Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auditoria de Controles Organizacionais
Advertisements

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
A Importância da Contabilidade
AUDITORIA INTERNA & GOVERNANÇA CORPORATIVA
Contabilidade Sistemas de Informação
Sistemas de Apoio às Operações
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Sistemas de Informação
Contabilidade Gerencial
ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
A Controladoria e o papel do Controller
CONTROLADORIA AUDITORIA E CONTRÔLE INTERNO
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Departamento Jurídico-Financeiro
MISSÃO CONTROLADORIA Assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados. ot.
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
Aula 08.
GRUPO 6.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
A Importância da Contabilidade
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
TRABALHO DE CONTROLADORIA
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC UM ENFOQUE NA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Introdução a Contabilidade Gerencial
Administração de Logística e Materiais
Controladoria- Qual é o seu papel nesse Universo?
Planejamento Financeiro Orçamentário
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Planejamento e Responsabilidade Social
Auditoria e Acompanhamento.
Profª Cleide Carneiro Alves
CONTABILIDADE GERENCIAL
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
do Processo de Administração
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Logística Integrada Engenharia de Produção
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
Sistema de Informação de Controladoria
Seminário de Controladoria
As Funções dos Profissionais de Controladoria.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Controladoria Professora: Karla
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
MODALIDADES DE AUDITORIA
Administração Financeira e Orçamentária I
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Controladoria.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
1 SEMINÁRIO DE CONTROLADORIA Alecsandro Moreira dos Santos Silvanir Fernandes Moreira Wanderson da Silva Vieira.
CONTROLLER: Características
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller O que é Controladoria ? É a unidade administrativa dentro da empresa que, através da Ciência Contábil e do Sistema de Informação de Controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa. (Padoveze)

Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller Missão da Controladoria: a) assegurar a eficácia da empresa através da otimização de seus resultados (Catelli). b) Dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo a assegurar que esta atinja seus objetivos, cumprindo assim sua missão (Peleias) c) Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia empresarial, nunca é uma posição passiva, mas ativa, sabendo da responsabilidade que tem a controladoria de fazer acontecer o planejado.

O Controller e suas funções: Controller: é o principal executivo da área de contabilidade administrativa. O Controller deve realmente controlar a empresa, através de relatórios, interpretando dados pertinentes, deve exercer uma força ou influência ou projetar uma atitude que impele a administração rumo a decisões lógicas e compatíveis com os objetivos da empresa (Horngren).

O Controller e suas funções: Função de planejamento Função de controle Função de reporte Função Contábil

O Controller e suas funções: Em resumo: A Controladoria é a grande responsável pela coordenação de esforços com vista à otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que dêem suporte ao processo de planejamento e controle (Peleias)

A Controladoria na Organização

O papel do Controller: Monitoramento dos sistemas de informações gerenciais. Apoio aos demais gestores Influência Persuasão Não toma decisões operacionais, exceto as da sua área.

Estrutura da Controladoria A responsabilidade da controladoria é ser responsável pelo sistema de informação contábil gerencial da empresa e sua função é assegurar o resultado da companhia. Dividimos em duas grandes áreas: Área contábil e fiscal. Área de planejamento e controle.

Organograma Relação com Investidores Sistema de Informação Gerencial Auditoria Interna Planejamento e Controle Escrituração

Planejamento e Controle Orçamento, Projeções e Análise de Investimentos Contabilidade de Custos Contabilidade por Responsabilidade Acompanhamento do Negócio e Estudos Especiais.

Escrituração Contabilidade Societária Controle Patrimonial Contabilidade Tributária

Auditoria Interna Está ligado essencialmente ao controle interno, cabe ao administrador, através de seus conceitos, sistemas e procedimentos, avaliar permanentemente a aderência das pessoas, setores, departamentos e atividades ao perfeito cumprimento das normas, instruções e procedimentos constantes ao sistema de controle interno da Cia.

