha deste curso Preferências pessoais 88%77% Facilidade de emprego 17%13%

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM E scolaridade Ensino Médio Regular90%78% Escola Privada (todo ou maior parte)53%49% Período: diurno66%64% Grau de instrução do pai Superior (completo/incompleto)35%32% Médio (completo/incompleto)29% Grau de Instrução da mãe Superior (completo/incompleto)35%33% Médio (completo/incompleto)33%32% Outros Cursos: Língua Estrangeira 38%36% Outros Cursos: Informática 36% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Situação Relativa a Trabalho Tempo Integral28%33% Tempo parcial14%12% Área do Curso18% Local Santos26%25% São Vicente4% Participação vida econômica da família Trabalha e recebe ajuda22%21% Trabalha, é responsável pelo seu sustento8%9% Trabalha, é responsável por sustento e contribui para o sustento familiar 13%16% Trabalha e sustenta família4%5% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quais as implicações destes dadosQuais as implicações destes dados para o PP do Curso e para o PP do Curso e para os Planos de Ensino? Diante deste aluno,Diante deste aluno, o que é essencial no Curso? Como o Curso e a Universidade podemComo o Curso e a Universidade podem realizar suas expectativas? Que ações concretas podem ser planejadas e realizadas a partir dos dados?Que ações concretas podem ser planejadas e realizadas a partir dos dados?

PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

PROAI Equipe do Programa de Avaliação Institucional (PROAI) da UNISANTOS Profª Maria Angélica Rodrigues Martins (Coord.) Profª Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profª Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob PROAI