Controle Interno Objetivos na implantação do Controle Interno Proteger o patrimônio empresarial Aumentar a exatidão, fidelidade e a tempestividade dos relatórios contábeis. Auxiliar a Administração na condução eficiente e ordenada dos negócios. Promover e avaliar a eficiência operacional de todos os aspectos das atividades empresariais. Comunicar as diretrizes administrativas e estimular o seu cumprimento.

Controle Interno Importância do Controle Interno Gerar relatórios e informações para o controle eficiente das operações e transações da empresa. Procedimentos, critérios e ações que garantam a responsabilidade Administrativa, para garantir os Ativos da empresa e pela prevenção contra o mau uso dos recursos. Procedimentos, critérios e ações que permitam a melhor proteção que a empresa possa ter contra as falhas humanas intencionais ou não.

Controle Interno Princípios de Controle Interno Clara delegação de autoridade. A Execução das transações deve ser segregada de seu registro contábil. As transações somente devem ser realizadas mediante autorização. As transações devem ter lastro em documento hábil, amparado segundo os procedimentos e autorizações. Nunca o mesmo funcionário deve ter todo o ciclo operacional da transação sob seu controle

Estrutura Administrativa Gestão de Recursos Humanos Gestão da Tecnologia de Informação Gestão de Suprimentos ou Compras Gestão de Logística Administração Geral

Gestão de Recursos Humanos É bastante distinta da Atividade de Controladoria, mas no plano geral dos recursos humanos, os conceitos da empresa sobre estes recursos, decorrente de suas culturas e valores, deve ser monitorado de forma centralizada, sob pena de se criarem privilégios dentro das empresas.

Gestão da Tecnologia de Informação Cabe ao controller nesta área ser ou não o gestor do sistema dependendo do porte da empresa. O importante é que estará sob sua responsabilidade o comando do sistema de informação de Controladoria.

Gestão de Suprimentos ou Compras Cabe ao controller nesta área ser ou não o gestor do sistema dependendo do porte da empresa. Por exemplo em algumas empresas – um especialista fica com a administração da área de compras e a administração geral dos estoques, com a Controladoria.

Gestão de Logística Logística hoje baseia-se na procura dos melhores processos de transporte, manuseio e distribuição, objetivando a otimização de seus custos. Transporte de MP e Componentes Transporte Interno de Materiais e produtos Distribuição dos Produtos Finais Integração da cadeia de suprimentos Integração da cadeia de distribuição Integração das cadeias de suprimentos, transporte interno e distribuição. Escolha dos processos adequados para as integrações Monitoramento informático dos processos de transporte e manuseio de entradas e saídas materiais

Administração Geral Principais ciclos: Compras ao pagamento Pedido ao recebimento Produção à venda Recursos humanos

Fundamentos para implantação de uma Controladoria 1º) Diagnóstico sobre a empresa a) Estrutura organizacional b) Unidade de negócios / processos operacionais c) Produtos e Serviços; linhas de produtos d) Eventos econômicos e) Tecnologia e sistemas de informação

Fundamentos para implantação de uma Controladoria 2º) Áreas a serem Atendidas a) A empresa b) As divisões ou Unidades de negócios c) Os Departamentos d) Os produtos e serviços e) As Atividades f) As Transações

Fundamentos para implantação de uma Controladoria 3º) Estruturação do Sistema Contábil Tradicional a) Relatórios Básicos b) Plano de Contas fiscal e Gerencial c) Flexibilidade – flexível, íntegra e precisa. d) Análise e Orçamento – sempre integrados.

Fundamentos para implantação de uma Controladoria 4º) Estruturação do Sistema Contábil Gerencial a) Sistemas de Custo, Preços de venda. b) Contabilidade por Responsabilidade e Unidade do Negócio; c) Orçamentos e Projeções; d) Informações para a Estratégia; e) Gestão Tributária.

Pergunta: Dê alguns exemplos de como a Controladoria pode apoiar os gestores operacionais no processo de condução de suas atividades.